Conscientes da importância da EJA – Educação de Jovens e Adultos, e da necessidade crescente de aprimoramentos nessa modalidade de ensino, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina Alfabetização de Jovens e Adultos, presente no currículo do curso de Licenciatura em Matemática, UFPB, Campus-IV, tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre a prática docente na EJA. A pesquisa consistiu em observar a metodologia de um professor de Matemática desta modalidade de ensino, objetivando refletir sobre a sua prática docente, sobretudo a superação dos desafios encontrados nela. Foi realizada em uma turma da EJA, ciclo VII, de uma escola da rede estadual de Mamanguape – PB, Brasil, localizada na zona urbana. Para aquisição das informações necessárias à elaboração desta pesquisa, utilizamos dois momentos: o primeiro para observação da turma em questão; e o segundo para uma entrevista com o professor desta turma, na qual utilizamos um questionário formulado no âmbito da disciplina. Embora a evasão seja uma das características da turma em estudo, foi possível observar que os estudantes presentes são bastante comprometidos com seu aprendizado e fazem o possível para obter êxito na sua aprendizagem. Também notamos que tanto os professores como os alunos precisam superar, diariamente, dificuldades com relação a suportes para o ensino-aprendizagem, haja vista a falta de recursos materiais. Deste modo, procuramos compreender o que tem constituído tais percalços e como o professor em questão tem convivido com eles. Através dessa pesquisa, pudemos refletir sobre a superação de desafios encontrados na EJA, também pudemos compreender que é possível com profissionalismo, formação adequada, superar tais desafios, e auxiliar os estudantes a desenvolverem um aprendizado significativo.