A PRÁTICA DOCENTE EM UMA TURMA DA EJA: UM RELATO E REFLEXÃO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35542 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4819 "inscrito_id" => 554 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE EM UMA TURMA DA EJA: UM RELATO E REFLEXÃO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Conscientes da importância da EJA – Educação de Jovens e Adultos, e da necessidade crescente de aprimoramentos nessa modalidade de ensino, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina Alfabetização de Jovens e Adultos, presente no currículo do curso de Licenciatura em Matemática, UFPB, Campus-IV, tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre a prática docente na EJA. A pesquisa consistiu em observar a metodologia de um professor de Matemática desta modalidade de ensino, objetivando refletir sobre a sua prática docente, sobretudo a superação dos desafios encontrados nela. Foi realizada em uma turma da EJA, ciclo VII, de uma escola da rede estadual de Mamanguape – PB, Brasil, localizada na zona urbana. Para aquisição das informações necessárias à elaboração desta pesquisa, utilizamos dois momentos: o primeiro para observação da turma em questão; e o segundo para uma entrevista com o professor desta turma, na qual utilizamos um questionário formulado no âmbito da disciplina. Embora a evasão seja uma das características da turma em estudo, foi possível observar que os estudantes presentes são bastante comprometidos com seu aprendizado e fazem o possível para obter êxito na sua aprendizagem. Também notamos que tanto os professores como os alunos precisam superar, diariamente, dificuldades com relação a suportes para o ensino-aprendizagem, haja vista a falta de recursos materiais. Deste modo, procuramos compreender o que tem constituído tais percalços e como o professor em questão tem convivido com eles. Através dessa pesquisa, pudemos refletir sobre a superação de desafios encontrados na EJA, também pudemos compreender que é possível com profissionalismo, formação adequada, superar tais desafios, e auxiliar os estudantes a desenvolverem um aprendizado significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID554_17102017000934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEFF HERMINIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEFF HERMINIO " "autor_email" => "aleff_tj2011@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35542 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4819 "inscrito_id" => 554 "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE EM UMA TURMA DA EJA: UM RELATO E REFLEXÃO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Conscientes da importância da EJA – Educação de Jovens e Adultos, e da necessidade crescente de aprimoramentos nessa modalidade de ensino, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito da disciplina Alfabetização de Jovens e Adultos, presente no currículo do curso de Licenciatura em Matemática, UFPB, Campus-IV, tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre a prática docente na EJA. A pesquisa consistiu em observar a metodologia de um professor de Matemática desta modalidade de ensino, objetivando refletir sobre a sua prática docente, sobretudo a superação dos desafios encontrados nela. Foi realizada em uma turma da EJA, ciclo VII, de uma escola da rede estadual de Mamanguape – PB, Brasil, localizada na zona urbana. Para aquisição das informações necessárias à elaboração desta pesquisa, utilizamos dois momentos: o primeiro para observação da turma em questão; e o segundo para uma entrevista com o professor desta turma, na qual utilizamos um questionário formulado no âmbito da disciplina. Embora a evasão seja uma das características da turma em estudo, foi possível observar que os estudantes presentes são bastante comprometidos com seu aprendizado e fazem o possível para obter êxito na sua aprendizagem. Também notamos que tanto os professores como os alunos precisam superar, diariamente, dificuldades com relação a suportes para o ensino-aprendizagem, haja vista a falta de recursos materiais. Deste modo, procuramos compreender o que tem constituído tais percalços e como o professor em questão tem convivido com eles. Através dessa pesquisa, pudemos refletir sobre a superação de desafios encontrados na EJA, também pudemos compreender que é possível com profissionalismo, formação adequada, superar tais desafios, e auxiliar os estudantes a desenvolverem um aprendizado significativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID554_17102017000934.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEFF HERMINIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEFF HERMINIO " "autor_email" => "aleff_tj2011@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }