Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS IMPRESSÕES A RESPEITO DO PROGRAMA PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PIBID, EXPERIÊNCIAS, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38224
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3396
    "inscrito_id" => 670
    "titulo" => "PIBID: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS IMPRESSÕES A RESPEITO DO PROGRAMA PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PIBID como um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, se apresenta como mais uma ferramenta de auxílio para o trabalho docente e melhoria da educação nas escolas públicas. Este programa beneficia tanto o estudante bolsista que tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o contexto educacional e o trabalho realizado nas escolas públicas, adquirindo experiência juntamente com a escola e alunos, quanto a escola contemplada com o programa recebendo mais um suporte para o desenvolvimento das atividades educacionais da instituição e para os educandos que podem aprender de uma maneira diferenciada/lúdica e ainda ajudar aos graduandos bolsistas no descobrimento do ser professor. O aluno bolsista, a instituição escolar e a professora supervisora do programa, compreendem qual a importância do PIBID para suas vidas, mas não sabem como o aluno enxerga este programa, desta forma o presente artigo procura investigar qual efeito o mesmo possui na vida do educando. A instituição na qual atuamos, a Escola Municipal Rivanildo Sandro Arco Verde, encontra-se localiza na rua Senador João Cavalcante de Arruda s/nº no bairro do Presidente Médici, na cidade de Campina Grande –PB, e a turma contemplada para ser trabalhada é a do 5º ano, mas precisamos ter em vista que para quase 90% da turma, esse é o segundo ano em que são acompanhados pelo projeto desenvolvido pelo programa em questão, pois, no período em que cursavam o  3º ano do Ensino Fundamental, foi compatível com a instalação do PIBID na escola Rivanildo. Como na época a professora supervisora lecionava na turma em questão, a nova experiência com os mesmos alunos, já familiarizados com a dinâmica utilizada faz com que os discentes possam utilizar da experiência anterior e se expressar de forma firme, tendo convicção do que está sendo relatado em suas produções textuais, produção estas, estimuladas continuamente para que todos os alunos possam expressar de forma escrita todo o conhecimento adquirido em sala, inclusive os mais inibidos.Nosso objetivo é trabalhardesenvolver atividades para os alunos fugindo do tradicional, ou seja, utilizamos o lúdico para atingir nosso objetivo em sala e proporcionar aos alunos uma aprendizagem prazerosa e para que isso aconteça procuramos saber as opiniões dos alunos a respeito do que está sendo visto ou do que irá ser visto em sala, desta formas os próprios alunos constroem juntamente conosco o conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EXPERIÊNCIAS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID670_12102017121938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN OHANA SOUSA BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAREN BASTOS"
    "autor_email" => "karenbaastos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38224
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3396
    "inscrito_id" => 670
    "titulo" => "PIBID: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE AS IMPRESSÕES A RESPEITO DO PROGRAMA PARA ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PIBID como um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, se apresenta como mais uma ferramenta de auxílio para o trabalho docente e melhoria da educação nas escolas públicas. Este programa beneficia tanto o estudante bolsista que tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o contexto educacional e o trabalho realizado nas escolas públicas, adquirindo experiência juntamente com a escola e alunos, quanto a escola contemplada com o programa recebendo mais um suporte para o desenvolvimento das atividades educacionais da instituição e para os educandos que podem aprender de uma maneira diferenciada/lúdica e ainda ajudar aos graduandos bolsistas no descobrimento do ser professor. O aluno bolsista, a instituição escolar e a professora supervisora do programa, compreendem qual a importância do PIBID para suas vidas, mas não sabem como o aluno enxerga este programa, desta forma o presente artigo procura investigar qual efeito o mesmo possui na vida do educando. A instituição na qual atuamos, a Escola Municipal Rivanildo Sandro Arco Verde, encontra-se localiza na rua Senador João Cavalcante de Arruda s/nº no bairro do Presidente Médici, na cidade de Campina Grande –PB, e a turma contemplada para ser trabalhada é a do 5º ano, mas precisamos ter em vista que para quase 90% da turma, esse é o segundo ano em que são acompanhados pelo projeto desenvolvido pelo programa em questão, pois, no período em que cursavam o  3º ano do Ensino Fundamental, foi compatível com a instalação do PIBID na escola Rivanildo. Como na época a professora supervisora lecionava na turma em questão, a nova experiência com os mesmos alunos, já familiarizados com a dinâmica utilizada faz com que os discentes possam utilizar da experiência anterior e se expressar de forma firme, tendo convicção do que está sendo relatado em suas produções textuais, produção estas, estimuladas continuamente para que todos os alunos possam expressar de forma escrita todo o conhecimento adquirido em sala, inclusive os mais inibidos.Nosso objetivo é trabalhardesenvolver atividades para os alunos fugindo do tradicional, ou seja, utilizamos o lúdico para atingir nosso objetivo em sala e proporcionar aos alunos uma aprendizagem prazerosa e para que isso aconteça procuramos saber as opiniões dos alunos a respeito do que está sendo visto ou do que irá ser visto em sala, desta formas os próprios alunos constroem juntamente conosco o conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EXPERIÊNCIAS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID670_12102017121938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN OHANA SOUSA BASTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAREN BASTOS"
    "autor_email" => "karenbaastos@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O PIBID como um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, se apresenta como mais uma ferramenta de auxílio para o trabalho docente e melhoria da educação nas escolas públicas. Este programa beneficia tanto o estudante bolsista que tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o contexto educacional e o trabalho realizado nas escolas públicas, adquirindo experiência juntamente com a escola e alunos, quanto a escola contemplada com o programa recebendo mais um suporte para o desenvolvimento das atividades educacionais da instituição e para os educandos que podem aprender de uma maneira diferenciada/lúdica e ainda ajudar aos graduandos bolsistas no descobrimento do ser professor. O aluno bolsista, a instituição escolar e a professora supervisora do programa, compreendem qual a importância do PIBID para suas vidas, mas não sabem como o aluno enxerga este programa, desta forma o presente artigo procura investigar qual efeito o mesmo possui na vida do educando. A instituição na qual atuamos, a Escola Municipal Rivanildo Sandro Arco Verde, encontra-se localiza na rua Senador João Cavalcante de Arruda s/nº no bairro do Presidente Médici, na cidade de Campina Grande –PB, e a turma contemplada para ser trabalhada é a do 5º ano, mas precisamos ter em vista que para quase 90% da turma, esse é o segundo ano em que são acompanhados pelo projeto desenvolvido pelo programa em questão, pois, no período em que cursavam o 3º ano do Ensino Fundamental, foi compatível com a instalação do PIBID na escola Rivanildo. Como na época a professora supervisora lecionava na turma em questão, a nova experiência com os mesmos alunos, já familiarizados com a dinâmica utilizada faz com que os discentes possam utilizar da experiência anterior e se expressar de forma firme, tendo convicção do que está sendo relatado em suas produções textuais, produção estas, estimuladas continuamente para que todos os alunos possam expressar de forma escrita todo o conhecimento adquirido em sala, inclusive os mais inibidos.Nosso objetivo é trabalhardesenvolver atividades para os alunos fugindo do tradicional, ou seja, utilizamos o lúdico para atingir nosso objetivo em sala e proporcionar aos alunos uma aprendizagem prazerosa e para que isso aconteça procuramos saber as opiniões dos alunos a respeito do que está sendo visto ou do que irá ser visto em sala, desta formas os próprios alunos constroem juntamente conosco o conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.