Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEEX - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-EXTENSÃO: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: DIDÁTICA, EXTENSÃO, PEEX Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      consiste em uma ponte entre universidade junto à comunidade externa, disponibilizando,\r\n
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      pesquisa em seu âmbito interior. A extensão também pode ser entendida como um conjunto\r\n
      de práticas pedagógicas, políticas e sociais entre o saber científico e o saber popular. Na\r\n
      Universidade Federal do Cariri (UFCA), ela está embasada em cinco diretrizes conforme o\r\n
      Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas (FORPROEX): a) Interação Dialógica;\r\n
      b) Interdisciplinaridade e interprofissionalidade; c) Indissociabilidade Ensino-PesquisaExtensão; d) Impacto na Formação do Estudante; e) Impacto e Transformação Social.\r\n
      Visando o aprofundamento da extensão, além de diversificar a didática dos professores a\r\n
      PROEX - Pró-reitoria de Extensão – em parceria com a PROEN – Pró-reitoria de Ensino\r\n
      criou no ano de 2015 o PEEX- Programa de Integração Ensino-Extensão. Trata-se de um\r\n
      programa integrado de monitoria de extensão, em que professores propõem projetos\r\n
      vinculados às disciplinas, no qual deverão ser realizadas atividades práticas da(s)\r\n
      disciplina(s) junto ao projeto cadastrado. Os objetivos desse programa são: oferecer meios\r\n
      para o atendimento à exigência do PNE 2014/2024; propor meios para a efetivação do\r\n
      princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; contribuir\r\n
      para o processo de formação do estudante de graduação, por meio da participação em\r\n
      projetos/programas de extensão, facilitando a interação entre estudantes e professores –\r\n
      orientadores; buscar a integração de disciplinas junto às ações de extensão. Diante dessa\r\n
      realidade, propomo-nos a relatar a experiência do PEEX como estratégia didática para\r\n
      promover a integração da extensão ao currículo acadêmico. Nossos objetivos são: refletir\r\n
      sobre uma didática crítica no contexto do ensino superior, analisar as dimensões do ensinopesquisa-extensão e descrever a atuação do PEEX no contexto da UFCA. Nossa\r\n
      metodologia consiste em uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Em suma,\r\n
      a extensão universitária reafirma papel na transformação da realidade social
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Educação brasileira está embasada no tripé ensino, pesquisa e extensão. Essa última consiste em uma ponte entre universidade junto à comunidade externa, disponibilizando, suas atividades, cursos, eventos, projetos, programas adquiridos pelo ensino e pela pesquisa em seu âmbito interior. A extensão também pode ser entendida como um conjunto de práticas pedagógicas, políticas e sociais entre o saber científico e o saber popular. Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), ela está embasada em cinco diretrizes conforme o Fórum de Pró-reitores das Universidades Públicas (FORPROEX): a) Interação Dialógica; b) Interdisciplinaridade e interprofissionalidade; c) Indissociabilidade Ensino-PesquisaExtensão; d) Impacto na Formação do Estudante; e) Impacto e Transformação Social. Visando o aprofundamento da extensão, além de diversificar a didática dos professores a PROEX - Pró-reitoria de Extensão – em parceria com a PROEN – Pró-reitoria de Ensino criou no ano de 2015 o PEEX- Programa de Integração Ensino-Extensão. Trata-se de um programa integrado de monitoria de extensão, em que professores propõem projetos vinculados às disciplinas, no qual deverão ser realizadas atividades práticas da(s) disciplina(s) junto ao projeto cadastrado. Os objetivos desse programa são: oferecer meios para o atendimento à exigência do PNE 2014/2024; propor meios para a efetivação do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; contribuir para o processo de formação do estudante de graduação, por meio da participação em projetos/programas de extensão, facilitando a interação entre estudantes e professores – orientadores; buscar a integração de disciplinas junto às ações de extensão. Diante dessa realidade, propomo-nos a relatar a experiência do PEEX como estratégia didática para promover a integração da extensão ao currículo acadêmico. Nossos objetivos são: refletir sobre uma didática crítica no contexto do ensino superior, analisar as dimensões do ensinopesquisa-extensão e descrever a atuação do PEEX no contexto da UFCA. Nossa metodologia consiste em uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. Em suma, a extensão universitária reafirma papel na transformação da realidade social

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