Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTICULTURALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, CURRÍCULO, MULTICULTURAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37491
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 609
    "inscrito_id" => 5033
    "titulo" => "MULTICULTURALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O artigo problematiza o multiculturalismo e suas implicações no Ensino de Biologia. Traz-se a importância da escola elaborar currículos que faça esta ligação entre uma cultura e outra e deixe de lado a universalidade, pois a cada dia estão ocorrendo mudanças no universo escolar, mudanças estas que as práticas de ensino têm que conseguirem acompanharem. Valorizando a heterogeneidade existente, o ensino se tornará mais eficiente. Os conteúdos biológicos por se já trazem temas polêmicos, temas estes que os professores têm que estarem preparadas para as divergências existentes e apresentadas dentro de sala de aula. A partir dessa reflexão surgiu o objetivo de conhecer o multiculturalismo e suas implicações no ensino de Biologia existente na escola. Para isto se fez necessário uma pesquisa bibliográfica, usando como instrumentos, livros, revistas e periódicos, para aprimorar os conhecimentos empíricos. Com isso formar uma prática pedagógica que busque envolver todo este enlace multicultural é um desafio grande, deixar de lado o ensino tradicional e padrão por um com novas perceptivas e abordagens que vá envolver cada cultura existente. Todavia que a escola trabalha com multiculturalismo com base nas ações pedagógicas, terão mais eficiência no processo de ensino e aprendizagem, mas isto somente sairá da teoria, quando todos os profissionais da educação forem capacitados para a prática com base na diversidade existente em suas escolas e valoriza-la, como uma forma de riqueza de conhecimento. Portanto dentro do ensino de Biologia todos os docentes irão se depara com varias implicações, mas isto não pode transformar-se em uma barreira para não se trabalharem alguns conteúdos, em vista que cada um tem a sua importância para formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, CURRÍCULO, MULTICULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5033_29082017180619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SANTOS LANDIM SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTOS"
    "autor_email" => "danielalandim.bio@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO- FLATED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37491
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 609
    "inscrito_id" => 5033
    "titulo" => "MULTICULTURALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O artigo problematiza o multiculturalismo e suas implicações no Ensino de Biologia. Traz-se a importância da escola elaborar currículos que faça esta ligação entre uma cultura e outra e deixe de lado a universalidade, pois a cada dia estão ocorrendo mudanças no universo escolar, mudanças estas que as práticas de ensino têm que conseguirem acompanharem. Valorizando a heterogeneidade existente, o ensino se tornará mais eficiente. Os conteúdos biológicos por se já trazem temas polêmicos, temas estes que os professores têm que estarem preparadas para as divergências existentes e apresentadas dentro de sala de aula. A partir dessa reflexão surgiu o objetivo de conhecer o multiculturalismo e suas implicações no ensino de Biologia existente na escola. Para isto se fez necessário uma pesquisa bibliográfica, usando como instrumentos, livros, revistas e periódicos, para aprimorar os conhecimentos empíricos. Com isso formar uma prática pedagógica que busque envolver todo este enlace multicultural é um desafio grande, deixar de lado o ensino tradicional e padrão por um com novas perceptivas e abordagens que vá envolver cada cultura existente. Todavia que a escola trabalha com multiculturalismo com base nas ações pedagógicas, terão mais eficiência no processo de ensino e aprendizagem, mas isto somente sairá da teoria, quando todos os profissionais da educação forem capacitados para a prática com base na diversidade existente em suas escolas e valoriza-la, como uma forma de riqueza de conhecimento. Portanto dentro do ensino de Biologia todos os docentes irão se depara com varias implicações, mas isto não pode transformar-se em uma barreira para não se trabalharem alguns conteúdos, em vista que cada um tem a sua importância para formação cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, CURRÍCULO, MULTICULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5033_29082017180619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA SANTOS LANDIM SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTOS"
    "autor_email" => "danielalandim.bio@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO- FLATED"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo problematiza o multiculturalismo e suas implicações no Ensino de Biologia. Traz-se a importância da escola elaborar currículos que faça esta ligação entre uma cultura e outra e deixe de lado a universalidade, pois a cada dia estão ocorrendo mudanças no universo escolar, mudanças estas que as práticas de ensino têm que conseguirem acompanharem. Valorizando a heterogeneidade existente, o ensino se tornará mais eficiente. Os conteúdos biológicos por se já trazem temas polêmicos, temas estes que os professores têm que estarem preparadas para as divergências existentes e apresentadas dentro de sala de aula. A partir dessa reflexão surgiu o objetivo de conhecer o multiculturalismo e suas implicações no ensino de Biologia existente na escola. Para isto se fez necessário uma pesquisa bibliográfica, usando como instrumentos, livros, revistas e periódicos, para aprimorar os conhecimentos empíricos. Com isso formar uma prática pedagógica que busque envolver todo este enlace multicultural é um desafio grande, deixar de lado o ensino tradicional e padrão por um com novas perceptivas e abordagens que vá envolver cada cultura existente. Todavia que a escola trabalha com multiculturalismo com base nas ações pedagógicas, terão mais eficiência no processo de ensino e aprendizagem, mas isto somente sairá da teoria, quando todos os profissionais da educação forem capacitados para a prática com base na diversidade existente em suas escolas e valoriza-la, como uma forma de riqueza de conhecimento. Portanto dentro do ensino de Biologia todos os docentes irão se depara com varias implicações, mas isto não pode transformar-se em uma barreira para não se trabalharem alguns conteúdos, em vista que cada um tem a sua importância para formação cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.