MULTICULTURALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37491 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 609 "inscrito_id" => 5033 "titulo" => "MULTICULTURALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O artigo problematiza o multiculturalismo e suas implicações no Ensino de Biologia. Traz-se a importância da escola elaborar currículos que faça esta ligação entre uma cultura e outra e deixe de lado a universalidade, pois a cada dia estão ocorrendo mudanças no universo escolar, mudanças estas que as práticas de ensino têm que conseguirem acompanharem. Valorizando a heterogeneidade existente, o ensino se tornará mais eficiente. Os conteúdos biológicos por se já trazem temas polêmicos, temas estes que os professores têm que estarem preparadas para as divergências existentes e apresentadas dentro de sala de aula. A partir dessa reflexão surgiu o objetivo de conhecer o multiculturalismo e suas implicações no ensino de Biologia existente na escola. Para isto se fez necessário uma pesquisa bibliográfica, usando como instrumentos, livros, revistas e periódicos, para aprimorar os conhecimentos empíricos. Com isso formar uma prática pedagógica que busque envolver todo este enlace multicultural é um desafio grande, deixar de lado o ensino tradicional e padrão por um com novas perceptivas e abordagens que vá envolver cada cultura existente. Todavia que a escola trabalha com multiculturalismo com base nas ações pedagógicas, terão mais eficiência no processo de ensino e aprendizagem, mas isto somente sairá da teoria, quando todos os profissionais da educação forem capacitados para a prática com base na diversidade existente em suas escolas e valoriza-la, como uma forma de riqueza de conhecimento. Portanto dentro do ensino de Biologia todos os docentes irão se depara com varias implicações, mas isto não pode transformar-se em uma barreira para não se trabalharem alguns conteúdos, em vista que cada um tem a sua importância para formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, CURRÍCULO, MULTICULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5033_29082017180619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA SANTOS LANDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTOS" "autor_email" => "danielalandim.bio@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO- FLATED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37491 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 609 "inscrito_id" => 5033 "titulo" => "MULTICULTURALISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O artigo problematiza o multiculturalismo e suas implicações no Ensino de Biologia. Traz-se a importância da escola elaborar currículos que faça esta ligação entre uma cultura e outra e deixe de lado a universalidade, pois a cada dia estão ocorrendo mudanças no universo escolar, mudanças estas que as práticas de ensino têm que conseguirem acompanharem. Valorizando a heterogeneidade existente, o ensino se tornará mais eficiente. Os conteúdos biológicos por se já trazem temas polêmicos, temas estes que os professores têm que estarem preparadas para as divergências existentes e apresentadas dentro de sala de aula. A partir dessa reflexão surgiu o objetivo de conhecer o multiculturalismo e suas implicações no ensino de Biologia existente na escola. Para isto se fez necessário uma pesquisa bibliográfica, usando como instrumentos, livros, revistas e periódicos, para aprimorar os conhecimentos empíricos. Com isso formar uma prática pedagógica que busque envolver todo este enlace multicultural é um desafio grande, deixar de lado o ensino tradicional e padrão por um com novas perceptivas e abordagens que vá envolver cada cultura existente. Todavia que a escola trabalha com multiculturalismo com base nas ações pedagógicas, terão mais eficiência no processo de ensino e aprendizagem, mas isto somente sairá da teoria, quando todos os profissionais da educação forem capacitados para a prática com base na diversidade existente em suas escolas e valoriza-la, como uma forma de riqueza de conhecimento. Portanto dentro do ensino de Biologia todos os docentes irão se depara com varias implicações, mas isto não pode transformar-se em uma barreira para não se trabalharem alguns conteúdos, em vista que cada um tem a sua importância para formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, CURRÍCULO, MULTICULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5033_29082017180619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA SANTOS LANDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELA SANTOS" "autor_email" => "danielalandim.bio@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO- FLATED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }