Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DA LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS LITERÁRIOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO.., SEQUÊNCIA BÁSICA. Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35533
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2660
    "inscrito_id" => 7787
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS LITERÁRIOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "A presente pesquisa tematiza a prática da leitura de gêneros textuais literários no 7º Ano do Ensino Fundamental II. As definições de leitura serão baseadas na concepção de Lajolo (2004) e Solé (1998). Serão abordadas teorias no tocante à temática dos gêneros textuais literários como poesia na visão de Soares (1998), centradas na premissa da leitura literária como ação social. Cosson (2011) defende a leitura de gêneros textuais literários na perspectiva da sequência básica pela qual será analisada a prática de leitura para realização de propostas que desenvolvam simplesmente o prazer de ler. É relevante que se desenvolva a consciência de como os gêneros textuais literários se articulam em ação humana, daí a relevância dessa pesquisa, pois os educadores da Língua Portuguesa precisam conhecer com eficácia seus estudantes e suas possíveis dificuldades nesta compreensão para então assessorá-los qualitativamente em sua trajetória escolar, tornando-os leitores proficientes e, sobretudo críticos no tocante a leitura literária. Nosso corpus se constitui de dois poemas de Cecília Meireles: Autorretrato  e  Motivo os quais revelam a subjetividade de um eu poético que procura se autoentender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO.., SEQUÊNCIA BÁSICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7787_16092017120952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE PEDRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "rosilenepalmeiras@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35533
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2660
    "inscrito_id" => 7787
    "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS LITERÁRIOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "A presente pesquisa tematiza a prática da leitura de gêneros textuais literários no 7º Ano do Ensino Fundamental II. As definições de leitura serão baseadas na concepção de Lajolo (2004) e Solé (1998). Serão abordadas teorias no tocante à temática dos gêneros textuais literários como poesia na visão de Soares (1998), centradas na premissa da leitura literária como ação social. Cosson (2011) defende a leitura de gêneros textuais literários na perspectiva da sequência básica pela qual será analisada a prática de leitura para realização de propostas que desenvolvam simplesmente o prazer de ler. É relevante que se desenvolva a consciência de como os gêneros textuais literários se articulam em ação humana, daí a relevância dessa pesquisa, pois os educadores da Língua Portuguesa precisam conhecer com eficácia seus estudantes e suas possíveis dificuldades nesta compreensão para então assessorá-los qualitativamente em sua trajetória escolar, tornando-os leitores proficientes e, sobretudo críticos no tocante a leitura literária. Nosso corpus se constitui de dois poemas de Cecília Meireles: Autorretrato  e  Motivo os quais revelam a subjetividade de um eu poético que procura se autoentender."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA., LETRAMENTO LITERÁRIO.., SEQUÊNCIA BÁSICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7787_16092017120952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSILENE PEDRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSE"
    "autor_email" => "rosilenepalmeiras@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa tematiza a prática da leitura de gêneros textuais literários no 7º Ano do Ensino Fundamental II. As definições de leitura serão baseadas na concepção de Lajolo (2004) e Solé (1998). Serão abordadas teorias no tocante à temática dos gêneros textuais literários como poesia na visão de Soares (1998), centradas na premissa da leitura literária como ação social. Cosson (2011) defende a leitura de gêneros textuais literários na perspectiva da sequência básica pela qual será analisada a prática de leitura para realização de propostas que desenvolvam simplesmente o prazer de ler. É relevante que se desenvolva a consciência de como os gêneros textuais literários se articulam em ação humana, daí a relevância dessa pesquisa, pois os educadores da Língua Portuguesa precisam conhecer com eficácia seus estudantes e suas possíveis dificuldades nesta compreensão para então assessorá-los qualitativamente em sua trajetória escolar, tornando-os leitores proficientes e, sobretudo críticos no tocante a leitura literária. Nosso corpus se constitui de dois poemas de Cecília Meireles: Autorretrato e Motivo os quais revelam a subjetividade de um eu poético que procura se autoentender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.