: O presente trabalho teve como objetivo mostrar que a educação de Jovens e Adultos (EJA) é vista como direito, sendo esse subjetivo ou ainda a educação como direito inerente ao ser humano. No Brasil, o direito universal à educação tem sido uma conquista ao longo dos tempos pelos movimentos sociais, e principalmente ao ensino da EJA para garantir àqueles que não tiveram acesso à mesma na idade própria, porém a educação é direito social e não uma questão de mercado, pois ela não é uma mercadoria. No nosso país é necessário oferecer uma educação de qualidade para todos e todas, respeitando a cultura de todas as especificidades dos grupos sociais que se integram a educação. Somente através da conscientização política, da alfabetização e do letramento os nossos jovens e adultos do Brasil poderão ter os objetivos e sonhos realizados. Pois, a educação liberta os seres das algemas do medo e dá-lhes a condição de conhecer mais, aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos na escola e na vida. Se a escola conseguir fazer isso acontecer, estará cumprindo seu papel social. Os programas de Alfabetização e a modalidade de Educação de jovens e Adultos que é a continuidade do processo de escolarização desses estudantes tem sido uma luta permanente no Brasil, dos estados e municípios. A luta tem sido incansável, e com certeza o Brasil conseguirá no futuro que todos os jovens e adultos possam ler não apenas o mundo, mas também a palavra. Porque, sabe-se que quem tem o domínio da leitura e escrita terão mais chances de ter uma melhor qualidade de vida e poder para competir em igualdade de condições, sendo assim a educação deve trabalhar na perspectiva da consciência política e do letramento.