O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37853 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2547 "inscrito_id" => 1020 "titulo" => "O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS" "resumo" => "A pesquisa tem por objetivo descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, atualmente, e se configura em propor um currículo oficial, posteriormente, com propostas pedagógicas que envolva e inclua o sujeito substancialmente, bem como a proposição dos conteúdos, expectativas e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 da cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Nesse sentido, pensar na formulação de um perfil dos alunos requer também conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, seus desafios rotineiros, suas particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001), Lima (2016) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mundo do trabalho. As possibilidades de trabalho com a nova realidade EJA obtida, se enquadra numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em 6 escolas da cidade com essa modalidade de ensino. Nesta proposição estão envolvidos dados quali-quantitativos que evidenciam a faixa etária, o sexo, a cor ou raça/etnia, o estado civil, a naturalidade, as famílias dos alunos, a empregabilidade, a religião, os possíveis motivos da evasão na educação básica regular e as expectativas de estudos futuros a partir dessa realidade vivenciada em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "PERFIL, ALUNOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1020_12092017214705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL CORREIA LIMA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL LIMA" "autor_email" => "rafaclimarte@gmail.com" "autor_ies" => "IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37853 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2547 "inscrito_id" => 1020 "titulo" => "O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS" "resumo" => "A pesquisa tem por objetivo descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, atualmente, e se configura em propor um currículo oficial, posteriormente, com propostas pedagógicas que envolva e inclua o sujeito substancialmente, bem como a proposição dos conteúdos, expectativas e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 da cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Nesse sentido, pensar na formulação de um perfil dos alunos requer também conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, seus desafios rotineiros, suas particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001), Lima (2016) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mundo do trabalho. As possibilidades de trabalho com a nova realidade EJA obtida, se enquadra numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em 6 escolas da cidade com essa modalidade de ensino. Nesta proposição estão envolvidos dados quali-quantitativos que evidenciam a faixa etária, o sexo, a cor ou raça/etnia, o estado civil, a naturalidade, as famílias dos alunos, a empregabilidade, a religião, os possíveis motivos da evasão na educação básica regular e as expectativas de estudos futuros a partir dessa realidade vivenciada em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "PERFIL, ALUNOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1020_12092017214705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL CORREIA LIMA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL LIMA" "autor_email" => "rafaclimarte@gmail.com" "autor_ies" => "IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }