Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS

Palavra-chaves: PERFIL, ALUNOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37853
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2547
    "inscrito_id" => 1020
    "titulo" => "O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS"
    "resumo" => "A pesquisa tem por objetivo descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, atualmente, e se configura em propor um currículo oficial, posteriormente, com propostas pedagógicas que envolva e inclua o sujeito substancialmente, bem como a proposição dos conteúdos, expectativas e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 da cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Nesse sentido, pensar na formulação de um perfil dos alunos requer também conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, seus desafios rotineiros, suas particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001), Lima (2016) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mundo do trabalho. As possibilidades de trabalho com a nova realidade EJA obtida, se enquadra numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em 6 escolas da cidade com essa modalidade de ensino. Nesta proposição estão envolvidos dados quali-quantitativos que evidenciam a faixa etária, o sexo, a cor ou raça/etnia, o estado civil, a naturalidade, as famílias dos alunos, a empregabilidade, a religião, os possíveis motivos da evasão na educação básica regular e as expectativas de estudos futuros a partir dessa realidade vivenciada em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PERFIL, ALUNOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1020_12092017214705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL CORREIA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL LIMA"
    "autor_email" => "rafaclimarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37853
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2547
    "inscrito_id" => 1020
    "titulo" => "O PERFIL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CIDADE DE FERRAZ DE VASCONCELOS"
    "resumo" => "A pesquisa tem por objetivo descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, atualmente, e se configura em propor um currículo oficial, posteriormente, com propostas pedagógicas que envolva e inclua o sujeito substancialmente, bem como a proposição dos conteúdos, expectativas e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 da cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Nesse sentido, pensar na formulação de um perfil dos alunos requer também conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, seus desafios rotineiros, suas particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001), Lima (2016) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mundo do trabalho. As possibilidades de trabalho com a nova realidade EJA obtida, se enquadra numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em 6 escolas da cidade com essa modalidade de ensino. Nesta proposição estão envolvidos dados quali-quantitativos que evidenciam a faixa etária, o sexo, a cor ou raça/etnia, o estado civil, a naturalidade, as famílias dos alunos, a empregabilidade, a religião, os possíveis motivos da evasão na educação básica regular e as expectativas de estudos futuros a partir dessa realidade vivenciada em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "PERFIL, ALUNOS, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1020_12092017214705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL CORREIA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL LIMA"
    "autor_email" => "rafaclimarte@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A pesquisa tem por objetivo descobrir o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, atualmente, e se configura em propor um currículo oficial, posteriormente, com propostas pedagógicas que envolva e inclua o sujeito substancialmente, bem como a proposição dos conteúdos, expectativas e estratégias pedagógicas para o trabalho em sala de aula, visando a conjuntura dos discentes atendidos no 1º semestre de 2017 da cidade de Ferraz de Vasconcelos-SP. Nesse sentido, pensar na formulação de um perfil dos alunos requer também conhecer seus objetivos de vida, suas expectativas de estudos, seus desafios rotineiros, suas particularidades e principalmente a empregabilidade. Este estudo está pautado nas obras de Brasil (2000), Freire (1985, 2017), Gadotti e Romão (2007), Kuenzer (2001), Lima (2016) e Oliveira (1999), que conversam com a EJA e a situação do aluno adulto frente ao mundo do trabalho. As possibilidades de trabalho com a nova realidade EJA obtida, se enquadra numa ressignificação do processo de ensino-aprendizagem a partir de uma aprendizagem significativa, pois quando conhecemos o público atendido é possível repensar os conteúdos e as propostas de trabalho em sala de aula. Sendo assim, nos baseamos em configurar o novo perfil dos alunos, pautado em dados coletados em 6 escolas da cidade com essa modalidade de ensino. Nesta proposição estão envolvidos dados quali-quantitativos que evidenciam a faixa etária, o sexo, a cor ou raça/etnia, o estado civil, a naturalidade, as famílias dos alunos, a empregabilidade, a religião, os possíveis motivos da evasão na educação básica regular e as expectativas de estudos futuros a partir dessa realidade vivenciada em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.