Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIO #SUPERCONECTADO: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA EM UMA DISCIPLINA ON-LINE

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, GAMES, INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36388
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 7513
    "titulo" => "DESAFIO #SUPERCONECTADO: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA EM UMA DISCIPLINA ON-LINE"
    "resumo" => "A incorporação das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem tem se constituído como uma prática recorrente no ensino a distância, uma vez que é preciso criar estratégias que contribuam para a apreensão dos saberes, mas também para que seja possível aproximar os estudantes da sala de aula virtual. E, a criação destas estratégias tem se constituído em metodologias recorrentes entre os tutores de cursos na modalidade a distância de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Natal/RN. Por isso, o uso de metodologias ativas tem sido uma maneira de promover o ensino e envolver o estudante de forma ativa na construção de seu conhecimento e na relação entre teoria e prática. Assim, destaca-se o jogo como uma das aplicações destas metodologias ativas. Questiona-se então: como se dá a participação dos estudantes do primeiro semestre letivo de uma disciplina durante a aplicação de um game? O objetivo desse artigo, então, é descrever a aplicação de uma metodologia ativa chamada desafio #superconectado, desenvolvida em uma disciplina on-line de uma instituição de ensino superior cuja finalidade foi incrementar a participação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter descritivo. Teoricamente, baseia-se nos estudos acerca de metodologias ativas com foco em games. Dessa forma, concluiu-se que o uso de metodologias ativas, neste caso, o game desafio #superconectado, criado pelas tutoras da disciplina, constitui-se como auxiliar do processo de ensino e aprendizagem, além de conferir maior dinamicidade e interatividade entre os envolvidos na educação a distância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, GAMES, INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7513_11092017134154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA JULIANA DA SILVA ASSUNÇÃO PANTOJA"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA "
    "autor_email" => "fjs.assuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36388
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1851
    "inscrito_id" => 7513
    "titulo" => "DESAFIO #SUPERCONECTADO: APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA EM UMA DISCIPLINA ON-LINE"
    "resumo" => "A incorporação das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem tem se constituído como uma prática recorrente no ensino a distância, uma vez que é preciso criar estratégias que contribuam para a apreensão dos saberes, mas também para que seja possível aproximar os estudantes da sala de aula virtual. E, a criação destas estratégias tem se constituído em metodologias recorrentes entre os tutores de cursos na modalidade a distância de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Natal/RN. Por isso, o uso de metodologias ativas tem sido uma maneira de promover o ensino e envolver o estudante de forma ativa na construção de seu conhecimento e na relação entre teoria e prática. Assim, destaca-se o jogo como uma das aplicações destas metodologias ativas. Questiona-se então: como se dá a participação dos estudantes do primeiro semestre letivo de uma disciplina durante a aplicação de um game? O objetivo desse artigo, então, é descrever a aplicação de uma metodologia ativa chamada desafio #superconectado, desenvolvida em uma disciplina on-line de uma instituição de ensino superior cuja finalidade foi incrementar a participação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter descritivo. Teoricamente, baseia-se nos estudos acerca de metodologias ativas com foco em games. Dessa forma, concluiu-se que o uso de metodologias ativas, neste caso, o game desafio #superconectado, criado pelas tutoras da disciplina, constitui-se como auxiliar do processo de ensino e aprendizagem, além de conferir maior dinamicidade e interatividade entre os envolvidos na educação a distância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, GAMES, INTERAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7513_11092017134154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIA JULIANA DA SILVA ASSUNÇÃO PANTOJA"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA "
    "autor_email" => "fjs.assuncao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A incorporação das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem tem se constituído como uma prática recorrente no ensino a distância, uma vez que é preciso criar estratégias que contribuam para a apreensão dos saberes, mas também para que seja possível aproximar os estudantes da sala de aula virtual. E, a criação destas estratégias tem se constituído em metodologias recorrentes entre os tutores de cursos na modalidade a distância de uma instituição de ensino superior particular da cidade de Natal/RN. Por isso, o uso de metodologias ativas tem sido uma maneira de promover o ensino e envolver o estudante de forma ativa na construção de seu conhecimento e na relação entre teoria e prática. Assim, destaca-se o jogo como uma das aplicações destas metodologias ativas. Questiona-se então: como se dá a participação dos estudantes do primeiro semestre letivo de uma disciplina durante a aplicação de um game? O objetivo desse artigo, então, é descrever a aplicação de uma metodologia ativa chamada desafio #superconectado, desenvolvida em uma disciplina on-line de uma instituição de ensino superior cuja finalidade foi incrementar a participação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de caráter descritivo. Teoricamente, baseia-se nos estudos acerca de metodologias ativas com foco em games. Dessa forma, concluiu-se que o uso de metodologias ativas, neste caso, o game desafio #superconectado, criado pelas tutoras da disciplina, constitui-se como auxiliar do processo de ensino e aprendizagem, além de conferir maior dinamicidade e interatividade entre os envolvidos na educação a distância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.