Tomamos como objeto de análise dessa pesquisa a participação dos atores da escola nos mecanismos gestão democrática em uma escola pública do semiárido norteriograndense. Para efeitos de estudo consideramos a compreensão concernente à democratização da escola pública brasileira, desencadeada após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), Lei nº 9394/96, que estabeleceu em um dos seus artigos a gestão democrática nas escolas públicas. Por esse motivo, pelo que determina a legislação vigente e pelas exigências no cenário educacional brasileiro, novos paradigmas surgem à função do Estado e, consequentemente no papel da educação e da escola. Assim, analisamos a participação da comunidade escolar nos mecanismos que sustentam a gestão democrática no âmbito escolar uma escola publica, os quais são: projeto político-pedagógico, conselho escolar, caixa escolar e eleições de diretores .Acerca desses mecanismos definimos nossas categorias de análises, fundamentados nos referenciais teórico-metodológico dos estudiosos da área entre eles; Gonh ( 2003); Lück (2000);); Cabral Neto & Almeida (2000); Veiga (2002); Paro (2003); Freire( 1996; 1997). Para o procedimento da coleta dados utilizamos de uma entrevista com questões semidiretivas. Os resultados da pesquisa apontaram angústias e limitações da maioria dos sujeitos investigados, acerca da participação da comunidade escolar nos mecanismos de sustentação da gestão democrática. Nesse sentido, para alcançar os objetivos, é necessário que toda comunidade escolar e sociedade civil se envolvam e que as políticas públicas ampliem a consciência dos usuários da escola sobre as práticas de gestão administrativas e pedagógicas, consubstanciadas de expectativas sociais contemporâneas, direcionadas para o interesse dos seus alunos, numa perspectiva de mudança. Pois é a escola onde se encontra o grandioso desafio para a efetivação dessas práticas.