FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA OFICINA DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA (TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO) BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37047 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1074 "inscrito_id" => 5604 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA OFICINA DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA (TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO) BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI" "resumo" => "A universidade é uma instituição formadora que tem como papel fundamental ampliar a construção do conhecimento da sociedade humana, fazendo com que docentes sejam o elemento transformador e intelectual dos processos formativos e educativos e discentes sejam a parte principal em ampliar seus saberes, capacidades e habilidades na sua respectiva área de educação. Nesse contexto, o artigo trata de um relato de experiência utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi vivenciada numa oficina de educação estatística (tratamento da informação), por meio de um curso de extensão chamado de formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental organizado pelos professores Dra. Maria José Costa dos Santos, Dr. Gilmar Alves e Dr. Hermínio Borges Neto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC) no mês de outubro de 2016. Entre os autores que nortearam o artigo foram Novaes e Coutinho (2009), Saviani (2009), Santos (2015), Borges Neto e Sousa (2013) e Barguil (2012 e 2013). Tendo como metodologia da pesquisa qualitativa, descritivo, explicativa, aplicada e bibliográfica. Com a aplicação da metodologia de ensino no curso de formação inicial e continuada, os resultados mostraram favoráveis a compreensão do conteúdo tratamento da informação na elaboração de tabela e gráfico, favorecendo a construção do conhecimento estatístico por parte dos participantes. Além disso, a oficina possibilitou esclarecer alguns pontos de dificuldades perante ensino e aprendizagem em sala de aula nas séries iniciais. Por fim, pode-se considerar que o curso de formação com aplicação da Sequência Fedathi favoreceu a uma prática construtiva de como tentar minimizar as lacunas em sala de aula, de modo que haja um ensino que propicie o raciocínio e troca de experiências na construção do conhecimento matemático e estatístico no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, ENSINO DE ESTATÍSTICA, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, SEQUÊNCIA FEDATHI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5604_08092017191626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL ANGELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelconta2005@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37047 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1074 "inscrito_id" => 5604 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: A EXPERIÊNCIA DA OFICINA DE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA (TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO) BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI" "resumo" => "A universidade é uma instituição formadora que tem como papel fundamental ampliar a construção do conhecimento da sociedade humana, fazendo com que docentes sejam o elemento transformador e intelectual dos processos formativos e educativos e discentes sejam a parte principal em ampliar seus saberes, capacidades e habilidades na sua respectiva área de educação. Nesse contexto, o artigo trata de um relato de experiência utilizando a metodologia de ensino Sequência Fedathi vivenciada numa oficina de educação estatística (tratamento da informação), por meio de um curso de extensão chamado de formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental organizado pelos professores Dra. Maria José Costa dos Santos, Dr. Gilmar Alves e Dr. Hermínio Borges Neto, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced/UFC) no mês de outubro de 2016. Entre os autores que nortearam o artigo foram Novaes e Coutinho (2009), Saviani (2009), Santos (2015), Borges Neto e Sousa (2013) e Barguil (2012 e 2013). Tendo como metodologia da pesquisa qualitativa, descritivo, explicativa, aplicada e bibliográfica. Com a aplicação da metodologia de ensino no curso de formação inicial e continuada, os resultados mostraram favoráveis a compreensão do conteúdo tratamento da informação na elaboração de tabela e gráfico, favorecendo a construção do conhecimento estatístico por parte dos participantes. Além disso, a oficina possibilitou esclarecer alguns pontos de dificuldades perante ensino e aprendizagem em sala de aula nas séries iniciais. Por fim, pode-se considerar que o curso de formação com aplicação da Sequência Fedathi favoreceu a uma prática construtiva de como tentar minimizar as lacunas em sala de aula, de modo que haja um ensino que propicie o raciocínio e troca de experiências na construção do conhecimento matemático e estatístico no ensino fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, ENSINO DE ESTATÍSTICA, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, SEQUÊNCIA FEDATHI" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5604_08092017191626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIGUEL ANGELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIGUEL" "autor_email" => "miguelconta2005@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }