Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO INTERDISCIPLINAR: VIAJANDO PELA REALIDADE REGIONAL ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO

Palavra-chaves: PROJETO ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE, , JOSÉ LINS DO REGO. Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38389
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3490
    "inscrito_id" => 7397
    "titulo" => "PROJETO INTERDISCIPLINAR: VIAJANDO PELA REALIDADE REGIONAL ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO"
    "resumo" => "Neste artigo, será discutida a construção de um projeto interdisciplinar aplicado em uma escola municipal de ensino fundamental de João Pessoa, objetivamos estimular os professores da escola a desenvolverem atividades interdisciplinares com seus alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando conhecimento da cultura local a partir do estudo de vida e obra de José Lins do Rego. A pesquisa visa proporcionar meios de reflexão sobre a formação continuada, bem como promover uma contribuição aos professores e formadores participantes. O projeto interdisciplinar conseguiu alcançar os objetivos propostos como promover uma relação de aprendizagem colaborativa, o estímulo dos alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos construídos em sua comunidade escolar, e o conhecimento da vida e obra do autor. Consideramos de inexprimível importância o trabalho interdisciplinar em vista a proporcionar o conhecimento ao aluno de forma integral, de tal forma como ele encontrará em suas práticas discursivas na sociedade, indissociável. Também podemos mencionar na grande colaboração para formação docente na sua prática educativa a ressignificação dos conteúdos de modo a abranger outras disciplinas e a pensar em coletivo de trabalho como ferramenta para a aprendizagem colaborativa. Parte-se do pressuposto que uma ação desta natureza não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e pais de alunos), objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule o conhecimento pela cultura literária local. O projeto tem como objetivo estimular os professores da escola a desenvolverem atividades interdisciplinares com seus alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando conhecimento da cultura local. O projeto proporciona aos envolvidos a oportunidade de experimentarem novas possibilidades ao desenvolverem um currículo alternativo e transdisciplinar, proporcionando conhecimento de extrema relevância social"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROJETO ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE,, JOSÉ LINS DO REGO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7397_13102017180425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DIOGENNES TAVARES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DIOGENNES"
    "autor_email" => "diogenny@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38389
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3490
    "inscrito_id" => 7397
    "titulo" => "PROJETO INTERDISCIPLINAR: VIAJANDO PELA REALIDADE REGIONAL ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO"
    "resumo" => "Neste artigo, será discutida a construção de um projeto interdisciplinar aplicado em uma escola municipal de ensino fundamental de João Pessoa, objetivamos estimular os professores da escola a desenvolverem atividades interdisciplinares com seus alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando conhecimento da cultura local a partir do estudo de vida e obra de José Lins do Rego. A pesquisa visa proporcionar meios de reflexão sobre a formação continuada, bem como promover uma contribuição aos professores e formadores participantes. O projeto interdisciplinar conseguiu alcançar os objetivos propostos como promover uma relação de aprendizagem colaborativa, o estímulo dos alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos construídos em sua comunidade escolar, e o conhecimento da vida e obra do autor. Consideramos de inexprimível importância o trabalho interdisciplinar em vista a proporcionar o conhecimento ao aluno de forma integral, de tal forma como ele encontrará em suas práticas discursivas na sociedade, indissociável. Também podemos mencionar na grande colaboração para formação docente na sua prática educativa a ressignificação dos conteúdos de modo a abranger outras disciplinas e a pensar em coletivo de trabalho como ferramenta para a aprendizagem colaborativa. Parte-se do pressuposto que uma ação desta natureza não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e pais de alunos), objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule o conhecimento pela cultura literária local. O projeto tem como objetivo estimular os professores da escola a desenvolverem atividades interdisciplinares com seus alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando conhecimento da cultura local. O projeto proporciona aos envolvidos a oportunidade de experimentarem novas possibilidades ao desenvolverem um currículo alternativo e transdisciplinar, proporcionando conhecimento de extrema relevância social"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROJETO ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE,, JOSÉ LINS DO REGO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7397_13102017180425.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DIOGENNES TAVARES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DIOGENNES"
    "autor_email" => "diogenny@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo, será discutida a construção de um projeto interdisciplinar aplicado em uma escola municipal de ensino fundamental de João Pessoa, objetivamos estimular os professores da escola a desenvolverem atividades interdisciplinares com seus alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando conhecimento da cultura local a partir do estudo de vida e obra de José Lins do Rego. A pesquisa visa proporcionar meios de reflexão sobre a formação continuada, bem como promover uma contribuição aos professores e formadores participantes. O projeto interdisciplinar conseguiu alcançar os objetivos propostos como promover uma relação de aprendizagem colaborativa, o estímulo dos alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos construídos em sua comunidade escolar, e o conhecimento da vida e obra do autor. Consideramos de inexprimível importância o trabalho interdisciplinar em vista a proporcionar o conhecimento ao aluno de forma integral, de tal forma como ele encontrará em suas práticas discursivas na sociedade, indissociável. Também podemos mencionar na grande colaboração para formação docente na sua prática educativa a ressignificação dos conteúdos de modo a abranger outras disciplinas e a pensar em coletivo de trabalho como ferramenta para a aprendizagem colaborativa. Parte-se do pressuposto que uma ação desta natureza não se desenvolve plenamente tendo como alvo somente os alunos, porém deve envolver toda a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários e pais de alunos), objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule o conhecimento pela cultura literária local. O projeto tem como objetivo estimular os professores da escola a desenvolverem atividades interdisciplinares com seus alunos, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando conhecimento da cultura local. O projeto proporciona aos envolvidos a oportunidade de experimentarem novas possibilidades ao desenvolverem um currículo alternativo e transdisciplinar, proporcionando conhecimento de extrema relevância social

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.