A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35486 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1525 "inscrito_id" => 7434 "titulo" => "A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir o trabalho com a música nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, bem como a importância desta linguagem para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças, desde mais tenra idade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, motivado pela atuação docente de coautoras deste artigo, neste nível de educação, junto a crianças da pré-escola, em instituição da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande- PB, bem como por nossa experiência acadêmica no curso de Pedagogia da UEPB, em estudos sobre o trabalho com a música para crianças na realidade escolar. Através desta experiência docente, caracterizada pela exploração, escuta e identificação de diferentes tipos de sons, bem como pela exploração do cancioneiro popular, através das cantigas de roda, pudemos observar, dentre outros, que o envolvimento das crianças com as práticas de musicalização, puderam contribuir para: o aguçamento da escuta e percepção de diferentes sons; a concentração e a criatividade na produção de sons em diferentes materiais. Nesta experiência, destacamos o trabalho de exploração dos sons que o próprio corpo pode produzir, pois quando pensamos em música logo nos remetemos a algum instrumento e por vezes esquecemos que o nosso corpo produz sonsmúsica. A música pode ser considerada uma ferramenta pedagógica que auxilia no desenvolvimento expressivo das crianças, assim como no desenvolvimento cognitivo e afetivo, despertando a criatividade e auxiliando na memorização, pelo fato de promover interação entre as crianças e situações lúdicas, que acabam por favorecer aprendizagens significativas e a estimulação do interesse das mesmas. Os profissionais da Educação Infantil precisam ter em mente que para se trabalhar a música na sua sala não se faz necessário o uso de recursos, por vezes considerados inalcançáveis (vários instrumentos, por exemplo). A reciclagem de alguns materiais pode ser uma significativa forma de se trabalhar com a música, pois instrumentos podem ser produzidos a partir dos materiais que muitas vezes são jogados no lixo. Concluímos que a música deve ser parte integrante das práticas pedagógicas para crianças pequenas, e considerada uma linguagem que favorece o desenvolvimento de capacidades cognitivas e expressivas. Neste artigo, procuraremos alimentar o desejo e a vontade de vivenciar experiências inovadoras com a música, em práticas pedagógicas da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRáTICA PEDAGÓGICA, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7434_10092017214112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RENALLY BRAGA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA RENALLY" "autor_email" => "mariarenally1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35486 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1525 "inscrito_id" => 7434 "titulo" => "A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir o trabalho com a música nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, bem como a importância desta linguagem para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças, desde mais tenra idade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico, motivado pela atuação docente de coautoras deste artigo, neste nível de educação, junto a crianças da pré-escola, em instituição da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande- PB, bem como por nossa experiência acadêmica no curso de Pedagogia da UEPB, em estudos sobre o trabalho com a música para crianças na realidade escolar. Através desta experiência docente, caracterizada pela exploração, escuta e identificação de diferentes tipos de sons, bem como pela exploração do cancioneiro popular, através das cantigas de roda, pudemos observar, dentre outros, que o envolvimento das crianças com as práticas de musicalização, puderam contribuir para: o aguçamento da escuta e percepção de diferentes sons; a concentração e a criatividade na produção de sons em diferentes materiais. Nesta experiência, destacamos o trabalho de exploração dos sons que o próprio corpo pode produzir, pois quando pensamos em música logo nos remetemos a algum instrumento e por vezes esquecemos que o nosso corpo produz sonsmúsica. A música pode ser considerada uma ferramenta pedagógica que auxilia no desenvolvimento expressivo das crianças, assim como no desenvolvimento cognitivo e afetivo, despertando a criatividade e auxiliando na memorização, pelo fato de promover interação entre as crianças e situações lúdicas, que acabam por favorecer aprendizagens significativas e a estimulação do interesse das mesmas. Os profissionais da Educação Infantil precisam ter em mente que para se trabalhar a música na sua sala não se faz necessário o uso de recursos, por vezes considerados inalcançáveis (vários instrumentos, por exemplo). A reciclagem de alguns materiais pode ser uma significativa forma de se trabalhar com a música, pois instrumentos podem ser produzidos a partir dos materiais que muitas vezes são jogados no lixo. Concluímos que a música deve ser parte integrante das práticas pedagógicas para crianças pequenas, e considerada uma linguagem que favorece o desenvolvimento de capacidades cognitivas e expressivas. Neste artigo, procuraremos alimentar o desejo e a vontade de vivenciar experiências inovadoras com a música, em práticas pedagógicas da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, PRáTICA PEDAGÓGICA, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID7434_10092017214112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RENALLY BRAGA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA RENALLY" "autor_email" => "mariarenally1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }