INVERSÃO DE VALORES: O SER PROFESSOR E A ATUAL CRISE DE IDENTIDADE DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37251 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 923 "inscrito_id" => 6886 "titulo" => "INVERSÃO DE VALORES: O SER PROFESSOR E A ATUAL CRISE DE IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "A presente pesquisa, fruto de discussões da disciplina de Estágio I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tem como objetivo central questionar de que forma o estágio supervisionado, como componente curricular pode contribuir para a formação do ser professor inicialmente, e de que forma os professores constroem sua prática e sua identidade como sujeitos detentores do conhecimento. Através da fala dos profissionais do campo disciplinar de Ciências elencar quais são as principais dificuldades que estes encontram, e o que é necessário para ensinar. Além disso, defendemos a ideia do Estágio Supervisionado como área de conhecimento, de investigação e pesquisa que contribui ativamente para a construção do humano como profissional docente, por ser capaz de através do contato com diferentes saberes na escola, construir pontes entre a mesma e a experiência acadêmica, possibilitando um maior diálogo entre os saberes da experiência e da docência, tornando-se assim, um auxiliador também na formação da identidade docente no caráter individual e coletivo, simultaneamente. Através do presente estudo quisemos demonstrar a importância do Estágio Supervisionado como uma ferramenta capaz de desenvolver nos alunos da graduação uma atitude investigativa, fazendo-os penetrar no seio de um laboratório vivo – a escola, e se sentirem capazes de antes de serem um profissionais propriamente ditos, terem a oportunidade de enfrentar a realidade de nossas escolas, e saírem delas com uma visão mais arraigada do que um professor do nosso século precisa para lidar da melhor forma com a profissão, além de despertar neles questionamentos referentes a prática docente, e respostas de como enfrentar a realidade que enxergam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO I, FORMAÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6886_07092017152638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JONAS RODRIGUES" "autor_email" => "joninhas.bio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37251 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 923 "inscrito_id" => 6886 "titulo" => "INVERSÃO DE VALORES: O SER PROFESSOR E A ATUAL CRISE DE IDENTIDADE DOCENTE" "resumo" => "A presente pesquisa, fruto de discussões da disciplina de Estágio I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tem como objetivo central questionar de que forma o estágio supervisionado, como componente curricular pode contribuir para a formação do ser professor inicialmente, e de que forma os professores constroem sua prática e sua identidade como sujeitos detentores do conhecimento. Através da fala dos profissionais do campo disciplinar de Ciências elencar quais são as principais dificuldades que estes encontram, e o que é necessário para ensinar. Além disso, defendemos a ideia do Estágio Supervisionado como área de conhecimento, de investigação e pesquisa que contribui ativamente para a construção do humano como profissional docente, por ser capaz de através do contato com diferentes saberes na escola, construir pontes entre a mesma e a experiência acadêmica, possibilitando um maior diálogo entre os saberes da experiência e da docência, tornando-se assim, um auxiliador também na formação da identidade docente no caráter individual e coletivo, simultaneamente. Através do presente estudo quisemos demonstrar a importância do Estágio Supervisionado como uma ferramenta capaz de desenvolver nos alunos da graduação uma atitude investigativa, fazendo-os penetrar no seio de um laboratório vivo – a escola, e se sentirem capazes de antes de serem um profissionais propriamente ditos, terem a oportunidade de enfrentar a realidade de nossas escolas, e saírem delas com uma visão mais arraigada do que um professor do nosso século precisa para lidar da melhor forma com a profissão, além de despertar neles questionamentos referentes a prática docente, e respostas de como enfrentar a realidade que enxergam." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO I, FORMAÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6886_07092017152638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONAS DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JONAS RODRIGUES" "autor_email" => "joninhas.bio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }