Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVERSÃO DE VALORES: O SER PROFESSOR E A ATUAL CRISE DE IDENTIDADE DOCENTE

Palavra-chaves: ESTÁGIO I, FORMAÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37251
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 923
    "inscrito_id" => 6886
    "titulo" => "INVERSÃO DE VALORES: O SER PROFESSOR E A ATUAL CRISE DE IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "A presente pesquisa, fruto de discussões da disciplina de Estágio I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tem como objetivo central questionar de que forma o estágio supervisionado, como componente curricular pode contribuir para a formação do ser professor inicialmente, e de que forma os professores constroem sua prática e sua identidade como sujeitos detentores do conhecimento. Através da fala dos profissionais do campo disciplinar de Ciências elencar quais são as principais dificuldades que estes encontram, e o que é necessário para ensinar. Além disso, defendemos a ideia do Estágio Supervisionado como área de conhecimento, de investigação e pesquisa que contribui ativamente para a construção do humano como profissional docente, por ser capaz de através do contato com diferentes saberes na escola,  construir pontes entre a mesma e a experiência acadêmica, possibilitando um maior diálogo entre os saberes da experiência e da docência, tornando-se assim, um auxiliador também na formação da identidade docente no caráter individual e coletivo, simultaneamente. Através do presente estudo quisemos demonstrar a importância do Estágio Supervisionado como uma ferramenta capaz de desenvolver nos alunos da graduação uma atitude investigativa, fazendo-os penetrar no seio de um laboratório vivo – a escola, e se sentirem capazes de antes de serem um profissionais propriamente ditos, terem a oportunidade de enfrentar a realidade de nossas escolas, e saírem delas com uma visão mais arraigada do que um professor do nosso século precisa para lidar da melhor forma com a profissão, além de despertar neles questionamentos referentes a prática docente, e respostas de como enfrentar a realidade que enxergam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO I, FORMAÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6886_07092017152638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JONAS RODRIGUES"
    "autor_email" => "joninhas.bio@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37251
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 923
    "inscrito_id" => 6886
    "titulo" => "INVERSÃO DE VALORES: O SER PROFESSOR E A ATUAL CRISE DE IDENTIDADE DOCENTE"
    "resumo" => "A presente pesquisa, fruto de discussões da disciplina de Estágio I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tem como objetivo central questionar de que forma o estágio supervisionado, como componente curricular pode contribuir para a formação do ser professor inicialmente, e de que forma os professores constroem sua prática e sua identidade como sujeitos detentores do conhecimento. Através da fala dos profissionais do campo disciplinar de Ciências elencar quais são as principais dificuldades que estes encontram, e o que é necessário para ensinar. Além disso, defendemos a ideia do Estágio Supervisionado como área de conhecimento, de investigação e pesquisa que contribui ativamente para a construção do humano como profissional docente, por ser capaz de através do contato com diferentes saberes na escola,  construir pontes entre a mesma e a experiência acadêmica, possibilitando um maior diálogo entre os saberes da experiência e da docência, tornando-se assim, um auxiliador também na formação da identidade docente no caráter individual e coletivo, simultaneamente. Através do presente estudo quisemos demonstrar a importância do Estágio Supervisionado como uma ferramenta capaz de desenvolver nos alunos da graduação uma atitude investigativa, fazendo-os penetrar no seio de um laboratório vivo – a escola, e se sentirem capazes de antes de serem um profissionais propriamente ditos, terem a oportunidade de enfrentar a realidade de nossas escolas, e saírem delas com uma visão mais arraigada do que um professor do nosso século precisa para lidar da melhor forma com a profissão, além de despertar neles questionamentos referentes a prática docente, e respostas de como enfrentar a realidade que enxergam."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO I, FORMAÇÃO, IDENTIDADE DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6886_07092017152638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JONAS RODRIGUES"
    "autor_email" => "joninhas.bio@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa, fruto de discussões da disciplina de Estágio I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tem como objetivo central questionar de que forma o estágio supervisionado, como componente curricular pode contribuir para a formação do ser professor inicialmente, e de que forma os professores constroem sua prática e sua identidade como sujeitos detentores do conhecimento. Através da fala dos profissionais do campo disciplinar de Ciências elencar quais são as principais dificuldades que estes encontram, e o que é necessário para ensinar. Além disso, defendemos a ideia do Estágio Supervisionado como área de conhecimento, de investigação e pesquisa que contribui ativamente para a construção do humano como profissional docente, por ser capaz de através do contato com diferentes saberes na escola, construir pontes entre a mesma e a experiência acadêmica, possibilitando um maior diálogo entre os saberes da experiência e da docência, tornando-se assim, um auxiliador também na formação da identidade docente no caráter individual e coletivo, simultaneamente. Através do presente estudo quisemos demonstrar a importância do Estágio Supervisionado como uma ferramenta capaz de desenvolver nos alunos da graduação uma atitude investigativa, fazendo-os penetrar no seio de um laboratório vivo – a escola, e se sentirem capazes de antes de serem um profissionais propriamente ditos, terem a oportunidade de enfrentar a realidade de nossas escolas, e saírem delas com uma visão mais arraigada do que um professor do nosso século precisa para lidar da melhor forma com a profissão, além de despertar neles questionamentos referentes a prática docente, e respostas de como enfrentar a realidade que enxergam.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.