JUNIOR, Isac Carvalho et al.. O custo da cesta básica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37604>. Acesso em: 22/12/2024 15:26
O projeto visa calcular o custo da cesta básica mensal utilizando a metodologia do DIEESE que acompanha a evolução dos preços de treze produtos de alimentação juntamente com a pesquisa dos trinta itens mais consumidos nos supermercados das cidades de Campanha e Cambuquira Por meio dessa coleta é possível conhecer o impacto sobre a renda do trabalhador assalariado e quantas horas de serviço são necessárias para adquirir os produtos da cesta. O levantamento é feito por meio da coleta dos preços diretamente nas gôndolas dos supermercados e os resultados são levados ao conhecimento da população através de boletins mensais, divulgação no site do projeto: https://projetocestabasica.wixsite.com/uemgcampanha, na página do facebook: https://www.facebook.com/CestabasicaUEMG/ e eventualmente publicação em jornal local. Segundo Costa et al (2013) quando há isenção de alíquota os preços tendem a cair, em contrapartida a carga tributária exerce grande influência no valor da cesta básica. Em quatro meses de projeto foi possível acompanhar a evolução do custo da cesta básica nos municípios estudados e compará-los com a inflação no mesmo período. Em Campanha o custo da cesta aumentou em 6,32% e em Cambuquira em 3,40%. Já na cidade de São Gonçalo o custo da cesta caiu em 8,32% e em São Bento Abade a variação foi de 1,69% negativo. É evidente a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa uma vez que a pesquisa é realizada fora do ambiente acadêmico onde o pesquisador aplica e pratica os conhecimentos adquiridos em sala de aula, consolidando-os. A pesquisa auxilia também na formação do estudante que se desenvolve pessoal e profissionalmente. A partir dos resultados apresentados a população poderá tomar a melhor decisão quanto ao gasto familiar na compra de produtos alimentícios. Essa informação é importante, pois possibilita ao consumidor optar por bens substitutos entendendo as razões das variações nos preços.