Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLIPE MUSICAL, MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E TDIC NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS, TDIC, CLIPE MUSICAL, MULTIMODALIDADE, MULTIMODALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36159
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4123
    "inscrito_id" => 9131
    "titulo" => "CLIPE MUSICAL, MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E TDIC NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS"
    "resumo" => "Já há algum tempo, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo da linguística aplicada. Tais investigações apontam para necessidades comuns, mas também pontuais nos mais diferentes espaços do globo. Todavia, ao passo que perguntas vão sendo respondidas, outras indagações vão sendo suscitadas no campo do ensino e aprendizagem de línguas.  Mais especificamente, no que diz respeito ao ensino de línguas adicionais, é preciso repensar propostas que saiam do campo da superficialidade e permitam um aprofundamento dos níveis de aprendizagem e possam gerar maior desenvolvimento de competências comunicativas. Nesse sentido, as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm se tornado um fator elementar, que aliado à pratica mediadora, pode ser um instrumento significante no processo educacional. “A era digital exige também da escola uma postura inovadora frente à necessidade de criação de estratégias de ensino e aprendizagem a partir do uso dos recursos tecnológicos” (GABRIEL, 2014, p. 21).  Dentro desse viés, levantamos apontamentos teóricos com o objetivo de fomentarmos a discussão sobre essa temática. Dentre os vários meios alternativos dentro desse contexto multimidiático, visionamos o clipe musical. Compreendemos que tal recurso está também inserido dentro do contexto multimodal e das práticas dos multiletramentos. Acreditamos ainda que um bom planejamento, aliado à estratégia e dinamicidade podem propiciar uma boa aula, e acima tudo um excelente ambiente de aprendizagem.  Não podemos ficar inertes e fazermos de conta que não estamos vendo a evolução do mundo, também dentro das nossas escolas. Cabe-nos, então, vestirmo-nos da busca, da pesquisa, da inovação, da criatividade e da intrepidez para oferecermos aos nossos alunos aquilo que temos de melhor: o conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS, TDIC, CLIPE MUSICAL, MULTIMODALIDADE, MULTIMODALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9131_16102017175606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL"
    "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN"
    "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36159
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4123
    "inscrito_id" => 9131
    "titulo" => "CLIPE MUSICAL, MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E TDIC NO CONTEXTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS"
    "resumo" => "Já há algum tempo, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo da linguística aplicada. Tais investigações apontam para necessidades comuns, mas também pontuais nos mais diferentes espaços do globo. Todavia, ao passo que perguntas vão sendo respondidas, outras indagações vão sendo suscitadas no campo do ensino e aprendizagem de línguas.  Mais especificamente, no que diz respeito ao ensino de línguas adicionais, é preciso repensar propostas que saiam do campo da superficialidade e permitam um aprofundamento dos níveis de aprendizagem e possam gerar maior desenvolvimento de competências comunicativas. Nesse sentido, as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm se tornado um fator elementar, que aliado à pratica mediadora, pode ser um instrumento significante no processo educacional. “A era digital exige também da escola uma postura inovadora frente à necessidade de criação de estratégias de ensino e aprendizagem a partir do uso dos recursos tecnológicos” (GABRIEL, 2014, p. 21).  Dentro desse viés, levantamos apontamentos teóricos com o objetivo de fomentarmos a discussão sobre essa temática. Dentre os vários meios alternativos dentro desse contexto multimidiático, visionamos o clipe musical. Compreendemos que tal recurso está também inserido dentro do contexto multimodal e das práticas dos multiletramentos. Acreditamos ainda que um bom planejamento, aliado à estratégia e dinamicidade podem propiciar uma boa aula, e acima tudo um excelente ambiente de aprendizagem.  Não podemos ficar inertes e fazermos de conta que não estamos vendo a evolução do mundo, também dentro das nossas escolas. Cabe-nos, então, vestirmo-nos da busca, da pesquisa, da inovação, da criatividade e da intrepidez para oferecermos aos nossos alunos aquilo que temos de melhor: o conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS, TDIC, CLIPE MUSICAL, MULTIMODALIDADE, MULTIMODALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9131_16102017175606.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL"
    "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN"
    "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Já há algum tempo, diversas pesquisas têm sido realizadas no campo da linguística aplicada. Tais investigações apontam para necessidades comuns, mas também pontuais nos mais diferentes espaços do globo. Todavia, ao passo que perguntas vão sendo respondidas, outras indagações vão sendo suscitadas no campo do ensino e aprendizagem de línguas. Mais especificamente, no que diz respeito ao ensino de línguas adicionais, é preciso repensar propostas que saiam do campo da superficialidade e permitam um aprofundamento dos níveis de aprendizagem e possam gerar maior desenvolvimento de competências comunicativas. Nesse sentido, as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) têm se tornado um fator elementar, que aliado à pratica mediadora, pode ser um instrumento significante no processo educacional. “A era digital exige também da escola uma postura inovadora frente à necessidade de criação de estratégias de ensino e aprendizagem a partir do uso dos recursos tecnológicos” (GABRIEL, 2014, p. 21). Dentro desse viés, levantamos apontamentos teóricos com o objetivo de fomentarmos a discussão sobre essa temática. Dentre os vários meios alternativos dentro desse contexto multimidiático, visionamos o clipe musical. Compreendemos que tal recurso está também inserido dentro do contexto multimodal e das práticas dos multiletramentos. Acreditamos ainda que um bom planejamento, aliado à estratégia e dinamicidade podem propiciar uma boa aula, e acima tudo um excelente ambiente de aprendizagem. Não podemos ficar inertes e fazermos de conta que não estamos vendo a evolução do mundo, também dentro das nossas escolas. Cabe-nos, então, vestirmo-nos da busca, da pesquisa, da inovação, da criatividade e da intrepidez para oferecermos aos nossos alunos aquilo que temos de melhor: o conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.