UM PANORAMA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS CONGRESSOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO (CONEDU) SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
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A proposta em questão baseou-se na análise da quantidade de publicações, tipologia de pesquisa, níveis de escolaridade, assim como, a expressividade por áreas disciplinares das ciências naturais (Biologia, Física e Química). A investigação surgiu partindo do pressuposto que a Biologia, e principalmente, a Física e Química apresentam um grande potencial de abstração mental para a compreensão dos conteúdos e, que a experimentação atrelada à teoria pode ser uma estratégia metodológica eficiente para proporcionar uma aprendizagem colaborativa e com significados. De modo geral, os trabalhos encontrados nos anais dos CONEDU’S evidenciam que o uso da Experimentação no Ensino de Ciências tem sido utilizado de forma expressiva pelos docentes dentro de processos educativos. No entanto, apresentam uma divisão desigual por áreas disciplinares, visto que à maioria dos trabalhos estão voltados ao Ensino de Química na Educação Básica e, publicados no evento com um caráter de relato de experiência. 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