A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO IFPE/RECIFE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35279 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1590 "inscrito_id" => 4506 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO IFPE/RECIFE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo propõe analisar através das ações do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) a contribuição da aula de campo na formação do futuro professor no curso de Licenciatura em Geografia no IFPE / Campus Recife. Neste sentido analisar-se-á se o estudante em formação pretende fazer uso dessa metodologia no exercício da profissão na educação básica. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar os objetivos delineados na pesquisa foram: 1. Revisão da literatura e a explicação dos conceitos estruturantes realizados no laboratório de ensino e na aula de campo, aos estudantes do PIBID/Recife, planejamento, observação sistemática das reflexões. 2. No segundo momento ocorreu a troca de saberes referentes aos conhecimentos específicos sobre aula de campo e o estudo do meio, sobretudo, nos seus objetivos com base nas autoras (BRAGA, 2016, CAVALCANTI, 2011, VIADANA, 2011, PONTUSCHKA, 2009) 3. No terceiro momento, os estudantes pibidianos elaboraram a entrevista semiestruturada e aplicaram com os estudantes do 2º, 4º e 6º período da Licenciatura. A inserção do método colaborativo, a reflexão organizada na e sobre a prática do profissional de ensino o professor, assumem papel relevante, todavia este processo reflexivo não é percebido apenas de modo individual. Os futuros professores e professores formadores inseridos no universo de pesquisadores-colaboradores em espaços organizados e planejados em ambiente escolar e em atividade pedagógica em campo são incentivados através do diálogo com outros pares a pronunciarem suas práticas e saberes, realizando sobre eles, interpretação, análise e reconstrução que os levam a perceberem-se como gestores de suas atitudes profissionais. Torna-se essencial cada vez mais um entendimento na relação ensino; metodologia e pesquisa na busca de vencer um ensino pautado na passividade e dualismos que durante séculos fomos ensinados e que nutrimos até hoje. Os resultados preliminares da pesquisa mostraram que os estudantes em seus discursos destacaram a relação entre teoria e prática como elementos integradores, e quando formados professores da educação básica possam mediar os conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e os conteúdos atitudinais a serem ministrados com maior capacidade de leitura de mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, AULA DE CAMPO, FORMAÇÃO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4506_10092017232918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCELO BARBOSA GUERRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaomarceb.guerra@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35279 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1590 "inscrito_id" => 4506 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO IFPE/RECIFE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo propõe analisar através das ações do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) a contribuição da aula de campo na formação do futuro professor no curso de Licenciatura em Geografia no IFPE / Campus Recife. Neste sentido analisar-se-á se o estudante em formação pretende fazer uso dessa metodologia no exercício da profissão na educação básica. Os procedimentos metodológicos adotados para alcançar os objetivos delineados na pesquisa foram: 1. Revisão da literatura e a explicação dos conceitos estruturantes realizados no laboratório de ensino e na aula de campo, aos estudantes do PIBID/Recife, planejamento, observação sistemática das reflexões. 2. No segundo momento ocorreu a troca de saberes referentes aos conhecimentos específicos sobre aula de campo e o estudo do meio, sobretudo, nos seus objetivos com base nas autoras (BRAGA, 2016, CAVALCANTI, 2011, VIADANA, 2011, PONTUSCHKA, 2009) 3. No terceiro momento, os estudantes pibidianos elaboraram a entrevista semiestruturada e aplicaram com os estudantes do 2º, 4º e 6º período da Licenciatura. A inserção do método colaborativo, a reflexão organizada na e sobre a prática do profissional de ensino o professor, assumem papel relevante, todavia este processo reflexivo não é percebido apenas de modo individual. Os futuros professores e professores formadores inseridos no universo de pesquisadores-colaboradores em espaços organizados e planejados em ambiente escolar e em atividade pedagógica em campo são incentivados através do diálogo com outros pares a pronunciarem suas práticas e saberes, realizando sobre eles, interpretação, análise e reconstrução que os levam a perceberem-se como gestores de suas atitudes profissionais. Torna-se essencial cada vez mais um entendimento na relação ensino; metodologia e pesquisa na busca de vencer um ensino pautado na passividade e dualismos que durante séculos fomos ensinados e que nutrimos até hoje. Os resultados preliminares da pesquisa mostraram que os estudantes em seus discursos destacaram a relação entre teoria e prática como elementos integradores, e quando formados professores da educação básica possam mediar os conteúdos conceituais, conteúdos procedimentais e os conteúdos atitudinais a serem ministrados com maior capacidade de leitura de mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, AULA DE CAMPO, FORMAÇÃO, ENSINO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4506_10092017232918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCELO BARBOSA GUERRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaomarceb.guerra@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }