EXPLORANDO OS POLIEDROS COM O APLICATIVO POLY
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36948 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3416 "inscrito_id" => 3581 "titulo" => "EXPLORANDO OS POLIEDROS COM O APLICATIVO POLY" "resumo" => """ Este artigo relata nossa experiência em sala de aula com uma turma de 25 alunos do 7º ano do Ensino\r\n Fundamental, na cidade de Juarez Távora, Estado da Paraíba, na qual utilizamos o aplicativo Poly para\r\n o ensino da Geometria. Elaboramos uma proposta de aula de quatro questões e após a realização da\r\n mesma pelos alunos aplicamos um questionário de onze questões. Nossa proposta de aula e\r\n questionário são frutos do trabalho que desenvolvemos durante a disciplina de Recursos Tecnológicos\r\n para o Ensino da Matemática de nosso Curso de Licenciatura na Universidade Estadual da Paraíba. No\r\n universo dos alunos, 12% eram menores de 12 anos, 84% de 12 a 15 anos e 4% de 16 a 18 anos, sendo\r\n 11 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Todos afirmaram gostar de estudar Matemática,\r\n considerando-a importante para o dia a dia. Apesar de alguns dos alunos terem enfrentado dificuldades\r\n na utilização do aplicativo e em responder algumas das questões, concluímos ser de grande\r\n importância o uso do aplicativo Poly na facilidade de compreensão do conteúdo abordado, pois todos\r\n os alunos demonstraram motivação, em especial por ter sido uma aula diferenciada, na qual puderam\r\n manusear o referido aplicativo. Acreditamos que se o professor de Matemática utilizar recurso\r\n tecnológico, como, por exemplo, o aplicativo Poly, no ensino de poliedros, como conceitos de face,\r\n aresta e vértice, facilitará a aprendizagem do conteúdo pelos alunos, pois o aplicativo proporciona,\r\n como constatado em nossa experiência, uma maior visualização, movimentação e planificação dos\r\n elementos de poliedros, tornando assim a Geometria mais compreensível. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA, GEOMETRIA ESPACIAL, POLY, POLY" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3581_12102017171830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MUNIQUE DOS SANTOS NASCIMENTO ALVES" "autor_nome_curto" => "MUNIQUE ALVES" "autor_email" => "muniquea57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36948 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3416 "inscrito_id" => 3581 "titulo" => "EXPLORANDO OS POLIEDROS COM O APLICATIVO POLY" "resumo" => """ Este artigo relata nossa experiência em sala de aula com uma turma de 25 alunos do 7º ano do Ensino\r\n Fundamental, na cidade de Juarez Távora, Estado da Paraíba, na qual utilizamos o aplicativo Poly para\r\n o ensino da Geometria. Elaboramos uma proposta de aula de quatro questões e após a realização da\r\n mesma pelos alunos aplicamos um questionário de onze questões. Nossa proposta de aula e\r\n questionário são frutos do trabalho que desenvolvemos durante a disciplina de Recursos Tecnológicos\r\n para o Ensino da Matemática de nosso Curso de Licenciatura na Universidade Estadual da Paraíba. No\r\n universo dos alunos, 12% eram menores de 12 anos, 84% de 12 a 15 anos e 4% de 16 a 18 anos, sendo\r\n 11 do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Todos afirmaram gostar de estudar Matemática,\r\n considerando-a importante para o dia a dia. Apesar de alguns dos alunos terem enfrentado dificuldades\r\n na utilização do aplicativo e em responder algumas das questões, concluímos ser de grande\r\n importância o uso do aplicativo Poly na facilidade de compreensão do conteúdo abordado, pois todos\r\n os alunos demonstraram motivação, em especial por ter sido uma aula diferenciada, na qual puderam\r\n manusear o referido aplicativo. Acreditamos que se o professor de Matemática utilizar recurso\r\n tecnológico, como, por exemplo, o aplicativo Poly, no ensino de poliedros, como conceitos de face,\r\n aresta e vértice, facilitará a aprendizagem do conteúdo pelos alunos, pois o aplicativo proporciona,\r\n como constatado em nossa experiência, uma maior visualização, movimentação e planificação dos\r\n elementos de poliedros, tornando assim a Geometria mais compreensível. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA, GEOMETRIA ESPACIAL, POLY, POLY" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3581_12102017171830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MUNIQUE DOS SANTOS NASCIMENTO ALVES" "autor_nome_curto" => "MUNIQUE ALVES" "autor_email" => "muniquea57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }