Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA INFORMAÇÃO AO SURGIMENTO DOS BLOGS COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: BLOGS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35969
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 7618
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA INFORMAÇÃO AO SURGIMENTO DOS BLOGS COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "As tecnologias da informação são um dos debates da educação em todas as esferas governamentais e não governamentais, sobre tal perspectiva, a educação formal e homogeneizada perdeu espaço no que diz respeito ao acesso a informação e ensino para as crianças de um modo geral. O objetivo deste estudo foi identificar como está a inclusão digital e das tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Os objetivos específicos para o artigo são: Analisar as principais contribuições das atividades pedagógicas no uso dos blogs no ensino fundamental. Exemplificar a importância do uso das tecnologias para o desenvolvimento das potencialidades educacionais dos alunos nas escolas. O presente estudo abordou o contexto histórico da origens do conceito de informação, comunicação e a origens do blog na internet e a sua aplicabilidade no contexto escolar e as legislações que legitimam inciativas dos governos na perspectiva da inclusão digital. Contribuindo nesse estudo a importância do professor está instigado a aprender e reaprender, ser um professor blogueiro e construir um conhecimento genuinamente verdadeiro e de qualidade. Muito comum hoje nos deparamos com uma criança nas escolas de ensino fundamental segurando um celular com acesso à internet e as redes sociais dentro do espaço escolar (e na sala de aula), assim surge nossa indagação neste trabalho, como o pedagogo irá inserir as tecnologias da informação no processo de ensino aprendizagem?. Quais metodologias deve ser usadas com as tecnologias de informação?. O objetivo central deste trabalho foi debater sobre as indagações e principalmente mostrar o uso do blog (internet) no desenvolvimento pedagógico no ensino infantil. Consideramos que a utilização dos blogs permitiu o desenvolvimento da comunicação mas é a chave para o nova práxis educativa aos educandos e educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "BLOGS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7618_11092017123853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIANE DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "NAIANE MACHADO"
    "autor_email" => "nanaysmufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35969
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 7618
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA INFORMAÇÃO AO SURGIMENTO DOS BLOGS COMO ELEMENTO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "As tecnologias da informação são um dos debates da educação em todas as esferas governamentais e não governamentais, sobre tal perspectiva, a educação formal e homogeneizada perdeu espaço no que diz respeito ao acesso a informação e ensino para as crianças de um modo geral. O objetivo deste estudo foi identificar como está a inclusão digital e das tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Os objetivos específicos para o artigo são: Analisar as principais contribuições das atividades pedagógicas no uso dos blogs no ensino fundamental. Exemplificar a importância do uso das tecnologias para o desenvolvimento das potencialidades educacionais dos alunos nas escolas. O presente estudo abordou o contexto histórico da origens do conceito de informação, comunicação e a origens do blog na internet e a sua aplicabilidade no contexto escolar e as legislações que legitimam inciativas dos governos na perspectiva da inclusão digital. Contribuindo nesse estudo a importância do professor está instigado a aprender e reaprender, ser um professor blogueiro e construir um conhecimento genuinamente verdadeiro e de qualidade. Muito comum hoje nos deparamos com uma criança nas escolas de ensino fundamental segurando um celular com acesso à internet e as redes sociais dentro do espaço escolar (e na sala de aula), assim surge nossa indagação neste trabalho, como o pedagogo irá inserir as tecnologias da informação no processo de ensino aprendizagem?. Quais metodologias deve ser usadas com as tecnologias de informação?. O objetivo central deste trabalho foi debater sobre as indagações e principalmente mostrar o uso do blog (internet) no desenvolvimento pedagógico no ensino infantil. Consideramos que a utilização dos blogs permitiu o desenvolvimento da comunicação mas é a chave para o nova práxis educativa aos educandos e educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "BLOGS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7618_11092017123853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIANE DA SILVA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "NAIANE MACHADO"
    "autor_email" => "nanaysmufpa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As tecnologias da informação são um dos debates da educação em todas as esferas governamentais e não governamentais, sobre tal perspectiva, a educação formal e homogeneizada perdeu espaço no que diz respeito ao acesso a informação e ensino para as crianças de um modo geral. O objetivo deste estudo foi identificar como está a inclusão digital e das tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Os objetivos específicos para o artigo são: Analisar as principais contribuições das atividades pedagógicas no uso dos blogs no ensino fundamental. Exemplificar a importância do uso das tecnologias para o desenvolvimento das potencialidades educacionais dos alunos nas escolas. O presente estudo abordou o contexto histórico da origens do conceito de informação, comunicação e a origens do blog na internet e a sua aplicabilidade no contexto escolar e as legislações que legitimam inciativas dos governos na perspectiva da inclusão digital. Contribuindo nesse estudo a importância do professor está instigado a aprender e reaprender, ser um professor blogueiro e construir um conhecimento genuinamente verdadeiro e de qualidade. Muito comum hoje nos deparamos com uma criança nas escolas de ensino fundamental segurando um celular com acesso à internet e as redes sociais dentro do espaço escolar (e na sala de aula), assim surge nossa indagação neste trabalho, como o pedagogo irá inserir as tecnologias da informação no processo de ensino aprendizagem?. Quais metodologias deve ser usadas com as tecnologias de informação?. O objetivo central deste trabalho foi debater sobre as indagações e principalmente mostrar o uso do blog (internet) no desenvolvimento pedagógico no ensino infantil. Consideramos que a utilização dos blogs permitiu o desenvolvimento da comunicação mas é a chave para o nova práxis educativa aos educandos e educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.