PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38429 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3502 "inscrito_id" => 253 "titulo" => "PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender a importância da mediação do professor na construção do conhecimento da criança, utilizando como aporte central o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Esta pesquisa é de cunho qualitativo, participaram duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental de educação e os instrumentos utilizados foram entrevistas semi-estruturadas sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras. A base teórica foi à teoria Histórico-Cultural da aprendizagem Vigotskiana a qual não determina uma prática metodológica pronta para a aplicação em sala de aula, mas oferece a compreensão de como se dá à relação entre ensino-aprendizagem e esclarece qual a função e objetivo do professor como mediador do conhecimento para com o aluno. Foi de extrema importância analisar e perceber o tamanho da responsabilidade que o professor tem no processo de ensino-aprendizagem de uma criança.Percebeu-se que as docentes tinham um conhecimento parcial sobre o papel do professor como mediador, porém, na prática essa noção não foi evidenciada. As reflexões conduziram-nos para a compreensão da importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem e quão significativo é a prática do professor, visto que se sua atividade pedagógica for incoerente prejudicará o desenvolvimento cognitivo de seu aprendiz. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade do processo de articulação da Psicologia Histórico-cultural com a formação docente. Tal desafio está, não apenas em contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos que essa área disponibiliza, mas, em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da história social humana e da dinâmica do processo da atividade objetivadora dos seres humanos. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social a partir da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, MEDIAÇÃO;, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID253_13102017214302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA VITÓRIA GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA GOMES " "autor_email" => "mvitoriagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38429 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3502 "inscrito_id" => 253 "titulo" => "PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender a importância da mediação do professor na construção do conhecimento da criança, utilizando como aporte central o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Esta pesquisa é de cunho qualitativo, participaram duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental de educação e os instrumentos utilizados foram entrevistas semi-estruturadas sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras. A base teórica foi à teoria Histórico-Cultural da aprendizagem Vigotskiana a qual não determina uma prática metodológica pronta para a aplicação em sala de aula, mas oferece a compreensão de como se dá à relação entre ensino-aprendizagem e esclarece qual a função e objetivo do professor como mediador do conhecimento para com o aluno. Foi de extrema importância analisar e perceber o tamanho da responsabilidade que o professor tem no processo de ensino-aprendizagem de uma criança.Percebeu-se que as docentes tinham um conhecimento parcial sobre o papel do professor como mediador, porém, na prática essa noção não foi evidenciada. As reflexões conduziram-nos para a compreensão da importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem e quão significativo é a prática do professor, visto que se sua atividade pedagógica for incoerente prejudicará o desenvolvimento cognitivo de seu aprendiz. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade do processo de articulação da Psicologia Histórico-cultural com a formação docente. Tal desafio está, não apenas em contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos que essa área disponibiliza, mas, em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da história social humana e da dinâmica do processo da atividade objetivadora dos seres humanos. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social a partir da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, MEDIAÇÃO;, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID253_13102017214302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA VITÓRIA GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA GOMES " "autor_email" => "mvitoriagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }