A importância do audiovisual paraibano nas instituições públicas de ensino trata-se de um projeto de pesquisa, voltado aos fatores de crescimento da prática de produção audiovisual que a Paraíba vem conquistando, crescimento esse, que vem gerando um espaço de reconhecimento e prestígio em outros Estados brasileiros, além da recognação internacional. Assim como as produções cinematográficas estaduais, as didáticas utilizadas nas escolas públicas da Paraíba por meio de videoaulas educativas também possuem um espaço crescente, porém as produções paraibanas de filmes, curtas metragens, longas metragens e documentários, ainda não estão seguramente agrupadas na grade educacional, causando um desconhecimento entre essas duas vertentes, tanto dentro do planejamento do educador, quanto na divulgação dos direitos de espaço que a produção estadual possui dentro das instituições de ensino. Esse artigo trará um conteúdo de pesquisas com bases nos relatos de algumas edições da revista da academia paraibana de cinema CINENORDESTE, trechos de entrevistas com profissionais que trabalham com o audiovisual, com foco na proposta inclusiva da prática. Também foi realizada uma entrevista direta com o estudante da rede pública, Bruno Soares, que iniciou carreira na produção cinematográfica por meio do projeto JABRE (laboratório para jovens roteiristas), além de argumentos em defesa dessa inclusão no setor educacional e leis que favorecem a proposta, tomando como base os fatores de incentivo aos alunos que desejam participar e produzir suas ideias. Através de pesquisas midiáticas sobre os resultados benéficos de projetos de incentivo a produções estaduais, é dissertado como essa perspectiva pode gerar grandes profissionais e produções marcantes no cenário da sétima arte através da educação, colaborando também nas discussões sociais, culturais e formação de senso crítico do público estudantil.