A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35418 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2085 "inscrito_id" => 1921 "titulo" => "A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB." "resumo" => """ RESUMO\r\n A literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura popular do Nordeste, com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos, despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. Sabe-se que a História é vista como mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino médio. Dessa forma, é com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de experiência com a turma do 2° ano D, na escola atuante Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi a apresentação de um exemplo de cordel pronto e uma folha distribuída aos alunos, ensinando-os como produzir seus próprios cordéis, isso para auxiliar na compreensão. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na História pode contribuir na dinâmica do aprendizado, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa prática, pelo simples fato de que o professor, muitas vezes, ignora práticas pedagógicas novas, fazendo seu aluno perder o interesse e achar a aula de história desinteressante. No entanto, para mudar essa visão é necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando novos recursos. De forma a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte e cultura podem ser um suporte para disciplinas como a História. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID1921_11092017171159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DOS SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SANTOS" "autor_email" => "beatrizbatistas2@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35418 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2085 "inscrito_id" => 1921 "titulo" => "A INSERÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL EM AULAS DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID/ UEPB." "resumo" => """ RESUMO\r\n A literatura de cordel apresenta-se como uma das mais ricas manifestações da cultura popular do Nordeste, com capacidade de ser contextualizada e reproduzida no ambiente escolar; com uma linguagem interessante e como uma importante ferramenta pedagógica capaz de promover questionamentos, despertar o imaginário e a reflexão, assim como incitar a capacidade cognitiva. Sabe-se que a História é vista como mais uma disciplina exaustiva, difícil e abstrata, segundo a opinião da maioria dos alunos do ensino médio. Dessa forma, é com base nessa proposta de inovação que a equipe do PIBID realizou um relato de experiência com a turma do 2° ano D, na escola atuante Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, utilizando-se da literatura de cordel. A proposta inicial foi a apresentação de um exemplo de cordel pronto e uma folha distribuída aos alunos, ensinando-os como produzir seus próprios cordéis, isso para auxiliar na compreensão. Será abordado no decorrer do artigo como o uso da literatura cordel na História pode contribuir na dinâmica do aprendizado, pontuando também as problemáticas envolvidas nessa prática, pelo simples fato de que o professor, muitas vezes, ignora práticas pedagógicas novas, fazendo seu aluno perder o interesse e achar a aula de história desinteressante. No entanto, para mudar essa visão é necessário que o docente mude sua postura e acompanhe as mudanças na sua forma de ensino, buscando novos recursos. De forma a criar um elo entre o ensino e a modalidade didática proposta, mostrando que arte e cultura podem ser um suporte para disciplinas como a História. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, ENSINO DE HISTÓRIA, RECURSOS DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID1921_11092017171159.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DOS SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SANTOS" "autor_email" => "beatrizbatistas2@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }