Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGANDO COM A QUÍMICA – TRABALHANDO A TABELA PERIÓDICA A PARTIR DO JOGO DAS CARTAS

Palavra-chaves: JOGOS, TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37267
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3941
    "inscrito_id" => 5841
    "titulo" => """
      JOGANDO COM A QUÍMICA – TRABALHANDO A TABELA PERIÓDICA\r\n
      A PARTIR DO JOGO DAS CARTAS
      """
    "resumo" => """
      Resumo: São poucas as vezes que encontramos um aluno com a curiosidade aguçada e o interesse pelos\r\n
      fenômenos físicos, químicos e biológicos que a química explica. E podemos dizer que quase nunca\r\n
      encontramos um aluno nas séries do ensino médio que esteja decidido em optar pela realização de um curso\r\n
      de química, seja a nível técnico ou superior. Diante disso, esse trabalho foi realizado pela equipe do\r\n
      PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES com o objetivo de apresentar uma didática diferente no ensino do conteúdo\r\n
      dos Elementos Químicos e Tabela Periódica através do Jogo de Cartas da Tabela Periódica. Assim este\r\n
      trabalho foi intitulado de “Jogando com a química: trabalhando a tabela periódica a partir do jogo das\r\n
      cartas”. O trabalho foi realizado em dois momentos. No 1º momento foi revisado o conteúdo com os alunos,\r\n
      tirando dúvidas nos tópicos que mais sentiam dificuldades. Este momento ocorreu seguindo os padrões de\r\n
      uma aula normal com caneta e quadro. No 2º momento foi a realização do jogo, o jogo também seguiu com\r\n
      dois momentos. As cartas foram confeccionadas de acordo com a distribuição dos elementos por família e o\r\n
      período a que eles se encontram na tabela periódica. A carta tinha um formato de 12x8 cm, impressa em\r\n
      papel de 40 kg e em cores diferentes e continha as informações básicas e necessárias sobre os elementos\r\n
      químicos, sendo essas informações características, curiosidades, e sua utilização no cotidiano do aluno.\r\n
      Assim foram construídas 112 cartas. Para a aplicação do jogo de cartas da tabela periódica a turma era\r\n
      dividida em dois grupos, onde cada componente recebia de 2 a 3 cartas, e era lhe fornecido um período de no\r\n
      máximo 15 segundos para interpretar as informações contidas na carta, identificar o elemento químico e\r\n
      localiza-lo na tabela periódica. A ideia da aplicação do jogo de cartas da tabela periódica obteve bons\r\n
      resultados. Contudo, o jogo de cartas da tabela periódica proporcionou aos alunos a oportunidade de\r\n
      fazer um estudo sobre os elementos químicos e sua utilidade fora de sala de aula. Assim pode-se\r\n
      quebrar um pouco da rotina e desmistificar a ideia de que a química é uma ciência apenas de\r\n
      fórmulas, números e cálculos. Foi observado que os alunos possuíam um bom domínio sobre conteúdo de\r\n
      elemento químico e número atômico e da distribuição eletrônica dos elementos químicos. No entanto foi\r\n
      observado que os alunos possuíam maior dificuldade sobre a classificação dos elementos químicos na tabela\r\n
      periódica e de sua utilização no cotidiano. Diante dos resultados obtidos ao longo do trabalho, pode-se\r\n
      afirmar que o jogo foi de grande importância na aprendizagem dos alunos. Nota-se que trabalhar a química\r\n
      com uma prática, seja experimental ou através jogos educativos, desperta a curiosidade do aluno, tornando a\r\n
      aula mais proveitosa. Assim fica registrado a importância e necessidade de apresentar jogos pedagógicos\r\n
      durante as aulas de química, já que a iniciativa obteve resultados além do esperado pela toda equipe de\r\n
      trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "JOGOS, TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5841_16102017124056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLA"
    "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37267
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3941
    "inscrito_id" => 5841
    "titulo" => """
      JOGANDO COM A QUÍMICA – TRABALHANDO A TABELA PERIÓDICA\r\n
      A PARTIR DO JOGO DAS CARTAS
      """
    "resumo" => """
      Resumo: São poucas as vezes que encontramos um aluno com a curiosidade aguçada e o interesse pelos\r\n
      fenômenos físicos, químicos e biológicos que a química explica. E podemos dizer que quase nunca\r\n
      encontramos um aluno nas séries do ensino médio que esteja decidido em optar pela realização de um curso\r\n
      de química, seja a nível técnico ou superior. Diante disso, esse trabalho foi realizado pela equipe do\r\n
      PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES com o objetivo de apresentar uma didática diferente no ensino do conteúdo\r\n
      dos Elementos Químicos e Tabela Periódica através do Jogo de Cartas da Tabela Periódica. Assim este\r\n
      trabalho foi intitulado de “Jogando com a química: trabalhando a tabela periódica a partir do jogo das\r\n
      cartas”. O trabalho foi realizado em dois momentos. No 1º momento foi revisado o conteúdo com os alunos,\r\n
      tirando dúvidas nos tópicos que mais sentiam dificuldades. Este momento ocorreu seguindo os padrões de\r\n
      uma aula normal com caneta e quadro. No 2º momento foi a realização do jogo, o jogo também seguiu com\r\n
      dois momentos. As cartas foram confeccionadas de acordo com a distribuição dos elementos por família e o\r\n
      período a que eles se encontram na tabela periódica. A carta tinha um formato de 12x8 cm, impressa em\r\n
      papel de 40 kg e em cores diferentes e continha as informações básicas e necessárias sobre os elementos\r\n
      químicos, sendo essas informações características, curiosidades, e sua utilização no cotidiano do aluno.\r\n
      Assim foram construídas 112 cartas. Para a aplicação do jogo de cartas da tabela periódica a turma era\r\n
      dividida em dois grupos, onde cada componente recebia de 2 a 3 cartas, e era lhe fornecido um período de no\r\n
      máximo 15 segundos para interpretar as informações contidas na carta, identificar o elemento químico e\r\n
      localiza-lo na tabela periódica. A ideia da aplicação do jogo de cartas da tabela periódica obteve bons\r\n
      resultados. Contudo, o jogo de cartas da tabela periódica proporcionou aos alunos a oportunidade de\r\n
      fazer um estudo sobre os elementos químicos e sua utilidade fora de sala de aula. Assim pode-se\r\n
      quebrar um pouco da rotina e desmistificar a ideia de que a química é uma ciência apenas de\r\n
      fórmulas, números e cálculos. Foi observado que os alunos possuíam um bom domínio sobre conteúdo de\r\n
      elemento químico e número atômico e da distribuição eletrônica dos elementos químicos. No entanto foi\r\n
      observado que os alunos possuíam maior dificuldade sobre a classificação dos elementos químicos na tabela\r\n
      periódica e de sua utilização no cotidiano. Diante dos resultados obtidos ao longo do trabalho, pode-se\r\n
      afirmar que o jogo foi de grande importância na aprendizagem dos alunos. Nota-se que trabalhar a química\r\n
      com uma prática, seja experimental ou através jogos educativos, desperta a curiosidade do aluno, tornando a\r\n
      aula mais proveitosa. Assim fica registrado a importância e necessidade de apresentar jogos pedagógicos\r\n
      durante as aulas de química, já que a iniciativa obteve resultados além do esperado pela toda equipe de\r\n
      trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "JOGOS, TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5841_16102017124056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLA"
    "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: São poucas as vezes que encontramos um aluno com a curiosidade aguçada e o interesse pelos fenômenos físicos, químicos e biológicos que a química explica. E podemos dizer que quase nunca encontramos um aluno nas séries do ensino médio que esteja decidido em optar pela realização de um curso de química, seja a nível técnico ou superior. Diante disso, esse trabalho foi realizado pela equipe do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES com o objetivo de apresentar uma didática diferente no ensino do conteúdo dos Elementos Químicos e Tabela Periódica através do Jogo de Cartas da Tabela Periódica. Assim este trabalho foi intitulado de “Jogando com a química: trabalhando a tabela periódica a partir do jogo das cartas”. O trabalho foi realizado em dois momentos. No 1º momento foi revisado o conteúdo com os alunos, tirando dúvidas nos tópicos que mais sentiam dificuldades. Este momento ocorreu seguindo os padrões de uma aula normal com caneta e quadro. No 2º momento foi a realização do jogo, o jogo também seguiu com dois momentos. As cartas foram confeccionadas de acordo com a distribuição dos elementos por família e o período a que eles se encontram na tabela periódica. A carta tinha um formato de 12x8 cm, impressa em papel de 40 kg e em cores diferentes e continha as informações básicas e necessárias sobre os elementos químicos, sendo essas informações características, curiosidades, e sua utilização no cotidiano do aluno. Assim foram construídas 112 cartas. Para a aplicação do jogo de cartas da tabela periódica a turma era dividida em dois grupos, onde cada componente recebia de 2 a 3 cartas, e era lhe fornecido um período de no máximo 15 segundos para interpretar as informações contidas na carta, identificar o elemento químico e localiza-lo na tabela periódica. A ideia da aplicação do jogo de cartas da tabela periódica obteve bons resultados. Contudo, o jogo de cartas da tabela periódica proporcionou aos alunos a oportunidade de fazer um estudo sobre os elementos químicos e sua utilidade fora de sala de aula. Assim pode-se quebrar um pouco da rotina e desmistificar a ideia de que a química é uma ciência apenas de fórmulas, números e cálculos. Foi observado que os alunos possuíam um bom domínio sobre conteúdo de elemento químico e número atômico e da distribuição eletrônica dos elementos químicos. No entanto foi observado que os alunos possuíam maior dificuldade sobre a classificação dos elementos químicos na tabela periódica e de sua utilização no cotidiano. Diante dos resultados obtidos ao longo do trabalho, pode-se afirmar que o jogo foi de grande importância na aprendizagem dos alunos. Nota-se que trabalhar a química com uma prática, seja experimental ou através jogos educativos, desperta a curiosidade do aluno, tornando a aula mais proveitosa. Assim fica registrado a importância e necessidade de apresentar jogos pedagógicos durante as aulas de química, já que a iniciativa obteve resultados além do esperado pela toda equipe de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.