JOGANDO COM A QUÍMICA – TRABALHANDO A TABELA PERIÓDICA
A PARTIR DO JOGO DAS CARTAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37267 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 5841 "titulo" => """ JOGANDO COM A QUÍMICA – TRABALHANDO A TABELA PERIÓDICA\r\n A PARTIR DO JOGO DAS CARTAS """ "resumo" => """ Resumo: São poucas as vezes que encontramos um aluno com a curiosidade aguçada e o interesse pelos\r\n fenômenos físicos, químicos e biológicos que a química explica. E podemos dizer que quase nunca\r\n encontramos um aluno nas séries do ensino médio que esteja decidido em optar pela realização de um curso\r\n de química, seja a nível técnico ou superior. Diante disso, esse trabalho foi realizado pela equipe do\r\n PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES com o objetivo de apresentar uma didática diferente no ensino do conteúdo\r\n dos Elementos Químicos e Tabela Periódica através do Jogo de Cartas da Tabela Periódica. Assim este\r\n trabalho foi intitulado de “Jogando com a química: trabalhando a tabela periódica a partir do jogo das\r\n cartas”. O trabalho foi realizado em dois momentos. No 1º momento foi revisado o conteúdo com os alunos,\r\n tirando dúvidas nos tópicos que mais sentiam dificuldades. Este momento ocorreu seguindo os padrões de\r\n uma aula normal com caneta e quadro. No 2º momento foi a realização do jogo, o jogo também seguiu com\r\n dois momentos. As cartas foram confeccionadas de acordo com a distribuição dos elementos por família e o\r\n período a que eles se encontram na tabela periódica. A carta tinha um formato de 12x8 cm, impressa em\r\n papel de 40 kg e em cores diferentes e continha as informações básicas e necessárias sobre os elementos\r\n químicos, sendo essas informações características, curiosidades, e sua utilização no cotidiano do aluno.\r\n Assim foram construídas 112 cartas. Para a aplicação do jogo de cartas da tabela periódica a turma era\r\n dividida em dois grupos, onde cada componente recebia de 2 a 3 cartas, e era lhe fornecido um período de no\r\n máximo 15 segundos para interpretar as informações contidas na carta, identificar o elemento químico e\r\n localiza-lo na tabela periódica. A ideia da aplicação do jogo de cartas da tabela periódica obteve bons\r\n resultados. Contudo, o jogo de cartas da tabela periódica proporcionou aos alunos a oportunidade de\r\n fazer um estudo sobre os elementos químicos e sua utilidade fora de sala de aula. Assim pode-se\r\n quebrar um pouco da rotina e desmistificar a ideia de que a química é uma ciência apenas de\r\n fórmulas, números e cálculos. Foi observado que os alunos possuíam um bom domínio sobre conteúdo de\r\n elemento químico e número atômico e da distribuição eletrônica dos elementos químicos. No entanto foi\r\n observado que os alunos possuíam maior dificuldade sobre a classificação dos elementos químicos na tabela\r\n periódica e de sua utilização no cotidiano. Diante dos resultados obtidos ao longo do trabalho, pode-se\r\n afirmar que o jogo foi de grande importância na aprendizagem dos alunos. Nota-se que trabalhar a química\r\n com uma prática, seja experimental ou através jogos educativos, desperta a curiosidade do aluno, tornando a\r\n aula mais proveitosa. Assim fica registrado a importância e necessidade de apresentar jogos pedagógicos\r\n durante as aulas de química, já que a iniciativa obteve resultados além do esperado pela toda equipe de\r\n trabalho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "JOGOS, TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5841_16102017124056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37267 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 5841 "titulo" => """ JOGANDO COM A QUÍMICA – TRABALHANDO A TABELA PERIÓDICA\r\n A PARTIR DO JOGO DAS CARTAS """ "resumo" => """ Resumo: São poucas as vezes que encontramos um aluno com a curiosidade aguçada e o interesse pelos\r\n fenômenos físicos, químicos e biológicos que a química explica. E podemos dizer que quase nunca\r\n encontramos um aluno nas séries do ensino médio que esteja decidido em optar pela realização de um curso\r\n de química, seja a nível técnico ou superior. Diante disso, esse trabalho foi realizado pela equipe do\r\n PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES com o objetivo de apresentar uma didática diferente no ensino do conteúdo\r\n dos Elementos Químicos e Tabela Periódica através do Jogo de Cartas da Tabela Periódica. Assim este\r\n trabalho foi intitulado de “Jogando com a química: trabalhando a tabela periódica a partir do jogo das\r\n cartas”. O trabalho foi realizado em dois momentos. No 1º momento foi revisado o conteúdo com os alunos,\r\n tirando dúvidas nos tópicos que mais sentiam dificuldades. Este momento ocorreu seguindo os padrões de\r\n uma aula normal com caneta e quadro. No 2º momento foi a realização do jogo, o jogo também seguiu com\r\n dois momentos. As cartas foram confeccionadas de acordo com a distribuição dos elementos por família e o\r\n período a que eles se encontram na tabela periódica. A carta tinha um formato de 12x8 cm, impressa em\r\n papel de 40 kg e em cores diferentes e continha as informações básicas e necessárias sobre os elementos\r\n químicos, sendo essas informações características, curiosidades, e sua utilização no cotidiano do aluno.\r\n Assim foram construídas 112 cartas. Para a aplicação do jogo de cartas da tabela periódica a turma era\r\n dividida em dois grupos, onde cada componente recebia de 2 a 3 cartas, e era lhe fornecido um período de no\r\n máximo 15 segundos para interpretar as informações contidas na carta, identificar o elemento químico e\r\n localiza-lo na tabela periódica. A ideia da aplicação do jogo de cartas da tabela periódica obteve bons\r\n resultados. Contudo, o jogo de cartas da tabela periódica proporcionou aos alunos a oportunidade de\r\n fazer um estudo sobre os elementos químicos e sua utilidade fora de sala de aula. Assim pode-se\r\n quebrar um pouco da rotina e desmistificar a ideia de que a química é uma ciência apenas de\r\n fórmulas, números e cálculos. Foi observado que os alunos possuíam um bom domínio sobre conteúdo de\r\n elemento químico e número atômico e da distribuição eletrônica dos elementos químicos. No entanto foi\r\n observado que os alunos possuíam maior dificuldade sobre a classificação dos elementos químicos na tabela\r\n periódica e de sua utilização no cotidiano. Diante dos resultados obtidos ao longo do trabalho, pode-se\r\n afirmar que o jogo foi de grande importância na aprendizagem dos alunos. Nota-se que trabalhar a química\r\n com uma prática, seja experimental ou através jogos educativos, desperta a curiosidade do aluno, tornando a\r\n aula mais proveitosa. Assim fica registrado a importância e necessidade de apresentar jogos pedagógicos\r\n durante as aulas de química, já que a iniciativa obteve resultados além do esperado pela toda equipe de\r\n trabalho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "JOGOS, TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5841_16102017124056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }