Este estudo discute a respeito da História da Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de Trigonometria. Destaca-se por analisar as passagens históricas no conteúdo de Trigonometria nos seis livros didáticos de matemática do segundo ano do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, a partir das categorias de sentidos propostas por Alencar (2014). Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa com o intuito de aferir aspectos quanto a natureza do conteúdo veiculado e quanto ao objetivo das passagens históricas, descrevendo as características fundamentais de acordo com as categorias de sentidos apontadas por Alencar (2014). Visando atingir os objetivos e responder aos questionamentos dessa pesquisa, os dados foram construídos a partir da análise das passagens históricas no conteúdo de Trigonometria nos seis livros didáticos de matemática do segundo ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2015. Diante das análises, observa-se que a História da Matemática nos livros didáticos no conteúdo de Trigonometria é utilizada como acessório ao conteúdo matemático, a maioria das passagens históricas enaltece a contribuição ou descoberta de uma personalidade importante na História da Matemática. Concluímos que observamos um certo interesse em utilizar a História da Matemática nos seis livros didáticos analisados, seja pela exigência de tal utilização da mesma na avaliação dos livros pelo PNLD, seja pela vontade própria do autor. Entendemos que caso o professor deseje inserir a História da Matemática no conteúdo de Trigonometria em suas aulas, o ideal é que ele faça uma pesquisa bibliográfica em todas os seis livros didáticos. Pois, um só livro didático não satisfaz este intuito, uma vez que os seis livros didáticos, em conjunto, contribuem com um maior repertório de possibilidades de utilização da História da Matemática.