A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFPI/CAMPUS ANGICAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35289 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1799 "inscrito_id" => 4135 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFPI/CAMPUS ANGICAL" "resumo" => "Neste artigo propomos investigar a importância da disciplina de Libras na formação do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical, com objetivos específicos, caracterizar as concepções da educação de surdos; identificar as contribuições da disciplina de Libras para a formação do professor de Matemática; destacar a importância da disciplina de Libras na formação e prática do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical. Utilizamos a metodologia do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionário aberto com o uso do Google Docs para a coleta de dados, os sujeitos envolvidos foram 13 (treze) egressos do período 2016.1 do Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Angical, mas, apenas 10 (dez) se dispuseram a participar da pesquisa sendo que dos 10 (dez) egressos entrevistados formados pelo IFPI/Campus Angical, 8 (oito) atuam na profissão docente da rede pública e apenas 1 (um) possui aluno surdo. O intuito deste trabalho é contribuir com os professores de Matemática da região, pois sabe-se que os profissionais do ensino de Matemática deparam-se com grandes problemas, e por isso os professores precisam de uma formação continuada, tendo em vista que a disciplina de Libras, vista na graduação contribuiu significativamente no processo de ensino, mas ainda necessita, sem dúvidas, melhorar pois, o universo de dúvidas que norteiam o professor neste processo os remetem a refletir na busca de novas metodologias. Para melhor compreensão sobre o tema, o estudo foi embasado nos seguintes autores: Nérici (1993), Rinaldi (1997), Soares (1999), Strobel (2006) entre outros. Com este estudo, podemos proporcionar aos professores de Matemática possibilidade de um conhecimento mais profundo sobre a disciplina de Libras e sua importância na formação docente, pois, notamos que alguns professores se sentem limitados por não terem domínio ou desconhecerem metodologias e estratégias adequadas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, CONCEPÇÕES DOS EGRESSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4135_11092017121428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLYNE DA CONCEICAO BISPO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "CAROLSOARES.B@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35289 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1799 "inscrito_id" => 4135 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFPI/CAMPUS ANGICAL" "resumo" => "Neste artigo propomos investigar a importância da disciplina de Libras na formação do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical, com objetivos específicos, caracterizar as concepções da educação de surdos; identificar as contribuições da disciplina de Libras para a formação do professor de Matemática; destacar a importância da disciplina de Libras na formação e prática do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical. Utilizamos a metodologia do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionário aberto com o uso do Google Docs para a coleta de dados, os sujeitos envolvidos foram 13 (treze) egressos do período 2016.1 do Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Angical, mas, apenas 10 (dez) se dispuseram a participar da pesquisa sendo que dos 10 (dez) egressos entrevistados formados pelo IFPI/Campus Angical, 8 (oito) atuam na profissão docente da rede pública e apenas 1 (um) possui aluno surdo. O intuito deste trabalho é contribuir com os professores de Matemática da região, pois sabe-se que os profissionais do ensino de Matemática deparam-se com grandes problemas, e por isso os professores precisam de uma formação continuada, tendo em vista que a disciplina de Libras, vista na graduação contribuiu significativamente no processo de ensino, mas ainda necessita, sem dúvidas, melhorar pois, o universo de dúvidas que norteiam o professor neste processo os remetem a refletir na busca de novas metodologias. Para melhor compreensão sobre o tema, o estudo foi embasado nos seguintes autores: Nérici (1993), Rinaldi (1997), Soares (1999), Strobel (2006) entre outros. Com este estudo, podemos proporcionar aos professores de Matemática possibilidade de um conhecimento mais profundo sobre a disciplina de Libras e sua importância na formação docente, pois, notamos que alguns professores se sentem limitados por não terem domínio ou desconhecerem metodologias e estratégias adequadas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, CONCEPÇÕES DOS EGRESSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4135_11092017121428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLYNE DA CONCEICAO BISPO" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "CAROLSOARES.B@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }