Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFPI/CAMPUS ANGICAL

Palavra-chaves: LIBRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, CONCEPÇÕES DOS EGRESSOS Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35289
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 4135
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFPI/CAMPUS ANGICAL"
    "resumo" => "Neste artigo propomos investigar a importância da disciplina de Libras na formação do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical, com objetivos específicos, caracterizar as concepções da educação de surdos; identificar as contribuições da disciplina de Libras para a formação do professor de Matemática; destacar a importância da disciplina de Libras na formação e prática do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical. Utilizamos a metodologia do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionário aberto com o uso do Google Docs para a coleta de dados, os sujeitos envolvidos foram 13 (treze) egressos do período 2016.1 do Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Angical, mas, apenas 10 (dez) se dispuseram a participar da pesquisa sendo que dos 10 (dez) egressos entrevistados formados pelo IFPI/Campus Angical, 8 (oito) atuam na profissão docente da rede pública e apenas 1 (um) possui aluno surdo. O intuito deste trabalho é contribuir com os professores de Matemática da região, pois sabe-se que os profissionais do ensino de Matemática deparam-se com grandes problemas, e por isso os professores precisam de uma formação continuada, tendo em vista que a disciplina de Libras, vista na graduação contribuiu significativamente no processo de ensino, mas ainda necessita, sem dúvidas, melhorar pois, o universo de dúvidas que norteiam o professor neste processo os remetem a refletir na busca de novas metodologias. Para melhor compreensão sobre o tema, o estudo foi embasado nos seguintes autores: Nérici (1993), Rinaldi (1997), Soares (1999), Strobel (2006) entre outros. Com este estudo, podemos proporcionar aos professores de Matemática possibilidade de um conhecimento mais profundo sobre a disciplina de Libras e sua importância na formação docente, pois, notamos que alguns professores se sentem limitados por não terem domínio ou desconhecerem metodologias e estratégias adequadas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, CONCEPÇÕES DOS EGRESSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4135_11092017121428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLYNE DA CONCEICAO BISPO"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "CAROLSOARES.B@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35289
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1799
    "inscrito_id" => 4135
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFPI/CAMPUS ANGICAL"
    "resumo" => "Neste artigo propomos investigar a importância da disciplina de Libras na formação do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical, com objetivos específicos, caracterizar as concepções da educação de surdos; identificar as contribuições da disciplina de Libras para a formação do professor de Matemática; destacar a importância da disciplina de Libras na formação e prática do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical. Utilizamos a metodologia do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionário aberto com o uso do Google Docs para a coleta de dados, os sujeitos envolvidos foram 13 (treze) egressos do período 2016.1 do Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Angical, mas, apenas 10 (dez) se dispuseram a participar da pesquisa sendo que dos 10 (dez) egressos entrevistados formados pelo IFPI/Campus Angical, 8 (oito) atuam na profissão docente da rede pública e apenas 1 (um) possui aluno surdo. O intuito deste trabalho é contribuir com os professores de Matemática da região, pois sabe-se que os profissionais do ensino de Matemática deparam-se com grandes problemas, e por isso os professores precisam de uma formação continuada, tendo em vista que a disciplina de Libras, vista na graduação contribuiu significativamente no processo de ensino, mas ainda necessita, sem dúvidas, melhorar pois, o universo de dúvidas que norteiam o professor neste processo os remetem a refletir na busca de novas metodologias. Para melhor compreensão sobre o tema, o estudo foi embasado nos seguintes autores: Nérici (1993), Rinaldi (1997), Soares (1999), Strobel (2006) entre outros. Com este estudo, podemos proporcionar aos professores de Matemática possibilidade de um conhecimento mais profundo sobre a disciplina de Libras e sua importância na formação docente, pois, notamos que alguns professores se sentem limitados por não terem domínio ou desconhecerem metodologias e estratégias adequadas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA, CONCEPÇÕES DOS EGRESSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4135_11092017121428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLYNE DA CONCEICAO BISPO"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "CAROLSOARES.B@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo propomos investigar a importância da disciplina de Libras na formação do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical, com objetivos específicos, caracterizar as concepções da educação de surdos; identificar as contribuições da disciplina de Libras para a formação do professor de Matemática; destacar a importância da disciplina de Libras na formação e prática do professor de Matemática do IFPI/Campus Angical. Utilizamos a metodologia do tipo descritiva com abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionário aberto com o uso do Google Docs para a coleta de dados, os sujeitos envolvidos foram 13 (treze) egressos do período 2016.1 do Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Angical, mas, apenas 10 (dez) se dispuseram a participar da pesquisa sendo que dos 10 (dez) egressos entrevistados formados pelo IFPI/Campus Angical, 8 (oito) atuam na profissão docente da rede pública e apenas 1 (um) possui aluno surdo. O intuito deste trabalho é contribuir com os professores de Matemática da região, pois sabe-se que os profissionais do ensino de Matemática deparam-se com grandes problemas, e por isso os professores precisam de uma formação continuada, tendo em vista que a disciplina de Libras, vista na graduação contribuiu significativamente no processo de ensino, mas ainda necessita, sem dúvidas, melhorar pois, o universo de dúvidas que norteiam o professor neste processo os remetem a refletir na busca de novas metodologias. Para melhor compreensão sobre o tema, o estudo foi embasado nos seguintes autores: Nérici (1993), Rinaldi (1997), Soares (1999), Strobel (2006) entre outros. Com este estudo, podemos proporcionar aos professores de Matemática possibilidade de um conhecimento mais profundo sobre a disciplina de Libras e sua importância na formação docente, pois, notamos que alguns professores se sentem limitados por não terem domínio ou desconhecerem metodologias e estratégias adequadas para o ensino e aprendizagem de matemática para alunos surdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.