Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INDISCIPLINA ESCOLAR: POSSÍVEIS CAUSAS E DESAFIOS À PRÁTICA EDUCATIVA

Palavra-chaves: DISCIPLINA, INDISCIPLINA, FATORES, AUTORIDADE, AUTORIDADE Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35390
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1147
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "A INDISCIPLINA ESCOLAR: POSSÍVEIS CAUSAS E DESAFIOS À PRÁTICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "Resumo: Apesar de ser uma questão antiga, na atualidade, a indisciplina tornou-se um problema cotidiano no ambiente escolar, dificultando a atuação do docente no processo de ensino-aprendizagem, já que envolve uma dimensão social bastante ampla, a começar da família e demais grupos dos quais o aluno é membro. É principalmente na família, não importando o formato que a mesma tenha, onde são cultivados e alimentados valores e princípios que acabam por ser assimilados por crianças e jovens, passando a orientar a postura e o comportamento destes na sociedade.  Nesse contexto, alguns professores se desgastam profissionalmente, por não conseguir impor limites às ações cada vez mais agressivas de seus alunos, visto que a sala de aula deve ser um ambiente social que contribua para a formação de um caráter solidário, de respeito mútuo e cooperação. Para alcançar este fim, os profissionais que atuam na escola, mais precisamente o/a professor/a, deve distinguir a diferença entre os conceitos de autoridade e autoritarismo, termos utilizados de forma recorrente no ambiente escolar. Essa falta de clareza a respeito, pode intensificar as queixas dos professores/as face ao comportamento dos educandos em sala de aula, atribuindo-lhes total culpa pela inadequação das atitudes.  Nesse contexto, cabe ao professor identificar os possíveis fatores que acarretam a indisciplina na escola, fatores estes que podem ser de origem psicossocial e/ou pedagógica, devendo ser tratados de maneira conjunta, ou seja, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Nessa perspectiva, o que torna viável o enfrentamento desse problema é a construção coletiva do projeto político-pedagógico. O que exige a opção por um processo participativo, cujo ponto de partida é a avaliação da realidade que se tem, no que diz respeito à totalidade da organização e gestão do trabalho escolar. Envolvendo, desse modo, a   análise permanente da qualidade das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos do processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "DISCIPLINA, INDISCIPLINA, FATORES, AUTORIDADE, AUTORIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID396_09092017120807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MORAIS"
    "autor_email" => "luanamicaelhy2009@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35390
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1147
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "A INDISCIPLINA ESCOLAR: POSSÍVEIS CAUSAS E DESAFIOS À PRÁTICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "Resumo: Apesar de ser uma questão antiga, na atualidade, a indisciplina tornou-se um problema cotidiano no ambiente escolar, dificultando a atuação do docente no processo de ensino-aprendizagem, já que envolve uma dimensão social bastante ampla, a começar da família e demais grupos dos quais o aluno é membro. É principalmente na família, não importando o formato que a mesma tenha, onde são cultivados e alimentados valores e princípios que acabam por ser assimilados por crianças e jovens, passando a orientar a postura e o comportamento destes na sociedade.  Nesse contexto, alguns professores se desgastam profissionalmente, por não conseguir impor limites às ações cada vez mais agressivas de seus alunos, visto que a sala de aula deve ser um ambiente social que contribua para a formação de um caráter solidário, de respeito mútuo e cooperação. Para alcançar este fim, os profissionais que atuam na escola, mais precisamente o/a professor/a, deve distinguir a diferença entre os conceitos de autoridade e autoritarismo, termos utilizados de forma recorrente no ambiente escolar. Essa falta de clareza a respeito, pode intensificar as queixas dos professores/as face ao comportamento dos educandos em sala de aula, atribuindo-lhes total culpa pela inadequação das atitudes.  Nesse contexto, cabe ao professor identificar os possíveis fatores que acarretam a indisciplina na escola, fatores estes que podem ser de origem psicossocial e/ou pedagógica, devendo ser tratados de maneira conjunta, ou seja, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Nessa perspectiva, o que torna viável o enfrentamento desse problema é a construção coletiva do projeto político-pedagógico. O que exige a opção por um processo participativo, cujo ponto de partida é a avaliação da realidade que se tem, no que diz respeito à totalidade da organização e gestão do trabalho escolar. Envolvendo, desse modo, a   análise permanente da qualidade das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos do processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "DISCIPLINA, INDISCIPLINA, FATORES, AUTORIDADE, AUTORIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID396_09092017120807.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA MORAIS"
    "autor_email" => "luanamicaelhy2009@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Apesar de ser uma questão antiga, na atualidade, a indisciplina tornou-se um problema cotidiano no ambiente escolar, dificultando a atuação do docente no processo de ensino-aprendizagem, já que envolve uma dimensão social bastante ampla, a começar da família e demais grupos dos quais o aluno é membro. É principalmente na família, não importando o formato que a mesma tenha, onde são cultivados e alimentados valores e princípios que acabam por ser assimilados por crianças e jovens, passando a orientar a postura e o comportamento destes na sociedade. Nesse contexto, alguns professores se desgastam profissionalmente, por não conseguir impor limites às ações cada vez mais agressivas de seus alunos, visto que a sala de aula deve ser um ambiente social que contribua para a formação de um caráter solidário, de respeito mútuo e cooperação. Para alcançar este fim, os profissionais que atuam na escola, mais precisamente o/a professor/a, deve distinguir a diferença entre os conceitos de autoridade e autoritarismo, termos utilizados de forma recorrente no ambiente escolar. Essa falta de clareza a respeito, pode intensificar as queixas dos professores/as face ao comportamento dos educandos em sala de aula, atribuindo-lhes total culpa pela inadequação das atitudes. Nesse contexto, cabe ao professor identificar os possíveis fatores que acarretam a indisciplina na escola, fatores estes que podem ser de origem psicossocial e/ou pedagógica, devendo ser tratados de maneira conjunta, ou seja, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Nessa perspectiva, o que torna viável o enfrentamento desse problema é a construção coletiva do projeto político-pedagógico. O que exige a opção por um processo participativo, cujo ponto de partida é a avaliação da realidade que se tem, no que diz respeito à totalidade da organização e gestão do trabalho escolar. Envolvendo, desse modo, a análise permanente da qualidade das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos do processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.