A INDISCIPLINA ESCOLAR: POSSÍVEIS CAUSAS E DESAFIOS À PRÁTICA EDUCATIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35390 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1147 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "A INDISCIPLINA ESCOLAR: POSSÍVEIS CAUSAS E DESAFIOS À PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "Resumo: Apesar de ser uma questão antiga, na atualidade, a indisciplina tornou-se um problema cotidiano no ambiente escolar, dificultando a atuação do docente no processo de ensino-aprendizagem, já que envolve uma dimensão social bastante ampla, a começar da família e demais grupos dos quais o aluno é membro. É principalmente na família, não importando o formato que a mesma tenha, onde são cultivados e alimentados valores e princípios que acabam por ser assimilados por crianças e jovens, passando a orientar a postura e o comportamento destes na sociedade. Nesse contexto, alguns professores se desgastam profissionalmente, por não conseguir impor limites às ações cada vez mais agressivas de seus alunos, visto que a sala de aula deve ser um ambiente social que contribua para a formação de um caráter solidário, de respeito mútuo e cooperação. Para alcançar este fim, os profissionais que atuam na escola, mais precisamente o/a professor/a, deve distinguir a diferença entre os conceitos de autoridade e autoritarismo, termos utilizados de forma recorrente no ambiente escolar. Essa falta de clareza a respeito, pode intensificar as queixas dos professores/as face ao comportamento dos educandos em sala de aula, atribuindo-lhes total culpa pela inadequação das atitudes. Nesse contexto, cabe ao professor identificar os possíveis fatores que acarretam a indisciplina na escola, fatores estes que podem ser de origem psicossocial e/ou pedagógica, devendo ser tratados de maneira conjunta, ou seja, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Nessa perspectiva, o que torna viável o enfrentamento desse problema é a construção coletiva do projeto político-pedagógico. O que exige a opção por um processo participativo, cujo ponto de partida é a avaliação da realidade que se tem, no que diz respeito à totalidade da organização e gestão do trabalho escolar. Envolvendo, desse modo, a análise permanente da qualidade das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos do processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "DISCIPLINA, INDISCIPLINA, FATORES, AUTORIDADE, AUTORIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID396_09092017120807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS" "autor_nome_curto" => "LUANA MORAIS" "autor_email" => "luanamicaelhy2009@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35390 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1147 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "A INDISCIPLINA ESCOLAR: POSSÍVEIS CAUSAS E DESAFIOS À PRÁTICA EDUCATIVA" "resumo" => "Resumo: Apesar de ser uma questão antiga, na atualidade, a indisciplina tornou-se um problema cotidiano no ambiente escolar, dificultando a atuação do docente no processo de ensino-aprendizagem, já que envolve uma dimensão social bastante ampla, a começar da família e demais grupos dos quais o aluno é membro. É principalmente na família, não importando o formato que a mesma tenha, onde são cultivados e alimentados valores e princípios que acabam por ser assimilados por crianças e jovens, passando a orientar a postura e o comportamento destes na sociedade. Nesse contexto, alguns professores se desgastam profissionalmente, por não conseguir impor limites às ações cada vez mais agressivas de seus alunos, visto que a sala de aula deve ser um ambiente social que contribua para a formação de um caráter solidário, de respeito mútuo e cooperação. Para alcançar este fim, os profissionais que atuam na escola, mais precisamente o/a professor/a, deve distinguir a diferença entre os conceitos de autoridade e autoritarismo, termos utilizados de forma recorrente no ambiente escolar. Essa falta de clareza a respeito, pode intensificar as queixas dos professores/as face ao comportamento dos educandos em sala de aula, atribuindo-lhes total culpa pela inadequação das atitudes. Nesse contexto, cabe ao professor identificar os possíveis fatores que acarretam a indisciplina na escola, fatores estes que podem ser de origem psicossocial e/ou pedagógica, devendo ser tratados de maneira conjunta, ou seja, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Nessa perspectiva, o que torna viável o enfrentamento desse problema é a construção coletiva do projeto político-pedagógico. O que exige a opção por um processo participativo, cujo ponto de partida é a avaliação da realidade que se tem, no que diz respeito à totalidade da organização e gestão do trabalho escolar. Envolvendo, desse modo, a análise permanente da qualidade das relações que são estabelecidas entre os diferentes sujeitos do processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "DISCIPLINA, INDISCIPLINA, FATORES, AUTORIDADE, AUTORIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID396_09092017120807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS" "autor_nome_curto" => "LUANA MORAIS" "autor_email" => "luanamicaelhy2009@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }