ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE SIPUNCULA E ECHIURA:
ASPECTOS MORFOLÓGICOS, FILOGENÉTICOS E ECOLÓGICOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35690 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 905 "inscrito_id" => 5068 "titulo" => """ ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE SIPUNCULA E ECHIURA:\r\n ASPECTOS MORFOLÓGICOS, FILOGENÉTICOS E ECOLÓGICOS """ "resumo" => """ Sipuncula e Echiura são invertebrados marinhos bentônicos, celomados e não se evidenciam\r\n segmentos. São animais pouco conhecidos e, nesse contexto, traz desafios para o processo de ensinoaprendizagem.\r\n Partindo do ponto de vista de que não se encontram informações frequentes sobre os\r\n táxons Sipuncula e Echiura em livros de biologia de nível fundamental e médio e que faltam revisões\r\n taxonômicas mais frequentes, é importante apresentar aos estudantes as informações disponíveis para\r\n que se promova o interesse pela conservação da biodiversidade. Neste sentido, o presente trabalho teve\r\n como objetivo principal desenvolver uma abordagem didática envolvendo morfologia, filogenia e\r\n aspectos ecológicos sobre esses táxons pouco estudados. A proposta reuniu técnicas para o ensino de\r\n Biologia voltadas para os mais variados níveis. Envolveram no percurso: elaboração de um projeto\r\n contendo uma proposta de exposição de material didático em feira de ciências incluindo aspectos\r\n lúdicos e no final, a construção de um artigo. Etapas que constituíram a apresentação do Projeto\r\n Didático sobre Sipuncula e Echiura envolveu matérias para explorar aspectos filogenéticos,\r\n morfológicos e ecológicos sobre os dois táxons. O momento de exposição da Feira de Ciências\r\n consistiu na socialização final das atividades elaboradas. Foi desenvolvida em Laboratório e contou\r\n com a participação de trinta e cinco estudantes. Ações dessa natureza permitem que estudantes da\r\n graduação vivenciem práticas de ensino diversificadas, envolvendo aspectos didáticos incluindo\r\n animais pouco conhecidos, uma forma de despertar a motivação para o estudo da biodiversidade e\r\n preservação do ambiente marinho e consequentemente a proteção das espécies. E, à medida que se\r\n oportuniza a construção de um artigo, como processo avaliativo, tem-se um registro memorístico\r\n daquilo que foi refletido sobre o processo vivenciado, constituindo, assim, um registro autobiográfico. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE, CONCEITOS ABSTRATOS, LUDICIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5068_07092017100603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULICLÉCIA KELLY DA SILVA " "autor_nome_curto" => "KELLY SILVA " "autor_email" => "juliclecia_kelly@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35690 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 905 "inscrito_id" => 5068 "titulo" => """ ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE SIPUNCULA E ECHIURA:\r\n ASPECTOS MORFOLÓGICOS, FILOGENÉTICOS E ECOLÓGICOS """ "resumo" => """ Sipuncula e Echiura são invertebrados marinhos bentônicos, celomados e não se evidenciam\r\n segmentos. São animais pouco conhecidos e, nesse contexto, traz desafios para o processo de ensinoaprendizagem.\r\n Partindo do ponto de vista de que não se encontram informações frequentes sobre os\r\n táxons Sipuncula e Echiura em livros de biologia de nível fundamental e médio e que faltam revisões\r\n taxonômicas mais frequentes, é importante apresentar aos estudantes as informações disponíveis para\r\n que se promova o interesse pela conservação da biodiversidade. Neste sentido, o presente trabalho teve\r\n como objetivo principal desenvolver uma abordagem didática envolvendo morfologia, filogenia e\r\n aspectos ecológicos sobre esses táxons pouco estudados. A proposta reuniu técnicas para o ensino de\r\n Biologia voltadas para os mais variados níveis. Envolveram no percurso: elaboração de um projeto\r\n contendo uma proposta de exposição de material didático em feira de ciências incluindo aspectos\r\n lúdicos e no final, a construção de um artigo. Etapas que constituíram a apresentação do Projeto\r\n Didático sobre Sipuncula e Echiura envolveu matérias para explorar aspectos filogenéticos,\r\n morfológicos e ecológicos sobre os dois táxons. O momento de exposição da Feira de Ciências\r\n consistiu na socialização final das atividades elaboradas. Foi desenvolvida em Laboratório e contou\r\n com a participação de trinta e cinco estudantes. Ações dessa natureza permitem que estudantes da\r\n graduação vivenciem práticas de ensino diversificadas, envolvendo aspectos didáticos incluindo\r\n animais pouco conhecidos, uma forma de despertar a motivação para o estudo da biodiversidade e\r\n preservação do ambiente marinho e consequentemente a proteção das espécies. E, à medida que se\r\n oportuniza a construção de um artigo, como processo avaliativo, tem-se um registro memorístico\r\n daquilo que foi refletido sobre o processo vivenciado, constituindo, assim, um registro autobiográfico. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE, CONCEITOS ABSTRATOS, LUDICIDADE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5068_07092017100603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULICLÉCIA KELLY DA SILVA " "autor_nome_curto" => "KELLY SILVA " "autor_email" => "juliclecia_kelly@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }