Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HORA DO CONTO COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO À LEITURA

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, PRÁTICAS LEITORAS, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Estudo resultante do projeto “O fantástico mundo da leitura”, desenvolvido pelas alunas Bolsistas de Iniciação à Docência (BIDs) do PIBID/UNIFOR-MG, pelo subprojeto de Pedagogia, nos anos letivos de 2015 a 2017, na Escola Estadual José Bernardes de Faria, localizada no município de Formiga- MG, com turmas do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Foi utilizada a hora do conto como instrumento pedagógico para possibilitar a ocorrência de interferências positivas da contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem, considerando que proporciona ao contador e aos ouvintes a expressão de sentimentos, anseios, medos e emoções diversas. Discute-se o interrelacionamento entre os processos de alfabetização e letramento, sendo que o primeiro instrumentaliza o indivíduo para a codificação e decodificação de signos linguísticos, capacitando-o para a formação de novos sentidos para os textos que leem e ouvem. Por outro lado, o letramento possibilita o uso adequado das habilidades de leitura e escrita nas diversas práticas sociais de comunicação, capacitando o indivíduo para a vida em sociedade. O projeto, então, partiu da necessidade de descobrir resposta para o seguinte questionamento: Como a hora do conto interfere no processo de ensino-aprendizagem do educando? As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, bem como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos. A contação de histórias instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, contribui na formação da personalidade da criança, envolvendo os aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Assim, desenvolver o interesse dos educandos pela leitura, estimular sua imaginação e contribuir com o seu processo de ensino-aprendizagem, foram os objetivos do projeto. A investigação científica iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, buscando aporte teórico sobre a temática; aliada ao estudo de caso holístico para investigar a prática da leitura em situações de vida real. Como técnica de pesquisa, utilizou-se a observação em todas as etapas do projeto. Buscando atrair as crianças para o universo literário, o ambiente da biblioteca foi modificado, tornando-se agradável e prazeroso. Para contação das histórias, foram utilizados materiais diversificados. Como resultados, foi observado que a participação no projeto contribuiu para que as BIDs despertassem sua capacidade criativa para inovar sempre as atividades propostas, visando ao estímulo e interesse pela leitura entre os escolares. As modificações das crianças em relação à leitura foram muitas, destacando-se o interesse em todos os momentos da “Hora do conto”, por meio de questionamentos, interação com a contadora e expressão de sentimentos despertados pela história contada; a frequência mais assídua à biblioteca, interessando-se por diversos gêneros literários; ocorreu, também, a recontação das histórias lidas para os colegas, desenvolvendo a oralidade. Assim, o Projeto demonstrou ser uma oportunidade de socialização através dos livros e das histórias, um momento de interação, no qual o convívio social, o respeito ao próximo e conceitos básicos que regem o dia a dia social são trabalhados de forma lúdica e descontraída. Evidencia-se uma melhora significativa na leitura, escrita e oralidade dos alunos participantes do projeto, favorecendo a qualidade das situações de convívio social.

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