POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA REESTRUTURAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS CRECHES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38259 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2729 "inscrito_id" => 3926 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA REESTRUTURAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO\rDA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS CRECHES" "resumo" => "A educação especial na perspectiva inclusiva precisa estar inserida dentro de todas as etapas e níveis de ensino, incluindo a primeira etapa da educação infantil destinada ao ensino das crianças da faixa etária de 0 a 3 anos. Dentro dos serviços da educação especial está o atendimento educacional especializado (AEE) direcionado por professores que prioritariamente tem seu trabalho desenvolvido na sala de recursos multifuncionais, que é uma sala composta por mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos enviados pelo Ministério da Educação, destinados aos alunos público alvo da educação especial. O objetivo desse estudo é mostrar a importância da reestruturação dos materiais e mobiliários destinados as Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho do professor assim como sua formação de modo que atenda a necessidade da faixa etária e da especificidade da criança com deficiência visual que se encontra nas creches. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa onde foram analisados documentos do Ministério da Educação e leis que dão subsídios para AEE na educação infantil e observação participante de práticas pedagógicas, registros do mobiliário e de materiais do Setor de Educação Precoce do Instituto Benjamin Constant que é Referência na Área da Deficiência Visual. Os resultados mostraram a importância da ampliação de políticas públicas educacionais visto que os mobiliários e materiais do Ministério da Educação encaminhados para Sala de Recursos Multifuncionais, não atendem a necessidade da faixa etária e da especificidade da criança com deficiência visual sendo necessário sua reestruturação para o atendimento das crianças nas creches e que o professor de AEE precisa de formação especializada para direcionar o trabalho com a criança que está atendendo levando em conta aspectos da faixa etária atendida e da deficiência sendo fundamental a parceria com a família, com os profissionais da escola e da área da saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3926_18092017000824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE DE OLIVEIRA CAMACHO SOARES" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabriellecamacho@id.uff.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38259 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2729 "inscrito_id" => 3926 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA REESTRUTURAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO\rDA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS CRECHES" "resumo" => "A educação especial na perspectiva inclusiva precisa estar inserida dentro de todas as etapas e níveis de ensino, incluindo a primeira etapa da educação infantil destinada ao ensino das crianças da faixa etária de 0 a 3 anos. Dentro dos serviços da educação especial está o atendimento educacional especializado (AEE) direcionado por professores que prioritariamente tem seu trabalho desenvolvido na sala de recursos multifuncionais, que é uma sala composta por mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos enviados pelo Ministério da Educação, destinados aos alunos público alvo da educação especial. O objetivo desse estudo é mostrar a importância da reestruturação dos materiais e mobiliários destinados as Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho do professor assim como sua formação de modo que atenda a necessidade da faixa etária e da especificidade da criança com deficiência visual que se encontra nas creches. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa onde foram analisados documentos do Ministério da Educação e leis que dão subsídios para AEE na educação infantil e observação participante de práticas pedagógicas, registros do mobiliário e de materiais do Setor de Educação Precoce do Instituto Benjamin Constant que é Referência na Área da Deficiência Visual. Os resultados mostraram a importância da ampliação de políticas públicas educacionais visto que os mobiliários e materiais do Ministério da Educação encaminhados para Sala de Recursos Multifuncionais, não atendem a necessidade da faixa etária e da especificidade da criança com deficiência visual sendo necessário sua reestruturação para o atendimento das crianças nas creches e que o professor de AEE precisa de formação especializada para direcionar o trabalho com a criança que está atendendo levando em conta aspectos da faixa etária atendida e da deficiência sendo fundamental a parceria com a família, com os profissionais da escola e da área da saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3926_18092017000824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE DE OLIVEIRA CAMACHO SOARES" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabriellecamacho@id.uff.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }