O ensino tradicional ainda é muito frequente na realidade das escolas, em contrapartida, as aulas de campo constituem um tipo de aula onde pode ocorrer a interação dos alunos, conhecimento de novos lugares e assimilação de informações na construção do conhecimento. O objetivo desse trabalho foi conhecer a visão dos alunos de uma escola pública no município de Patos, Paraíba, sobre a importância do desenvolvimento de aulas de campo para a aprendizagem. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, constituídos de seis questões abertas que tratavam sobre a temática do trabalho. Foram entrevistados 39 alunos dos 9° anos de uma escola municipal, em Patos, Paraíba. Os resultados mostraram que os alunos percebem a importância das aulas de campo para a aprendizagem, mas que ainda existe uma carência desse tipo de aula na escola, principalmente que sejam mais frequentes em outras disciplinas, visto que o maior percentual de aulas de campo, segundo os entrevistados, está concentrado na disciplina de português. As aulas de campo podem contribuir com a valorização cultural, para abordar questões ambientais, e possibilitar a interação entre alunos e professores. É importante que os professores possam estar conscientes que as aulas de campo não se resumem a um momento de lazer, mas que deve existir relação entre o que é ensinado na escola para que esse momento se torne um complemento que auxilie na aprendizagem dos alunos. As aulas de campo, sempre que possível, devem estar inseridas no processo de formação dos alunos, tendo em vista os seus pontos positivos.