MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES: CARÁTER PEDAGÓGICO E IMPLICAÇÕES NA VIDA DAS MILITANTES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37408 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3023 "inscrito_id" => 8494 "titulo" => "MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES: CARÁTER PEDAGÓGICO E IMPLICAÇÕES NA VIDA DAS MILITANTES" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo compreender o caráter pedagógico da Marcha Mundial das Mulheres (M.M.M.) – núcleo Fortaleza-CE e suas implicações na vida das militantes que integram esse movimento social. A Marcha é um movimento social internacional feminista que luta principalmente pela liberdade e autonomia das mulheres dentre tantas questões que envolvem os direitos sociais que por muitas vezes são negados às mulheres devido ao machismo presente em sociedades diversas. Assim, a M.M.M. sendo caracterizada como movimento social deve desenvolver espaços de educação não formal a fim de propiciar que sua militância desenvolva um pensamento crítico as bandeiras de luta que defendem. Diante da finalidade apresentada, as questões trazidas são: a) qual a influência da Marcha Mundial das Mulheres na vida das militantes fortalezenses? b) como se expressa o caráter pedagógico da Marcha Mundial Das Mulheres no núcleo Fortaleza-CE? Dessa maneira, a fim de encontrar respostas para esses questionamentos foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa no primeiro semestre de 2016. As técnicas de coleta de dados foram: análise documental e bibliográfica, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário realizado com três militantes da M.M.M. – núcleo Fortaleza-CE. A teoria abordada no artigo tem como referências autores como Samira Kauchakje, Glória Gohn, Vera Soares e Nalu Faria. Os resultados obtidos na investigação conduziram ao apontamento das matrizes pedagógicas da Marcha Mundial das Mulheres- núcleo Fortaleza-CE, através de relatos de suas militantes para, em seguida, trazer elucidações sobre como se dá o caráter pedagógico da Marcha Mundial das Mulheres- núcleo Fortaleza-CE em relação à militância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES, CARÁTER PEDAGÓGICO, MOVIMENTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID8494_02102017161310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA BRITO RAMOS" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "brunabritoramos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37408 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3023 "inscrito_id" => 8494 "titulo" => "MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES: CARÁTER PEDAGÓGICO E IMPLICAÇÕES NA VIDA DAS MILITANTES" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo compreender o caráter pedagógico da Marcha Mundial das Mulheres (M.M.M.) – núcleo Fortaleza-CE e suas implicações na vida das militantes que integram esse movimento social. A Marcha é um movimento social internacional feminista que luta principalmente pela liberdade e autonomia das mulheres dentre tantas questões que envolvem os direitos sociais que por muitas vezes são negados às mulheres devido ao machismo presente em sociedades diversas. Assim, a M.M.M. sendo caracterizada como movimento social deve desenvolver espaços de educação não formal a fim de propiciar que sua militância desenvolva um pensamento crítico as bandeiras de luta que defendem. Diante da finalidade apresentada, as questões trazidas são: a) qual a influência da Marcha Mundial das Mulheres na vida das militantes fortalezenses? b) como se expressa o caráter pedagógico da Marcha Mundial Das Mulheres no núcleo Fortaleza-CE? Dessa maneira, a fim de encontrar respostas para esses questionamentos foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa no primeiro semestre de 2016. As técnicas de coleta de dados foram: análise documental e bibliográfica, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário realizado com três militantes da M.M.M. – núcleo Fortaleza-CE. A teoria abordada no artigo tem como referências autores como Samira Kauchakje, Glória Gohn, Vera Soares e Nalu Faria. Os resultados obtidos na investigação conduziram ao apontamento das matrizes pedagógicas da Marcha Mundial das Mulheres- núcleo Fortaleza-CE, através de relatos de suas militantes para, em seguida, trazer elucidações sobre como se dá o caráter pedagógico da Marcha Mundial das Mulheres- núcleo Fortaleza-CE em relação à militância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES, CARÁTER PEDAGÓGICO, MOVIMENTOS SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID8494_02102017161310.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA BRITO RAMOS" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "brunabritoramos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }