CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: UMA PROPOSTAMETODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36310 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3756 "inscrito_id" => 4312 "titulo" => "CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: UMA PROPOSTAMETODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => """ O presente artigo “Convivência com o semiárido: uma proposta metodológica no ensino de geografia”\r\n parte de experiências obtidas através do projeto de pesquisa intitulado: Um olhar sobre o ensino de\r\n Geografia em escolas de nível Fundamental, assim como de discussões realizadas no curso de\r\n Especialização em Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro. Essas experiências\r\n suscitaram inúmeras reflexões e conduziram à elaboração da seguinte questão: Como professores de\r\n Geografia promovem um ensino na perspectiva da convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB) em\r\n escolas públicas da cidade de Cajazeiras – PB e como alunos apreendem e tematizam esse ensino?\r\n Verificar se, nas aulas de Geografia, os conteúdos selecionados e ensinados pelos professores\r\n consideram os conhecimentos locais da região buscando a convivência com o SAB e, também investigar\r\n se os professores de Geografia e alunos fazem uma interrelação dos conteúdos relativos ao Semiárido\r\n com os conhecimentos escolares da disciplina Geografia. Optou-se no estudo pela pesquisa qualitativaquantitativa\r\n por serem objetos de estudo das ciências sociais e por responderam a questões do cotidiano\r\n muito particulares. Como técnica de pesquisa os questionários (professores e alunos). Como método,\r\n utilizamos o comparativo por acreditarmos que esses dão subsídios que possibilitam compreender os\r\n desafios para um ensino de Geografia contextualizado nas escolas campos de pesquisa. A pesquisa foi\r\n realizada com três turmas de 9º ano de três escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Médio.\r\n Nosso intuito é identificar por meio da pesquisa se a disciplina Geografia, ministrado por professores na\r\n educação básica, está relacionado com o cotidiano do discente e se a mesma contempla um ensino e/ou\r\n aprendizagem pautado na memorização de conteúdos e fora da realidade da Educação Contextualizada\r\n para a Convivência com Semiárido Brasileiro (ECSA).\r\n Palavras-chave: Educação Contextualizada, Ensino de Geografia, Semiárido Brasileiro. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, ENSINO DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4312_15102017214707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA GRAÇA" "autor_email" => "smaria18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36310 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3756 "inscrito_id" => 4312 "titulo" => "CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: UMA PROPOSTAMETODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => """ O presente artigo “Convivência com o semiárido: uma proposta metodológica no ensino de geografia”\r\n parte de experiências obtidas através do projeto de pesquisa intitulado: Um olhar sobre o ensino de\r\n Geografia em escolas de nível Fundamental, assim como de discussões realizadas no curso de\r\n Especialização em Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro. Essas experiências\r\n suscitaram inúmeras reflexões e conduziram à elaboração da seguinte questão: Como professores de\r\n Geografia promovem um ensino na perspectiva da convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB) em\r\n escolas públicas da cidade de Cajazeiras – PB e como alunos apreendem e tematizam esse ensino?\r\n Verificar se, nas aulas de Geografia, os conteúdos selecionados e ensinados pelos professores\r\n consideram os conhecimentos locais da região buscando a convivência com o SAB e, também investigar\r\n se os professores de Geografia e alunos fazem uma interrelação dos conteúdos relativos ao Semiárido\r\n com os conhecimentos escolares da disciplina Geografia. Optou-se no estudo pela pesquisa qualitativaquantitativa\r\n por serem objetos de estudo das ciências sociais e por responderam a questões do cotidiano\r\n muito particulares. Como técnica de pesquisa os questionários (professores e alunos). Como método,\r\n utilizamos o comparativo por acreditarmos que esses dão subsídios que possibilitam compreender os\r\n desafios para um ensino de Geografia contextualizado nas escolas campos de pesquisa. A pesquisa foi\r\n realizada com três turmas de 9º ano de três escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Médio.\r\n Nosso intuito é identificar por meio da pesquisa se a disciplina Geografia, ministrado por professores na\r\n educação básica, está relacionado com o cotidiano do discente e se a mesma contempla um ensino e/ou\r\n aprendizagem pautado na memorização de conteúdos e fora da realidade da Educação Contextualizada\r\n para a Convivência com Semiárido Brasileiro (ECSA).\r\n Palavras-chave: Educação Contextualizada, Ensino de Geografia, Semiárido Brasileiro. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA, ENSINO DE GEOGRAFIA, SEMIÁRIDO BRASILEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID4312_15102017214707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA GRAÇA" "autor_email" => "smaria18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }