ANALISE SOBRE À INCLUSÃO DA NEUROCIÊNCIA E PSICOGÊNESE DA APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ – RN
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A metodologia utilizada nesta pesquisa foi observacional e posteriormente se utilizou dos artifícios Quali-quantitativo que versam investigar a pratica pedagógica em relação ao aprimoramento das disciplinas e rendimento dos educandos por parte desses conhecimentos adquiridos pelos professores. A Psicogênese descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético. A neurociência é uma ciência natural, que aponta para os princípios da estrutura e do funcionamento neural, proporcionando compreensão dos fenômenos observados. Quando os conhecimentos da neurociência são utilizados na pratica docente, a possibilidade de uma abordagem mais especifica e efetiva sobre o aprendizado dos educandos parece ser mais eficaz, conduzindo o aluno a se apropriar do conhecimento de forma mais segmentada e propiciando a construção do seu saber, tirando o aluno de uma zona passiva e o aplicando em uma zona ativa, onde o mesmo será agente da sua construção cognitiva e não somente um mero receptor de informações. A neurociência por si só não pode fornecer o conhecimento específico necessário para elaboração de ambientes de aprendizagem em áreas de conteúdo escolar específicas. Mas pode fornecer “insights” sobre as capacidades e limitações do cérebro durante o processo de aprendizagem, a neurociência pode ajudar a explicar porque alguns ambientes de aprendizagem funcionam e outros não.\r\n \r\n Palavras-Chave: Neurociência, Psicogênese, Formação, professores. 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