Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 143
CONTE AQUI QUE EU CONTO ALI: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Palavra-chaves: CONTAÇÃO, LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA

Resumo

O presente trabalho constitui do relato da oficina “Conte aqui que eu conto ali”, realizada na comunidade do sítio Ema, zona rural do município de José da Penha / RN, com dezoito participantes, a qual trouxe à tona a contação de história como formação do leitor e propagação da cultura, uma vez que os mitos e narrativas de aventuras alheias contribuem enormemente para o contato com a leitura. Aqui discutimos o desenrolar das atividades, desde o planejamento até os resultados obtidos após a oficina, para nos subsidiar contamos com as ideias de Lajolo (2001), Lois (2010) e Oliveira (2010). Percebemos que esse foi um momento mágico, prazeroso e único em que utilizando da arte cênica na contação da literatura infanto-juvenil propiciamos contatos prazerosos com a leitura, visto que os participantes viveram experiências de ouvintes e contadores de histórias. Os resultados apontam para importância da contação de histórias na formação leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.