Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A REESCRITA DE TEXTOS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES E INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO/APRENDIZAGEM, ESCRITA E REESCRITA TEXTUAL, INTERVENÇÃO DIDÁTICA Comunicação Oral(CO) GT 15 - O ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LEITURA, DA ESCRITA E DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LÍNGUA MATERNA Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O presente estudo, de cunho qualitativo, buscou analisar numa perspectiva interacionista e dialógica da linguagem dois textos de alunos do ensino fundamental, que prescindem de uma revisão linguística. Após a análise propomos atividades de reescrita como intervenção didática. Nesta ação, a proposta é para que o aluno insira, suprima, substitua, desloque palavras ou enunciados, reorganizando elementos em seu texto passando a perceber a escrita como uma interlocução autêntica. Os resultados levam-nos à conclusão de que o uso da reescrita, indica um investimento no potencial do escritor tornando os alunos mais ativos e com um olhar mais crítico sobre sua própria produção textual e, assim, ampliam os conhecimentos, resolvem as dúvidas, buscam soluções, raciocinam enfim, sobre o funcionamento da língua. Palavras-chave:. Ensino/aprendizagem. Escrita e reescrita textual. Intervenção didática

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.