Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, DIDÁTICA, GINCANA ESCOLAR Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), oferece bolsas para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciatura possibilitando a sua atuação no ambiente escolar, desde o início da sua formação com a clara intencionalidade de favorecer a elaboração e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de características inovadoras e interdisciplinares que possibilitem a superação de dificuldades reconhecidas no processo de ensino e de aprendizagem. (GATTI, 2014). O PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem como principal objetivo a participação efetiva do aluno bolsista em escolas com ensino da educação básica. No qual compete aos pibidianos elaborar projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano e que abordem conteúdos sobre a disciplina de química, de forma interdisciplinar. Para a estruturação da atividade que culminaria em momentos privilegiados para coletar e analisar a importância de intervenções didáticas no âmbito do PIBID para a formação dos futuros licenciados, optou-se por realizar uma reunião com todos bolsistas integrantes do PIBID/QUÍMICA, na qual, após amplas discussões, idealizou-se a intervenção didática denominada horta orgânica, na forma de laboratório vivo, que tanto permitiria o trabalho com conceitos fundamentais relacionados a química, quanto ao desenvolvimento de uma metodologia interdisciplinar, filosofia do PIBID. A partir disso o projeto desenvolvido no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana/Mossoró RN, foi subdesenvolvido em 3 etapas: Primeiro momento dois bolsistas coordenaram a atividade, segundo momento destinou-se ao planejamento da atividade, e o terceiro momento a realização de uma gincana, na qual merece destaque a condução do evento final, onde os alunos reunidos em uma dinâmica de gincana, foi possível para os bolsistas a condução de uma atividade macro, que envolveu organização de espaço, tempo e conteúdo. Sendo assim concluímos a importância do PIBID como ferramenta auxiliadora de alunos de cursos de licenciatura.

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