O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37867 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4322 "inscrito_id" => 7941 "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), oferece bolsas para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciatura possibilitando a sua atuação no ambiente escolar, desde o início da sua formação com a clara intencionalidade de favorecer a elaboração e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de características inovadoras e interdisciplinares que possibilitem a superação de dificuldades reconhecidas no processo de ensino e de aprendizagem. (GATTI, 2014). O PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem como principal objetivo a participação efetiva do aluno bolsista em escolas com ensino da educação básica. No qual compete aos pibidianos elaborar projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano e que abordem conteúdos sobre a disciplina de química, de forma interdisciplinar. Para a estruturação da atividade que culminaria em momentos privilegiados para coletar e analisar a importância de intervenções didáticas no âmbito do PIBID para a formação dos futuros licenciados, optou-se por realizar uma reunião com todos bolsistas integrantes do PIBID/QUÍMICA, na qual, após amplas discussões, idealizou-se a intervenção didática denominada horta orgânica, na forma de laboratório vivo, que tanto permitiria o trabalho com conceitos fundamentais relacionados a química, quanto ao desenvolvimento de uma metodologia interdisciplinar, filosofia do PIBID. A partir disso o projeto desenvolvido no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana/Mossoró RN, foi subdesenvolvido em 3 etapas: Primeiro momento dois bolsistas coordenaram a atividade, segundo momento destinou-se ao planejamento da atividade, e o terceiro momento a realização de uma gincana, na qual merece destaque a condução do evento final, onde os alunos reunidos em uma dinâmica de gincana, foi possível para os bolsistas a condução de uma atividade macro, que envolveu organização de espaço, tempo e conteúdo. Sendo assim concluímos a importância do PIBID como ferramenta auxiliadora de alunos de cursos de licenciatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIDÁTICA, GINCANA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7941_16102017204032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILNE COELHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "WILNE COELHO" "autor_email" => "wilnecoelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37867 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4322 "inscrito_id" => 7941 "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), oferece bolsas para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciatura possibilitando a sua atuação no ambiente escolar, desde o início da sua formação com a clara intencionalidade de favorecer a elaboração e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de características inovadoras e interdisciplinares que possibilitem a superação de dificuldades reconhecidas no processo de ensino e de aprendizagem. (GATTI, 2014). O PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem como principal objetivo a participação efetiva do aluno bolsista em escolas com ensino da educação básica. No qual compete aos pibidianos elaborar projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano e que abordem conteúdos sobre a disciplina de química, de forma interdisciplinar. Para a estruturação da atividade que culminaria em momentos privilegiados para coletar e analisar a importância de intervenções didáticas no âmbito do PIBID para a formação dos futuros licenciados, optou-se por realizar uma reunião com todos bolsistas integrantes do PIBID/QUÍMICA, na qual, após amplas discussões, idealizou-se a intervenção didática denominada horta orgânica, na forma de laboratório vivo, que tanto permitiria o trabalho com conceitos fundamentais relacionados a química, quanto ao desenvolvimento de uma metodologia interdisciplinar, filosofia do PIBID. A partir disso o projeto desenvolvido no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana/Mossoró RN, foi subdesenvolvido em 3 etapas: Primeiro momento dois bolsistas coordenaram a atividade, segundo momento destinou-se ao planejamento da atividade, e o terceiro momento a realização de uma gincana, na qual merece destaque a condução do evento final, onde os alunos reunidos em uma dinâmica de gincana, foi possível para os bolsistas a condução de uma atividade macro, que envolveu organização de espaço, tempo e conteúdo. Sendo assim concluímos a importância do PIBID como ferramenta auxiliadora de alunos de cursos de licenciatura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIDÁTICA, GINCANA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7941_16102017204032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILNE COELHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "WILNE COELHO" "autor_email" => "wilnecoelho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }