FLEXQUEST COMO POTENCIAL FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36978 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4222 "inscrito_id" => 8967 "titulo" => "FLEXQUEST COMO POTENCIAL FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de ciências necessita de diferentes ferramentas didáticas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Observa-se hoje que os alunos ingressantes na educação básica são residentes digitais, e por isso são tão receptivos às inovações tecnológicas. Por outro lado, percebe-se que a aprendizagem, em especial a que envolve conceitos ecológicos, torna-se potencialmente significativa quando se é possível a flexibilização do conhecimento, fazendo com que os estudantes sejam críticos e atuantes na sociedade de modo efetivo. Nesta direção, o presente trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre a Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) como estratégia para o ensino das interações ecológicas em turmas do 3º ano do Ensino Médio, por meio da produção de uma flexquest (FQ), uma ferramenta digital que utiliza casos e notícias da internet para promoção da aprendizagem. A partir dos princípios da ASC foi construída uma FQ com o tema ecológico "Interações entre plantas e animais", levando em consideração os aspectos do conhecimento prévio dos estudantes. A ferramenta está em uma plataforma gratuita e disponível na rede para acesso via computador e também via smartphone, facilitando seu acesso pelos estudantes. Além disto, a FQ foi construída de modo a estimular o estudante à reflexão sobre os impactos da intervenção humana nas questões ecológicas e ambientais, por meio da flexibilização do conhecimento ecológico. Neste contexto, a aplicação de ferramentas didáticas tecnológicas como esta, que estimulem a capacidade cognitiva do estudante de maneira a explorar seu conhecimento prévio, faz-se uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências. Deste modo, as FQ’s se tornam ferramentas potenciais para uma aprendizagem significativa crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA, TIC, ENSINO DE ECOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8967_16102017192112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ZÉ ANTÔNIO" "autor_email" => "j.antoniobezerra@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36978 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4222 "inscrito_id" => 8967 "titulo" => "FLEXQUEST COMO POTENCIAL FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de ciências necessita de diferentes ferramentas didáticas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Observa-se hoje que os alunos ingressantes na educação básica são residentes digitais, e por isso são tão receptivos às inovações tecnológicas. Por outro lado, percebe-se que a aprendizagem, em especial a que envolve conceitos ecológicos, torna-se potencialmente significativa quando se é possível a flexibilização do conhecimento, fazendo com que os estudantes sejam críticos e atuantes na sociedade de modo efetivo. Nesta direção, o presente trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre a Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) como estratégia para o ensino das interações ecológicas em turmas do 3º ano do Ensino Médio, por meio da produção de uma flexquest (FQ), uma ferramenta digital que utiliza casos e notícias da internet para promoção da aprendizagem. A partir dos princípios da ASC foi construída uma FQ com o tema ecológico "Interações entre plantas e animais", levando em consideração os aspectos do conhecimento prévio dos estudantes. A ferramenta está em uma plataforma gratuita e disponível na rede para acesso via computador e também via smartphone, facilitando seu acesso pelos estudantes. Além disto, a FQ foi construída de modo a estimular o estudante à reflexão sobre os impactos da intervenção humana nas questões ecológicas e ambientais, por meio da flexibilização do conhecimento ecológico. Neste contexto, a aplicação de ferramentas didáticas tecnológicas como esta, que estimulem a capacidade cognitiva do estudante de maneira a explorar seu conhecimento prévio, faz-se uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências. Deste modo, as FQ’s se tornam ferramentas potenciais para uma aprendizagem significativa crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA, TIC, ENSINO DE ECOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID8967_16102017192112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ANTÔNIO BEZERRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ZÉ ANTÔNIO" "autor_email" => "j.antoniobezerra@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }