A educação alimentar é um tema muito importante no ensino básico. Sua abordagem adequada, consequentemente, gera frutos que serão colhidos durante toda a vida dos discentes. Desta forma, este trabalho teve como objetivo investigar a importância da educação alimentar na qualidade de vida dos alunos da graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Campus I, além de caracterizar as principais dificuldades encontradas pelos graduandos em relação à adoção das práticas alimentares saudáveis em suas vidas e dentro da própria instituição de ensino superior. O trabalho foi realizado com 50 estudantes universitários da UFPB do Campus I no mês de abril de 2017. Utilizou-se formulários eletrônicos disponibilizados pela plataforma Google. Desta forma, a pesquisa utilizou como pressupostos metodológicos a pesquisa descritiva. Os resultados foram processados por meio de análise estatística básica e técnica de análise de conteúdo. No que se refere à educação alimentar no ensino médio, 18% apontaram que não lembram ou não sabem responder com precisão, 38% afirmaram que tiveram aulas sobre práticas alimentares e 44% negou tais aulas durante seu ensino médio. Além disso, 12% dos entrevistados, atribuíram a atual boa alimentação à educação fornecida pela família. Quando questionados sobre os motivos de tais práticas, 10% dos graduandos assinalaram que a falta de opções acessíveis financeiramente é um dos fatores limitantes na hora da escolha alimentar. Já 9% estudantes afirmaram que a falta de tempo os impedem de ter uma alimentação mais equilibrada. Concluímos que a educação alimentar é uma peça fundamental na qualidade de vida crianças e jovens visto que ela causa impacto não só na adolescência, como na vida adulta.