A sociedade contemporânea, decorrente da revolução tecnológica e seus desdobramentos na área da informação, é marcada por um processo de inúmeras transformações, sobretudo, no âmbito da educação. O avanço das tecnologias, nesse período, possibilitou avanços nas concepções e métodos da ciência geográfica e, dessa forma, a Geografia, antes marcada pela explicação objetiva e quantitativa da realidade, passou a voltar os estudos para uma análise das relações complexas, nas perspectivas econômicas, sociais, políticas, culturais, ambientais, entre outras, da realidade. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo estudar a fotografia como uma possibilidade de estudo da paisagem - conceito basilar da Geografia - por meio de uma oficina desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, nas turmas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, localizada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico, que constituiu a base para o planejamento e a execução da oficina, titulada de “Paisagens e seus significados”, como também, para a elaboração de um questionário objetivo, aplicado aos alunos, no qual os dados foram coletados e analisados. Por meio da oficina, foi possível investigar as contribuições alcançadas com a utilização da fotografia como um recurso didático no processo de ensino aprendizagem da Geografia. O uso da tecnologia visual despertou o interesse dos alunos e, também, uma maior participação deles nas discussões em sala de aula, o que contribuiu para a quebra do paradigma onde a centralidade do processo de ensino está no professor, e no seu papel de detentor do conhecimento, assim como, possibilitou uma maior reflexão e um maior posicionamento crítico dos alunos.