Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO INTEGRAL POR MEIO DA LEITURA DE MUNDO: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INTEGRAL, LEITURA DE MUNDO, EXTENSÃO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Portanto o projeto de extensão denominado Leitura para a vida tem por objetivo despertar o hábito da leitura em crianças de 7 a 13 anos, através da formação integral dos indivíduos, por meio de atividades que abordem temas de diversas áreas como matemática, literatura, química, filosofia, entre outras, instigando a curiosidade e a criticidade destes. O projeto foi desenvolvido no ano de 2016 com um total de 13 crianças da Escola Municipal Prof. Antônio de Sousa Pedroso Borari do distrito de Alter do Chão em Santarém/Pa. Desde o início do projeto já foram desenvolvidas atividades abordando os mais variados temas como: A origem dos números, educação e saúde infantil, comunicação: que bicho é esse?, jogos eletrônicos e eu, filosofia para crianças, educação especial, produção de textos: recriando histórias, ensino de ciências a partir das experiências vivenciadas, direito infantil, conversando sobre diversidade, oficina de origami, contação de histórias, o pequeno mundo dos detalhes, astronomia para crianças. Estas atividades permitem as crianças uma compreensão de mundo ampla e diversificada, desenvolvendo vários aspectos como socialização, afetividade, cognição, motivação, criatividade que são dimensões existentes na infância e contemplando o que entendemos por educação integral. É notório como se dá a evolução das crianças na aprendizagem, o projeto teve como o resultado mais expressivo a média de livros lidos, por meio do acompanhamento durante o referido ano, obteve-se um total de 396 livros emprestados no acervo do projeto no período de abril a novembro, o que representa uma média de 31 livros lidos por criança, o desenvolvimento das crianças quanto a variação de palavras, com isso observa-se a ampliação do vocabulário, desenvoltura e habilidade para expressar-se em público, maior interação com outras pessoas, o sentimento de responsabilidade, o trabalho em equipe e a livre prática de ler.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.