Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 222
ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO FOMENTO À MOTIVAÇÃO DO ENSINO - APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, ROBÓTICA EDUCACIONAL, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre a importância da utilização de tecnologias e da interdisciplinaridade no Ensino Médio. Foi analisado neste relato como os professores podem lidar com os ensinos de História, Linguagens e Códigos, e Biologia com o auxílio inovador e instigante da Robótica Educacional. A aula realizou-se no laboratório de ensino de ciências - LEC do Colégio Jenny Gomes, em turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno da manhã, na cidade de Fortaleza - CE. O módulo de automação utilizado na aula contou com os seguintes materiais: sensores de luz, peças mecânicas, circuitos programáveis Modelix Robotics, caixa acústica e réplicas de crânios de diferentes espécies de hominídeos. A aula abordou temas como a Robótica Educacional e suas potencialidades como coadjuvante de caráter interdisciplinar, agregada á conteúdos da grade curricular. Os alunos participaram acessando os crânios através de sensores instalados em cada uma das réplicas, dando início a interface aluno – máquina. O processo inicial apresenta uma breve introdução “falada” em linguagem acadêmica do conteúdo, e logo em seguida exibe rotinas inseridas no algoritmo que traçam os vetores de acesso aos sistema. A partir daí, o sistema é autônomo e dissertará sobre a referente espécie selecionada pelo aluno. O software de voz utilizado foi o simulador de voz Heloísa digital, agregado ao software Modelix System Pro. Os alunos do 1º ano do ensino médio puderam participar ativamente de uma aula mais dinâmica, inovadora, tecnológica e inesperada por eles naquele contexto. Os outros professores que acompanharam o desenvolver do planejamento desta aula viram a possibilidade de unir a tecnologia ao ensino e inovar em suas práticas em sala de aula, fornecendo um novo olhar para as vivências que permeiam o contexto e o âmbito escolar, assim como a revalorização/ressignificação do uso das tecnologias. Essa aula diferente proporcionou uma ação docente mais investigativa e criativa, gerando uma satisfação mútua dos envolvidos não só pela utilização de tecnologias na mesma, mas também pelo quesito interdisciplinaridade e interação, que foram cruciais para o presente relato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.