Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA LITERÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS ABORDAGENS: RELAÇÕES FAMILIARES EM ESAÚ E JACÓ

Palavra-chaves: LEITURA, OBRAS LITERÁRIAS, LEITOR, PRÁTICAS SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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      O presente trabalho apresenta uma proposta de leitura literária com o gênero romance, a ser desenvolvida com alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o objetivo de incentivar o letramento literário por meio da aproximação do contexto social vivenciado pelo aluno e a situação social explorada nas obras literária. Enfocamos aqui o uso de romance que tem como elemento do seu enredo fatos sociais que possam ser associados ao contexto vivido pelos alunos, buscando assim uma apropriação da obra lida, não só em seu aspecto textual como, também em suas múltiplas aplicações nas práticas sociais. O método por nós utilizados se baseou no conceito de leitura expandida de Cosson (2009) que trabalha a motivação, a introdução e a interpretação. Para atingirmos o êxito dessa proposta trabalhamos com o romance “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis, abordando, além das questões estéticas, as relações familiares presentes na obra, bem como seus conflitos. A escolha dessa obra se deu pelo fato de está presentes nela diversas situações de conflitos familiares que seriam facilmente associados a alguma realidade já experimentada pelos alunos, dando assim ensejo para abertura de discussões e reflexões sobre as mesmas e também sugestões de como melhorar as relações do sujeito com aqueles que o cercam. Desta forma mostraremos a importância de trazer o trabalho com o texto literário para mais junto do universo do aluno, podendo, assim conseguir o efetivo letramento literário que humaniza o homem e amplia capacidade de entender o mundo que o cerca. Para embasar esta prática foram abordadas as concepções de leitura e leitura literária, dando destaque às informações contidas nos documentos oficiais do Ministério da Educação a esse respeito. Este trabalho mostra a possibilidade de se trabalhar, em sala de aula, dentro da referida obra a seguinte temática: as relações e conflitos familiares através dos tempos. Salienta-se que o principal intuito desta proposta é incentivar o gosto do aluno pela leitura literária por meio do enfoque de temas próximos das suas práticas sociais.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta de leitura literária com o gênero romance, a ser desenvolvida com alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o objetivo de incentivar o letramento literário por meio da aproximação do contexto social vivenciado pelo aluno e a situação social explorada nas obras literária. Enfocamos aqui o uso de romance que tem como elemento do seu enredo fatos sociais que possam ser associados ao contexto vivido pelos alunos, buscando assim uma apropriação da obra lida, não só em seu aspecto textual como, também em suas múltiplas aplicações nas práticas sociais. O método por nós utilizados se baseou no conceito de leitura expandida de Cosson (2009) que trabalha a motivação, a introdução e a interpretação. Para atingirmos o êxito dessa proposta trabalhamos com o romance “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis, abordando, além das questões estéticas, as relações familiares presentes na obra, bem como seus conflitos. A escolha dessa obra se deu pelo fato de está presentes nela diversas situações de conflitos familiares que seriam facilmente associados a alguma realidade já experimentada pelos alunos, dando assim ensejo para abertura de discussões e reflexões sobre as mesmas e também sugestões de como melhorar as relações do sujeito com aqueles que o cercam. Desta forma mostraremos a importância de trazer o trabalho com o texto literário para mais junto do universo do aluno, podendo, assim conseguir o efetivo letramento literário que humaniza o homem e amplia capacidade de entender o mundo que o cerca. Para embasar esta prática foram abordadas as concepções de leitura e leitura literária, dando destaque às informações contidas nos documentos oficiais do Ministério da Educação a esse respeito. Este trabalho mostra a possibilidade de se trabalhar, em sala de aula, dentro da referida obra a seguinte temática: as relações e conflitos familiares através dos tempos. Salienta-se que o principal intuito desta proposta é incentivar o gosto do aluno pela leitura literária por meio do enfoque de temas próximos das suas práticas sociais.

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