Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DO CERRADO POR MEIO INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES EM SALA

Palavra-chaves: AULA INVESTIGATIVA, PRÁTICAS ALTERNATIVAS, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37701
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2705
    "inscrito_id" => 2511
    "titulo" => "O ENSINO DO CERRADO POR MEIO INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES EM SALA"
    "resumo" => "O ambiente escolar é de extrema importância para verificar a aprendizagem, contribuindo para construção dos saberes e possibilitando experiências entre professores e alunos. O desenvolvimento das práticas de ensino escolar a partir do estágio supervisionado envolve um acervo de concepções reflexivas e delicadas sobre os caminhos incertos, tortuosos, observados no exercício do magistério. As problemáticas atuais como a desvalorização do professor, a sua formação, a carga horária exacerbada e as políticas públicas impõem a necessidade de repensar a identidade do docente e suas contribuições na escolarização. A priori os sujeitos aprendentes mostraram-se confusos e com respostas generalizadas sobre o tema abordado, fomentando assim uma possibilidade de intervenção em sala de aula que lhes propocione a possibilidade de um contexto reflexivo, transmitindo a ideia das questões socioambientais, ampliando as discussões, pois essa ideia se encontra negligenciada por parte dos professores, culminando no desinteresse do aluno. O objetivo deste trabalho foi análisar de forma investigativa sobre o conceito do bioma Cerrado e suas principais características, sendo investigados os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública na cidade de Anápolis/Goiás, em que os discentes foram contemplados com estratégias pedagógicas diversificadas. Utilizou-se da aplicação de questionários pré e pós, palestras, mostra do Cerrado que são recursos capazes de favorecer a promoção e o desenvolvimento das competências teóricas e reflexivas. Os dados obtidos sugeriram um enriquecimento cognitivo nas questões ambientais para os alunos, especialmente voltadas ao Cerrado de modo que, essa aproximação seja uma das vias que possam auxiliar a multiplicação das ideias, das atitudes que fomentam à melhoria dos espaços."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULA INVESTIGATIVA, PRÁTICAS ALTERNATIVAS, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2511_16092017235456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA ARAUJO AGRA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA AGRA"
    "autor_email" => "lorenaaraujo05@hotmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37701
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2705
    "inscrito_id" => 2511
    "titulo" => "O ENSINO DO CERRADO POR MEIO INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES EM SALA"
    "resumo" => "O ambiente escolar é de extrema importância para verificar a aprendizagem, contribuindo para construção dos saberes e possibilitando experiências entre professores e alunos. O desenvolvimento das práticas de ensino escolar a partir do estágio supervisionado envolve um acervo de concepções reflexivas e delicadas sobre os caminhos incertos, tortuosos, observados no exercício do magistério. As problemáticas atuais como a desvalorização do professor, a sua formação, a carga horária exacerbada e as políticas públicas impõem a necessidade de repensar a identidade do docente e suas contribuições na escolarização. A priori os sujeitos aprendentes mostraram-se confusos e com respostas generalizadas sobre o tema abordado, fomentando assim uma possibilidade de intervenção em sala de aula que lhes propocione a possibilidade de um contexto reflexivo, transmitindo a ideia das questões socioambientais, ampliando as discussões, pois essa ideia se encontra negligenciada por parte dos professores, culminando no desinteresse do aluno. O objetivo deste trabalho foi análisar de forma investigativa sobre o conceito do bioma Cerrado e suas principais características, sendo investigados os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública na cidade de Anápolis/Goiás, em que os discentes foram contemplados com estratégias pedagógicas diversificadas. Utilizou-se da aplicação de questionários pré e pós, palestras, mostra do Cerrado que são recursos capazes de favorecer a promoção e o desenvolvimento das competências teóricas e reflexivas. Os dados obtidos sugeriram um enriquecimento cognitivo nas questões ambientais para os alunos, especialmente voltadas ao Cerrado de modo que, essa aproximação seja uma das vias que possam auxiliar a multiplicação das ideias, das atitudes que fomentam à melhoria dos espaços."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "AULA INVESTIGATIVA, PRÁTICAS ALTERNATIVAS, DESENVOLVIMENTO COGNITIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2511_16092017235456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA ARAUJO AGRA"
    "autor_nome_curto" => "LORENA AGRA"
    "autor_email" => "lorenaaraujo05@hotmail.co"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ambiente escolar é de extrema importância para verificar a aprendizagem, contribuindo para construção dos saberes e possibilitando experiências entre professores e alunos. O desenvolvimento das práticas de ensino escolar a partir do estágio supervisionado envolve um acervo de concepções reflexivas e delicadas sobre os caminhos incertos, tortuosos, observados no exercício do magistério. As problemáticas atuais como a desvalorização do professor, a sua formação, a carga horária exacerbada e as políticas públicas impõem a necessidade de repensar a identidade do docente e suas contribuições na escolarização. A priori os sujeitos aprendentes mostraram-se confusos e com respostas generalizadas sobre o tema abordado, fomentando assim uma possibilidade de intervenção em sala de aula que lhes propocione a possibilidade de um contexto reflexivo, transmitindo a ideia das questões socioambientais, ampliando as discussões, pois essa ideia se encontra negligenciada por parte dos professores, culminando no desinteresse do aluno. O objetivo deste trabalho foi análisar de forma investigativa sobre o conceito do bioma Cerrado e suas principais características, sendo investigados os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública na cidade de Anápolis/Goiás, em que os discentes foram contemplados com estratégias pedagógicas diversificadas. Utilizou-se da aplicação de questionários pré e pós, palestras, mostra do Cerrado que são recursos capazes de favorecer a promoção e o desenvolvimento das competências teóricas e reflexivas. Os dados obtidos sugeriram um enriquecimento cognitivo nas questões ambientais para os alunos, especialmente voltadas ao Cerrado de modo que, essa aproximação seja uma das vias que possam auxiliar a multiplicação das ideias, das atitudes que fomentam à melhoria dos espaços.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.