A EXCLUSÃO PELA LINGUAGEM: O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
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Como suporte teórico nos apoiamos em: Antunes (2003), Bagno (2003), Bortoni-Ricardo (2004), PCN (1998), Travaglia (2009), entre outros. Em nossa análise de dados estão destacados diálogos estabelecidos entre a professora e os alunos, nas aulas de língua portuguesa, que expressaram a variação linguística em sala de aula e o preconceito contra as variantes não-padronizadas. A metodologia pautou-se em uma pesquisa-campo com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo-interpretativo.Como respostas às nossas questões, verificamos que o trabalho contra o preconceito linguístico não ocorreu de maneira efetiva, isto é, a professora desconsiderou expressões preconceituosas ocorridas em sala. Percebemos que ela não soube lidar com esse tema, pois nas situações de preconceito linguístico, não utilizou nenhuma oportunidades para esclarecer a existência de variantes linguísticas diferentes da norma-padrão e isso comprova que a docente não estava preparada para trabalhar tal forma de preconceito. Além disso, ela não conseguiu promover a inclusão pela linguagem, desrespeitou as variantes não-padrão e reforçou a ideia de que apenas a língua padrão é correta. Diante dos fatos analisados, percebe-se que é fundamental trabalhar a inclusão das variantes diferentes da gramática normativa para amenizar o abismo existente entre o que é considerado padrão e não-padrão no uso da língua. Os processos educacionais devem, portanto, pautar-se pelo reconhecimento da diversidade linguística e pelo respeito às diferenças. Deve ser papel de todos estar vigilante e ser combativo a toda prática social, explícita ou velada, que estimule e personifique o preconceito linguístico." 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