O presente trabalho apresenta como objetivo descrever o surgimento das fórmulas do perímetro da circunferência, da área do círculo e do volume da esfera ao longo da história, desde como se deram as primeiras resoluções até as primeiras noções do cálculo dadas por Arquimedes (287-212 a. C) e Eudoxo (406-355 a. C). Buscamos observar também a perspectiva do Cálculo Diferencial e Integral, que se conjecturou ainda na idade moderna, com a demonstração de teoremas e a aplicação das proposições usadas para construção dessas fórmulas. A partir disso, refletimos sobre a utilização da explicação desses métodos no ensino básico, chegando à conclusão de que este ensino pode gerar bons resultados quando apresentados dialogando com os conceitos históricos, por meio da História da Matemática e com a apresentação dessas demonstrações, sendo uma maneira de buscar promover o entendimento dos docentes em compreender o surgimento das fórmulas empregadas e de que maneira usá-las. Para isso, utilizamos pesquisas bibliográficas feitas a partir de autores como Stewart (2013), Boyer (1974) e Moreira (2004), onde assimilamos a visão deles a cerca da contribuição da matemática científica para o ensino regular e a influência desta no campo de conhecimento do profissional do ensino. Refletir-se que é necessário compreender o caminhar da matemática ao longo da história da humanidade e dialogar como transformar esses conceitos científicos estudados nas universidades para o ensino básico é algo que o professor dessa ciência precisa buscar, visando transformar o ensino da disciplina de Matemática em algo refletido e compreendido pelos alunos do ensino fundamental e médio.