A MATEMÁTICA CIENTÍFICA E A MATEMÁTICA ESCOLAR: COMPREENDENDO CONCEITOS DO COMPRIMENTO DO CÍRCULO, ÁREA DA CIRCUNFERÊNCIA E DO VOLUME DA ESFERA.
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Buscamos observar também a perspectiva do Cálculo Diferencial e Integral, que se conjecturou ainda na idade moderna, com a demonstração de teoremas e a aplicação das proposições usadas para construção dessas fórmulas. A partir disso, refletimos sobre a utilização da explicação desses métodos no ensino básico, chegando à conclusão de que este ensino pode gerar bons resultados quando apresentados dialogando com os conceitos históricos, por meio da História da Matemática e com a apresentação dessas demonstrações, sendo uma maneira de buscar promover o entendimento dos docentes em compreender o surgimento das fórmulas empregadas e de que maneira usá-las. Para isso, utilizamos pesquisas bibliográficas feitas a partir de autores como Stewart (2013), Boyer (1974) e Moreira (2004), onde assimilamos a visão deles a cerca da contribuição da matemática científica para o ensino regular e a influência desta no campo de conhecimento do profissional do ensino. 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