ADULTIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: O
DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA E A CONSTRUÇÃO DE UM “NOVO
VELHO SUJEITO”
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35726 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2722 "inscrito_id" => 4404 "titulo" => """ ADULTIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: O\r\n DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA E A CONSTRUÇÃO DE UM “NOVO\r\n VELHO SUJEITO” """ "resumo" => """ O presente estudo trata-se de um recorte da pesquisa em andamento do Trabalho de\r\n Conclusão de Curso – TCC, intitulado: “O discurso midiático no processo de normatização e\r\n adultização da criança: o desaparecimento da infância e suas implicações na prática educativa”, cujo\r\n objetivo constitui-se em analisar a influência da mídia no processo de normatização e adultização da\r\n criança, considerando que, cada vez mais, as crianças são expostas a diversos estímulos\r\n pertencentes ao mundo adulto. No tocante aos procedimentos metodológicos, o estudo qualitativo,\r\n envolveu um levantamento bibliográfico, fundamentalmente em observância aos aspectos\r\n midiáticos no processo de adultização da criança, bem como a análise de dados referente a imagens\r\n veiculadas na internet e na mídia televisiva. Nesse cenário, observa-se que não há uma “divisão”\r\n clara entre adultos e crianças, uma vez que comportamentos, características e práticas de consumo\r\n se confundem entre esses dois sujeitos. Como suporte teórico, nos apoiamos nos estudos de Ariès\r\n (1981), Postman (1999), Rousseau (2004), Dornelles (2005) e Foucault (1989). Esses estudos nos\r\n mostram fatores que tendem a influenciar o comportamento infantil, estimulando-os a agirem como\r\n pequenos adultos. Nesse sentido, é importante que se tenha um olhar crítico sobre a influência\r\n midiática no comportamento de nossas crianças, em processo de formação, apontando para a\r\n necessidade de um olhar cuidadoso para com as experiências proporcionadas a estas com vistas a\r\n promover atividades voltadas para a especificidade e particularidade do mundo infantil,\r\n distanciando-as do mundo adulto. Acreditamos que a escola, juntamente com a família, deve manter\r\n um diálogo permanente nesse sentido, garantindo o direito da criança de viver a sua infância. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇA, DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA, DISCURSO MIDIÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4404_17092017162435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA VALÉRIA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARTA ARAÚJO" "autor_email" => "martavalerya@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35726 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2722 "inscrito_id" => 4404 "titulo" => """ ADULTIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: O\r\n DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA E A CONSTRUÇÃO DE UM “NOVO\r\n VELHO SUJEITO” """ "resumo" => """ O presente estudo trata-se de um recorte da pesquisa em andamento do Trabalho de\r\n Conclusão de Curso – TCC, intitulado: “O discurso midiático no processo de normatização e\r\n adultização da criança: o desaparecimento da infância e suas implicações na prática educativa”, cujo\r\n objetivo constitui-se em analisar a influência da mídia no processo de normatização e adultização da\r\n criança, considerando que, cada vez mais, as crianças são expostas a diversos estímulos\r\n pertencentes ao mundo adulto. No tocante aos procedimentos metodológicos, o estudo qualitativo,\r\n envolveu um levantamento bibliográfico, fundamentalmente em observância aos aspectos\r\n midiáticos no processo de adultização da criança, bem como a análise de dados referente a imagens\r\n veiculadas na internet e na mídia televisiva. Nesse cenário, observa-se que não há uma “divisão”\r\n clara entre adultos e crianças, uma vez que comportamentos, características e práticas de consumo\r\n se confundem entre esses dois sujeitos. Como suporte teórico, nos apoiamos nos estudos de Ariès\r\n (1981), Postman (1999), Rousseau (2004), Dornelles (2005) e Foucault (1989). Esses estudos nos\r\n mostram fatores que tendem a influenciar o comportamento infantil, estimulando-os a agirem como\r\n pequenos adultos. Nesse sentido, é importante que se tenha um olhar crítico sobre a influência\r\n midiática no comportamento de nossas crianças, em processo de formação, apontando para a\r\n necessidade de um olhar cuidadoso para com as experiências proporcionadas a estas com vistas a\r\n promover atividades voltadas para a especificidade e particularidade do mundo infantil,\r\n distanciando-as do mundo adulto. Acreditamos que a escola, juntamente com a família, deve manter\r\n um diálogo permanente nesse sentido, garantindo o direito da criança de viver a sua infância. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇA, DESAPARECIMENTO DA INFÂNCIA, DISCURSO MIDIÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4404_17092017162435.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA VALÉRIA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARTA ARAÚJO" "autor_email" => "martavalerya@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }