Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE ASSUNTOS PRÉ-CÁLCULO EM ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CÁLCULO, ERRO, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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      IFPB, campus Campina Grande, e teve como objetivo principal investigar quais assuntos classificados\r\n
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      primeira, cuja nossa preocupação foi de traçar um perfil sociodemográfico dos participantes; A\r\n
      segunda parte ficou centrada mais propriamente no objetivo geral da pesquisa, onde apresentamos\r\n
      questões adaptadas de livros de Cálculo e de vestibulares, além de outras produzidas pelos\r\n
      pesquisadores, para que pudéssemos observar a produção textual dos alunos. A análise dessas\r\n
      produções foi embasada pela Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin, onde foram\r\n
      construídas tabelas categorizadas dos erros produzidos pelos alunos com as suas respectivas\r\n
      frequências absolutas e relativas, como observado em Cury (2011). Da primeira parte do questionário\r\n
      depreendemos que a maioria dos participantes tinham um perfil jovem (menos de 25 anos), solteiro(a),\r\n
      não tinham filhos e não exerciam outra ocupação que não seja os estudos, além do que, a maioria se\r\n
      mostrou entusiasmado em ser professor de Matemática. Quanto aos conhecimentos dos alunos frente\r\n
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      polinomial, pesquisa de raízes, operações entre frações algébricas e simplificação, fato que pode\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido junto a estudantes calouros do período 2016.2 da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, campus Campina Grande, e teve como objetivo principal investigar quais assuntos classificados como pré-cálculo os alunos não dominavam, tendo como base uma abordagem centrada no erro. O levantamento de dados se deu pela aplicação de um questionário aberto, dividido em duas partes: A primeira, cuja nossa preocupação foi de traçar um perfil sociodemográfico dos participantes; A segunda parte ficou centrada mais propriamente no objetivo geral da pesquisa, onde apresentamos questões adaptadas de livros de Cálculo e de vestibulares, além de outras produzidas pelos pesquisadores, para que pudéssemos observar a produção textual dos alunos. A análise dessas produções foi embasada pela Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin, onde foram construídas tabelas categorizadas dos erros produzidos pelos alunos com as suas respectivas frequências absolutas e relativas, como observado em Cury (2011). Da primeira parte do questionário depreendemos que a maioria dos participantes tinham um perfil jovem (menos de 25 anos), solteiro(a), não tinham filhos e não exerciam outra ocupação que não seja os estudos, além do que, a maioria se mostrou entusiasmado em ser professor de Matemática. Quanto aos conhecimentos dos alunos frente aos conteúdos matemáticos trabalhados, muitos alunos evidenciaram dificuldades em fatoração polinomial, pesquisa de raízes, operações entre frações algébricas e simplificação, fato que pode dificultar o aprendizado desses alunos quando estiverem cursando a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, no segundo período do curso.

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