O presente trabalho foi desenvolvido junto a estudantes calouros do período 2016.2 da
Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba -
IFPB, campus Campina Grande, e teve como objetivo principal investigar quais assuntos classificados
como pré-cálculo os alunos não dominavam, tendo como base uma abordagem centrada no erro. O
levantamento de dados se deu pela aplicação de um questionário aberto, dividido em duas partes: A
primeira, cuja nossa preocupação foi de traçar um perfil sociodemográfico dos participantes; A
segunda parte ficou centrada mais propriamente no objetivo geral da pesquisa, onde apresentamos
questões adaptadas de livros de Cálculo e de vestibulares, além de outras produzidas pelos
pesquisadores, para que pudéssemos observar a produção textual dos alunos. A análise dessas
produções foi embasada pela Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin, onde foram
construídas tabelas categorizadas dos erros produzidos pelos alunos com as suas respectivas
frequências absolutas e relativas, como observado em Cury (2011). Da primeira parte do questionário
depreendemos que a maioria dos participantes tinham um perfil jovem (menos de 25 anos), solteiro(a),
não tinham filhos e não exerciam outra ocupação que não seja os estudos, além do que, a maioria se
mostrou entusiasmado em ser professor de Matemática. Quanto aos conhecimentos dos alunos frente
aos conteúdos matemáticos trabalhados, muitos alunos evidenciaram dificuldades em fatoração
polinomial, pesquisa de raízes, operações entre frações algébricas e simplificação, fato que pode
dificultar o aprendizado desses alunos quando estiverem cursando a disciplina de Cálculo Diferencial
e Integral I, no segundo período do curso.