A DANÇA COMO CONSTRUTORA DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35090 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2835 "inscrito_id" => 4475 "titulo" => "A DANÇA COMO CONSTRUTORA DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA" "resumo" => "Este artigo é parte das reflexões bibliográficas a cerca do conceito de cultura popular, da identidade cultural no âmbito da educação, é um trabalho que surgiu a partir dos estudos sobre a História da Cultura Brasileira em Educação, no Mestrado Profissional em Educação, Cultura e Diversidade. Teve por objetivo refletir sobre a identidade e a cultura afro-brasileira para escolas de comunidade quilombola, a partir dos saberes da dança como instrumento de comunicação e construção da identidade, porque transmite conhecimentos e traz visibilidade à cultura da comunidade. O silêncio das escolas sobre as dinâmicas das produções artístico-culturais de origem afro-brasileira tem permitido um ensino com superioridade branca, eurocêntrica, urbana, negando as produções que foram por muito tempo silenciado, como forma de reverter o preconceito. As formações docentes, não contribuem para o desenvolvimento de trabalhos aprofundados sobre as produções artístico-culturais, para isso faz-se preciso a formação em exercício para que haja diálogos e mediação decentes para trabalhar com a diversidade de saberes que compõem a identidade afro-brasileira na escola. Escolhemos dialogar sobre a dança porque é uma das vertentes artístico-cultural que adquire um papel importante na educação, no momento em que interliga as saberes dos professores às vivências cotidianas dos alunos, numa linguagem que integra docentes e discente para juntos fazerem análises teóricas sobre os tipos de dança, buscando predominar a que faz parte da cultura local, para construírem os fazeres práticos. Para isso, buscamos compreender a dança, num recorte ao samba chula, como manifestação cultural típica de regiões baianas, uma vez que é uma dança apresentada em muitas localidades, com o mesmo ritmo e nomenclatura diferente. O propósito é fomentar reflexões sobre a importância da prática do professor como mediador do conhecimento e na construção da identidade cultural dos estudantes, no sentido de dar visualidade a sua identidade e pertinência à comunidade, mantendo viva na memória as aprendizagens do seu processo histórico cultural. É imprescindível, portanto, reconhecer a pluralidade cultural no espaço escolar e as condições necessárias à promoção e ao respeito ao outro e o reconhecimento da diversidade cultural que potencialize o conhecimento dos alunos e a valorização da identidade cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ARTE POPULAR, CULTURA, EDUCAÇÃO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4475_22092017205736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA LOPES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "FABIANA LOPES" "autor_email" => "fabianacavalcante08@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35090 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2835 "inscrito_id" => 4475 "titulo" => "A DANÇA COMO CONSTRUTORA DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA" "resumo" => "Este artigo é parte das reflexões bibliográficas a cerca do conceito de cultura popular, da identidade cultural no âmbito da educação, é um trabalho que surgiu a partir dos estudos sobre a História da Cultura Brasileira em Educação, no Mestrado Profissional em Educação, Cultura e Diversidade. Teve por objetivo refletir sobre a identidade e a cultura afro-brasileira para escolas de comunidade quilombola, a partir dos saberes da dança como instrumento de comunicação e construção da identidade, porque transmite conhecimentos e traz visibilidade à cultura da comunidade. O silêncio das escolas sobre as dinâmicas das produções artístico-culturais de origem afro-brasileira tem permitido um ensino com superioridade branca, eurocêntrica, urbana, negando as produções que foram por muito tempo silenciado, como forma de reverter o preconceito. As formações docentes, não contribuem para o desenvolvimento de trabalhos aprofundados sobre as produções artístico-culturais, para isso faz-se preciso a formação em exercício para que haja diálogos e mediação decentes para trabalhar com a diversidade de saberes que compõem a identidade afro-brasileira na escola. Escolhemos dialogar sobre a dança porque é uma das vertentes artístico-cultural que adquire um papel importante na educação, no momento em que interliga as saberes dos professores às vivências cotidianas dos alunos, numa linguagem que integra docentes e discente para juntos fazerem análises teóricas sobre os tipos de dança, buscando predominar a que faz parte da cultura local, para construírem os fazeres práticos. Para isso, buscamos compreender a dança, num recorte ao samba chula, como manifestação cultural típica de regiões baianas, uma vez que é uma dança apresentada em muitas localidades, com o mesmo ritmo e nomenclatura diferente. O propósito é fomentar reflexões sobre a importância da prática do professor como mediador do conhecimento e na construção da identidade cultural dos estudantes, no sentido de dar visualidade a sua identidade e pertinência à comunidade, mantendo viva na memória as aprendizagens do seu processo histórico cultural. É imprescindível, portanto, reconhecer a pluralidade cultural no espaço escolar e as condições necessárias à promoção e ao respeito ao outro e o reconhecimento da diversidade cultural que potencialize o conhecimento dos alunos e a valorização da identidade cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ARTE POPULAR, CULTURA, EDUCAÇÃO, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID4475_22092017205736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA LOPES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "FABIANA LOPES" "autor_email" => "fabianacavalcante08@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }