ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CURRICULAR “ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”: UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER ENFRENTADO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35887 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 2491 "titulo" => "ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CURRICULAR “ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”: UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER ENFRENTADO" "resumo" => "Diante do desafio de articular pesquisa, ensino e extensão nas unidades curriculares dos cursos superiores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejar, ministrar e avaliar a unidade curricular de “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania” na primeira fase do curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Primeiramente, foi elaborado o Programa de Aprendizagem para a Unidade Curricular (UC) “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania”. Essa proposta foi apresentada e discutida com o grupo de estudantes. Nesse momento, os alunos foram instigados a realizar, durante o desenvolvimento da UC, atividades práticas de responsabilidade socioambiental na comunidade interna e externa ao IFSC, de modo a exercerem seus papéis de cidadãos compromissados com a comunidade em que estão inseridos. Para iniciar a sensibilização da turma no desenvolvimento das atividades, a turma foi dividida em grupos e cada grupo realizou a montagem de dois painéis (utilizando recortes de revista). Um dos painéis deveria expressar como o grupo enxerga a sociedade em que vive e o outro painel deveria representar como o grupo gostaria que a sociedade fosse de forma ideal. Após o término da montagem, cada grupo apresentou seu painel em plenária. Ao final, os estudantes foram instigados a responderem o seguinte questionamento: Como eu, estudante do IFSC, futuro Engenheiro, posso contribuir para aproximar a sociedade que se tem da daquela que desejamos? Foram executadas oito ações de extensão (documentadas e protocoladas na coordenação de extensão da Instituição de Ensino) e os alunos executores das ações de extensão receberam declaração de executores; Número estimado de público atendido: 740 pessoas. A iniciativa aplica uma metodologia ativa de aprendizagem com estudantes do 1° Módulo do Curso de Engenharia Elétrica, o que propicia o desenvolvimento reflexivo desde o início do curso e todas as ações foram propostas e executadas pelos estudantes. O professor atuou como mediador do processo de aprendizagem, contribuindo para a promoção do pensamento crítico social e para a autonomia dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, AÇÃO SOCIAL, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2491_23052017101409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALINE BROETTO" "autor_nome_curto" => "LALINE BROETTO" "autor_email" => "lalineb@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35887 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 2491 "titulo" => "ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CURRICULAR “ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”: UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER ENFRENTADO" "resumo" => "Diante do desafio de articular pesquisa, ensino e extensão nas unidades curriculares dos cursos superiores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejar, ministrar e avaliar a unidade curricular de “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania” na primeira fase do curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Primeiramente, foi elaborado o Programa de Aprendizagem para a Unidade Curricular (UC) “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania”. Essa proposta foi apresentada e discutida com o grupo de estudantes. Nesse momento, os alunos foram instigados a realizar, durante o desenvolvimento da UC, atividades práticas de responsabilidade socioambiental na comunidade interna e externa ao IFSC, de modo a exercerem seus papéis de cidadãos compromissados com a comunidade em que estão inseridos. Para iniciar a sensibilização da turma no desenvolvimento das atividades, a turma foi dividida em grupos e cada grupo realizou a montagem de dois painéis (utilizando recortes de revista). Um dos painéis deveria expressar como o grupo enxerga a sociedade em que vive e o outro painel deveria representar como o grupo gostaria que a sociedade fosse de forma ideal. Após o término da montagem, cada grupo apresentou seu painel em plenária. Ao final, os estudantes foram instigados a responderem o seguinte questionamento: Como eu, estudante do IFSC, futuro Engenheiro, posso contribuir para aproximar a sociedade que se tem da daquela que desejamos? Foram executadas oito ações de extensão (documentadas e protocoladas na coordenação de extensão da Instituição de Ensino) e os alunos executores das ações de extensão receberam declaração de executores; Número estimado de público atendido: 740 pessoas. A iniciativa aplica uma metodologia ativa de aprendizagem com estudantes do 1° Módulo do Curso de Engenharia Elétrica, o que propicia o desenvolvimento reflexivo desde o início do curso e todas as ações foram propostas e executadas pelos estudantes. O professor atuou como mediador do processo de aprendizagem, contribuindo para a promoção do pensamento crítico social e para a autonomia dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, AÇÃO SOCIAL, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2491_23052017101409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALINE BROETTO" "autor_nome_curto" => "LALINE BROETTO" "autor_email" => "lalineb@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }