Diante do desafio de articular pesquisa, ensino e extensão nas unidades curriculares dos cursos superiores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejar, ministrar e avaliar a unidade curricular de “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania” na primeira fase do curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Primeiramente, foi elaborado o Programa de Aprendizagem para a Unidade Curricular (UC) “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania”. Essa proposta foi apresentada e discutida com o grupo de estudantes. Nesse momento, os alunos foram instigados a realizar, durante o desenvolvimento da UC, atividades práticas de responsabilidade socioambiental na comunidade interna e externa ao IFSC, de modo a exercerem seus papéis de cidadãos compromissados com a comunidade em que estão inseridos. Para iniciar a sensibilização da turma no desenvolvimento das atividades, a turma foi dividida em grupos e cada grupo realizou a montagem de dois painéis (utilizando recortes de revista). Um dos painéis deveria expressar como o grupo enxerga a sociedade em que vive e o outro painel deveria representar como o grupo gostaria que a sociedade fosse de forma ideal. Após o término da montagem, cada grupo apresentou seu painel em plenária. Ao final, os estudantes foram instigados a responderem o seguinte questionamento: Como eu, estudante do IFSC, futuro Engenheiro, posso contribuir para aproximar a sociedade que se tem da daquela que desejamos? Foram executadas oito ações de extensão (documentadas e protocoladas na coordenação de extensão da Instituição de Ensino) e os alunos executores das ações de extensão receberam declaração de executores; Número estimado de público atendido: 740 pessoas. A iniciativa aplica uma metodologia ativa de aprendizagem com estudantes do 1° Módulo do Curso de Engenharia Elétrica, o que propicia o desenvolvimento reflexivo desde o início do curso e todas as ações foram propostas e executadas pelos estudantes. O professor atuou como mediador do processo de aprendizagem, contribuindo para a promoção do pensamento crítico social e para a autonomia dos alunos.