Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CURRICULAR “ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”: UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER ENFRENTADO

Palavra-chaves: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, AÇÃO SOCIAL, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Diante do desafio de articular pesquisa, ensino e extensão nas unidades curriculares dos cursos superiores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejar, ministrar e avaliar a unidade curricular de “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania” na primeira fase do curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Primeiramente, foi elaborado o Programa de Aprendizagem para a Unidade Curricular (UC) “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania”. Essa proposta foi apresentada e discutida com o grupo de estudantes. Nesse momento, os alunos foram instigados a realizar, durante o desenvolvimento da UC, atividades práticas de responsabilidade socioambiental na comunidade interna e externa ao IFSC, de modo a exercerem seus papéis de cidadãos compromissados com a comunidade em que estão inseridos. Para iniciar a sensibilização da turma no desenvolvimento das atividades, a turma foi dividida em grupos e cada grupo realizou a montagem de dois painéis (utilizando recortes de revista). Um dos painéis deveria expressar como o grupo enxerga a sociedade em que vive e o outro painel deveria representar como o grupo gostaria que a sociedade fosse de forma ideal. Após o término da montagem, cada grupo apresentou seu painel em plenária. Ao final, os estudantes foram instigados a responderem o seguinte questionamento: Como eu, estudante do IFSC, futuro Engenheiro, posso contribuir para aproximar a sociedade que se tem da daquela que desejamos? Foram executadas oito ações de extensão (documentadas e protocoladas na coordenação de extensão da Instituição de Ensino) e os alunos executores das ações de extensão receberam declaração de executores; Número estimado de público atendido: 740 pessoas. A iniciativa aplica uma metodologia ativa de aprendizagem com estudantes do 1° Módulo do Curso de Engenharia Elétrica, o que propicia o desenvolvimento reflexivo desde o início do curso e todas as ações foram propostas e executadas pelos estudantes. O professor atuou como mediador do processo de aprendizagem, contribuindo para a promoção do pensamento crítico social e para a autonomia dos alunos.

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