Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CURRICULAR “ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”: UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER ENFRENTADO

Palavra-chaves: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, AÇÃO SOCIAL, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35887
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 2491
    "titulo" => "ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CURRICULAR “ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”: UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER ENFRENTADO"
    "resumo" => "Diante do desafio de articular pesquisa, ensino e extensão nas unidades curriculares dos cursos superiores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejar, ministrar e avaliar a unidade curricular de “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania” na primeira fase do curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Primeiramente, foi elaborado o Programa de Aprendizagem para a Unidade Curricular (UC) “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania”. Essa proposta foi apresentada e discutida com o grupo de estudantes. Nesse momento, os alunos foram instigados a realizar, durante o desenvolvimento da UC, atividades práticas de responsabilidade socioambiental na comunidade interna e externa ao IFSC, de modo a exercerem seus papéis de cidadãos compromissados com a comunidade em que estão inseridos. Para iniciar a sensibilização da turma no desenvolvimento das atividades, a turma foi dividida em grupos e cada grupo realizou a montagem de dois painéis (utilizando recortes de revista). Um dos painéis deveria expressar como o grupo enxerga a sociedade em que vive e o outro painel deveria representar como o grupo gostaria que a sociedade fosse de forma ideal. Após o término da montagem, cada grupo apresentou seu painel em plenária. Ao final, os estudantes foram instigados a responderem o seguinte questionamento: Como eu, estudante do IFSC, futuro Engenheiro, posso contribuir para aproximar a sociedade que se tem da daquela que desejamos? Foram executadas oito ações de extensão (documentadas e protocoladas na coordenação de extensão da Instituição de Ensino) e os alunos executores das ações de extensão receberam declaração de executores; Número estimado de público atendido: 740 pessoas. A iniciativa aplica uma metodologia ativa de aprendizagem com estudantes do 1° Módulo do Curso de Engenharia Elétrica, o que propicia o desenvolvimento reflexivo desde o início do curso e todas as ações foram propostas e executadas pelos estudantes. O professor atuou como mediador do processo de aprendizagem, contribuindo para a promoção do pensamento crítico social e para a autonomia dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, AÇÃO SOCIAL, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2491_23052017101409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LALINE BROETTO"
    "autor_nome_curto" => "LALINE BROETTO"
    "autor_email" => "lalineb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35887
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 2491
    "titulo" => "ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE CURRICULAR “ENGENHARIA, SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA”: UM DESAFIO POSSÍVEL DE SER ENFRENTADO"
    "resumo" => "Diante do desafio de articular pesquisa, ensino e extensão nas unidades curriculares dos cursos superiores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejar, ministrar e avaliar a unidade curricular de “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania” na primeira fase do curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Primeiramente, foi elaborado o Programa de Aprendizagem para a Unidade Curricular (UC) “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania”. Essa proposta foi apresentada e discutida com o grupo de estudantes. Nesse momento, os alunos foram instigados a realizar, durante o desenvolvimento da UC, atividades práticas de responsabilidade socioambiental na comunidade interna e externa ao IFSC, de modo a exercerem seus papéis de cidadãos compromissados com a comunidade em que estão inseridos. Para iniciar a sensibilização da turma no desenvolvimento das atividades, a turma foi dividida em grupos e cada grupo realizou a montagem de dois painéis (utilizando recortes de revista). Um dos painéis deveria expressar como o grupo enxerga a sociedade em que vive e o outro painel deveria representar como o grupo gostaria que a sociedade fosse de forma ideal. Após o término da montagem, cada grupo apresentou seu painel em plenária. Ao final, os estudantes foram instigados a responderem o seguinte questionamento: Como eu, estudante do IFSC, futuro Engenheiro, posso contribuir para aproximar a sociedade que se tem da daquela que desejamos? Foram executadas oito ações de extensão (documentadas e protocoladas na coordenação de extensão da Instituição de Ensino) e os alunos executores das ações de extensão receberam declaração de executores; Número estimado de público atendido: 740 pessoas. A iniciativa aplica uma metodologia ativa de aprendizagem com estudantes do 1° Módulo do Curso de Engenharia Elétrica, o que propicia o desenvolvimento reflexivo desde o início do curso e todas as ações foram propostas e executadas pelos estudantes. O professor atuou como mediador do processo de aprendizagem, contribuindo para a promoção do pensamento crítico social e para a autonomia dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, AÇÃO SOCIAL, METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2491_23052017101409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LALINE BROETTO"
    "autor_nome_curto" => "LALINE BROETTO"
    "autor_email" => "lalineb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante do desafio de articular pesquisa, ensino e extensão nas unidades curriculares dos cursos superiores, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejar, ministrar e avaliar a unidade curricular de “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania” na primeira fase do curso de Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Jaraguá do Sul – Rau. Primeiramente, foi elaborado o Programa de Aprendizagem para a Unidade Curricular (UC) “Engenharia, Sustentabilidade e Cidadania”. Essa proposta foi apresentada e discutida com o grupo de estudantes. Nesse momento, os alunos foram instigados a realizar, durante o desenvolvimento da UC, atividades práticas de responsabilidade socioambiental na comunidade interna e externa ao IFSC, de modo a exercerem seus papéis de cidadãos compromissados com a comunidade em que estão inseridos. Para iniciar a sensibilização da turma no desenvolvimento das atividades, a turma foi dividida em grupos e cada grupo realizou a montagem de dois painéis (utilizando recortes de revista). Um dos painéis deveria expressar como o grupo enxerga a sociedade em que vive e o outro painel deveria representar como o grupo gostaria que a sociedade fosse de forma ideal. Após o término da montagem, cada grupo apresentou seu painel em plenária. Ao final, os estudantes foram instigados a responderem o seguinte questionamento: Como eu, estudante do IFSC, futuro Engenheiro, posso contribuir para aproximar a sociedade que se tem da daquela que desejamos? Foram executadas oito ações de extensão (documentadas e protocoladas na coordenação de extensão da Instituição de Ensino) e os alunos executores das ações de extensão receberam declaração de executores; Número estimado de público atendido: 740 pessoas. A iniciativa aplica uma metodologia ativa de aprendizagem com estudantes do 1° Módulo do Curso de Engenharia Elétrica, o que propicia o desenvolvimento reflexivo desde o início do curso e todas as ações foram propostas e executadas pelos estudantes. O professor atuou como mediador do processo de aprendizagem, contribuindo para a promoção do pensamento crítico social e para a autonomia dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.