HISTÓRIA DE UMA LEITORA EM FORMAÇÃO: É PRECISO PERSISTIR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37121 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 2855 "titulo" => "HISTÓRIA DE UMA LEITORA EM FORMAÇÃO: É PRECISO PERSISTIR" "resumo" => """ Este trabalho é um recorte de minha pesquisa de mestrado, intitulada Práticas de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: como formar leitores e escritores? – Vinculada à Linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O presente estudo teve por objetivo investigar as práticas pedagógicas de leitura e escrita — desenvolvidas em uma classe de um programa de educação de jovens e adultos (PEJA I, Bloco II) oferecido em escola municipal pelo poder público, no turno da noite, em um semestre letivo. Observei sistematicamente e verifiquei as práticas pedagógicas de leitura e de escrita desenvolvidas por um professor de anos iniciais do ensino fundamental, com alunado alfabetizado, entendendo que, neste Bloco, dever-se-iam dar atividades de consolidação / continuidade da formação de leitores e escritores. A Metodologia, de natureza qualitativa, dispôs de instrumentos como: diário de campo, entrevistas semiestruturadas e uma ficha de perfil dos sujeitos da pesquisa. Entretanto, para este trabalho, apresentarei somente a entrevista semiestruturada realizada com Jéssica, já que optei por retratar a sua história de vida, que representa a realidade verídica dos sujeitos da EJA. Oriunda de uma família humilde de Alagoas, aos 12 anos de idade foi obrigada a abandonar a escola para acompanhar sua mãe no trabalho, e ajudá-la no sustento da família. Por meio da entrevista foi possível conhecer um pouco de sua trajetória escolar descontínua e da esperança de retomar os estudos, e frequentar as aulas como podia. Deixou a sua cidade no estado de Alagoas, e veio morar na casa de sua irmã no Rio de Janeiro, acompanhada de suas primas. Assumiu o compromisso de ajudar a cuidar dos sobrinhos e não imaginou que isso atrapalharia os seus estudos. Não poderia deixar de cumprir com a palavra, mas precisava ter uma conversa definitiva \r\n sua irmã para entrarem em um acordo, sem prejudicar suas vidas. Entrevistar Jéssica foi um privilégio, pois conhecer a sua história e todos os obstáculos que enfrentara para continuar os estudos são admiráveis e relevantes na defesa do aprender por toda a vida. A personalidade de Jéssica caracteriza a garra de uma mulher que venceu e continuou vencendo todos os empecilhos para poder estudar. A doçura nas palavras a define. A alegria de se tornar leitora e escritora (formal) é o seu objetivo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, HISTÓRIA DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2855_07062017180530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSILENE" "autor_email" => "jrastoldo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37121 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 2855 "titulo" => "HISTÓRIA DE UMA LEITORA EM FORMAÇÃO: É PRECISO PERSISTIR" "resumo" => """ Este trabalho é um recorte de minha pesquisa de mestrado, intitulada Práticas de leitura e escrita na educação de jovens e adultos: como formar leitores e escritores? – Vinculada à Linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O presente estudo teve por objetivo investigar as práticas pedagógicas de leitura e escrita — desenvolvidas em uma classe de um programa de educação de jovens e adultos (PEJA I, Bloco II) oferecido em escola municipal pelo poder público, no turno da noite, em um semestre letivo. Observei sistematicamente e verifiquei as práticas pedagógicas de leitura e de escrita desenvolvidas por um professor de anos iniciais do ensino fundamental, com alunado alfabetizado, entendendo que, neste Bloco, dever-se-iam dar atividades de consolidação / continuidade da formação de leitores e escritores. A Metodologia, de natureza qualitativa, dispôs de instrumentos como: diário de campo, entrevistas semiestruturadas e uma ficha de perfil dos sujeitos da pesquisa. Entretanto, para este trabalho, apresentarei somente a entrevista semiestruturada realizada com Jéssica, já que optei por retratar a sua história de vida, que representa a realidade verídica dos sujeitos da EJA. Oriunda de uma família humilde de Alagoas, aos 12 anos de idade foi obrigada a abandonar a escola para acompanhar sua mãe no trabalho, e ajudá-la no sustento da família. Por meio da entrevista foi possível conhecer um pouco de sua trajetória escolar descontínua e da esperança de retomar os estudos, e frequentar as aulas como podia. Deixou a sua cidade no estado de Alagoas, e veio morar na casa de sua irmã no Rio de Janeiro, acompanhada de suas primas. Assumiu o compromisso de ajudar a cuidar dos sobrinhos e não imaginou que isso atrapalharia os seus estudos. Não poderia deixar de cumprir com a palavra, mas precisava ter uma conversa definitiva \r\n sua irmã para entrarem em um acordo, sem prejudicar suas vidas. Entrevistar Jéssica foi um privilégio, pois conhecer a sua história e todos os obstáculos que enfrentara para continuar os estudos são admiráveis e relevantes na defesa do aprender por toda a vida. A personalidade de Jéssica caracteriza a garra de uma mulher que venceu e continuou vencendo todos os empecilhos para poder estudar. A doçura nas palavras a define. A alegria de se tornar leitora e escritora (formal) é o seu objetivo. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, HISTÓRIA DE VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID2855_07062017180530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILENE DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSILENE" "autor_email" => "jrastoldo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }